sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Amorim reúne ambientalistas, gestores públicos e parlamentares para discutir maus-tratos contra animais em JP

Discutir soluções para a superpopulação de animais abandonados em ruas da Capital e o combate aos maus-tratos. Este foi o objetivo da audiência pública, de autoria do vereador Geraldo Amorim, realizada nesta sexta-feira (2), no auditório da Reitoria da UFPB.
Entre as principais alternativas apontadas por ambientalistas, defensores de animais, gestores públicos e parlamentares que participaram do debate estão: a criação de um Núcleo de Esterilização de Animais no Centro de Zoonoses, de ambulatórios para recuperação de animais vítimas de maus-tratos e doenças, além da criação de um disque-denúncia contra maus tratos.
Preocupado com o problema, o vereador Geraldo Amorim defendeu, ainda, a criação de um Fórum Permanente de discussão sobre o tema. A ideia é fornecer subsídios para a elaboração de leis e construção de um código de defesa dos animais, além de campanhas de conscientização da sociedade.
“Essa é uma questão humanitária e de saúde pública. Precisamos avançar em políticas públicas e em campanhas de conscientização. Muita gente desconhece a Lei Federal e não sabe que maltratar animal é crime, e que há punição para isso”, afirmou o vereador, lembrando ainda os riscos de transmissão de doenças à população.
Para a professora da UFPB, Zélia Borá, as propostas apresentadas representam soluções eficazes para evitar a superpopulação e o extermínio de animais apreendidos. “Ações como essas vão evitar desperdício de dinheiro público, acabar com o extermínio de animais sadios e pôr fim ao desrespeito e irresponsabilidades cometidas contra animais em nossa cidade”, avaliou.
Representantes de ONGs e ambientalistas, o vereador de Campina Grande, do PMDB, Olímpio Oliveira e a ex-vereadora Paula Frassinete elogiaram a iniciativa de Geraldo Amorim. Além da questão ambiental, também são bandeiras levantadas pelo vereador pedetista, ao longo de seu mandato, a educação e a prevenção às drogas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário