quarta-feira, 10 de junho de 2015

CMJP realiza sessão especial alusiva a Semana Municipal de Combate às Drogas



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial alusiva ao combate às Drogas, durante a qual, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), Rizonete Gomes, apresentou a entidade e suas atividades. O evento foi proposto pela Mesa Diretora da CMJP e faz parte da programação da VIII Semana Municipal de Políticas Educativas Sobre Drogas, que acontece na Capital, no mês de junho, promovida pelo Comad. O vereador Raoni Mendes (PDT) conduziu os trabalhos.

De acordo com Rizonete Gomes, o Comad de João Pessoa foi criado pela Lei 10.510 de 15 de julho de 2005. É um órgão de deliberação coletiva, diretamente vinculado ao gabinete do Prefeito, tem por fim integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção da demanda do uso indevido de drogas.

Ainda segundo a conselheira, o órgão é constituído por 18 membros, sendo nove conselheiros oriundos da sociedade civil e nove conselheiros de órgãos governamentais, que são indicados pelas suas respectivas instituições e organizações. O Comad é composto por várias instituições, entre elas: Secretarias Municipais de Saúde, de Desenvolvimento e Ação Social e de Educação e Cultura; Polícia Militar; Polícia Federal; Câmara Municipal; Arquidiocese/Pastoral da Sobriedade; UFPB; Conselho Regional de Psicologia; Maçonaria; Câmara dos Diretores Logistas; Fazenda Esperança; Amor-Exigente (ONG); Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB); Associação dos Pastores Evangélicos.

Rizonete Gomes também apresentou alguns dados referentes a questão das drogas. O VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada nas Capitais Brasileiras, concluído em 2010, mostrou diminuição de 49,5% no uso de drogas ilícitas entre estudantes da rede pública do país, na comparação com a última pesquisa, realizada em 2004. Esse cálculo levou em consideração o uso, continuado ou não, no ano, de solventes/inalantes, ansiolíticos, anfetamínicos, cocaína, maconha, crack e anticolinérgicos. Somente no caso da cocaína não foi observada redução do consumo.

Na comparação entre as pesquisas de 2004 e 2010 também houve redução expressiva dos relatos de consumo de bebidas alcoólicas e tabaco pelos alunos da rede pública.  Por meio de questionário, a pesquisa foi aplicada em 789 escolas, com 50.980 estudantes pesquisados, destes 31.280 da rede pública e 19.610 da particular. Ainda foi revelado, por exemplo, que 9,9% dos estudantes das escolas públicas utilizaram qualquer tipo de droga (exceto álcool e tabaco), enquanto na rede particular esse número foi de 13,6%.

“Precisamos buscar incessantemente atingir o ideal na luta contra as drogas, sempre priorizando a prevenção do uso indevido das drogas, por ser a intervenção mais eficaz e de menor custo para sociedade. Para tanto destacamos alguns pressupostos desta luta: prevenção, tratamento, redução dos danos, reinserção social e promoção de saúde. Outra meta que precisamos alcançar é levar o Conselho para mais próximo da sociedade, para conseguirmos efetivar ações mais direcionadas com as demandas da população”, defendeu Rizonete.

A conselheira do Comad, representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Lawrecita Limeira, falou que existe pouca sensibilidade das pessoas em geral em relação a prevenção às drogas. “Sobre essa questão existe uma preocupação maior que é o uso indevido de substâncias lícitas que também podem acarretar problemas a nossa população”, disse a professora.

Já o pastor Keple de Arruda, que também é conselheiro do Comad, conclamou os vereadores a ajudarem na luta contra o uso abusivo das drogas. “Estamos todos assustados com o que está acontecendo em nossa sociedade. Nossos familiares e conterrâneos estão sendo seivados de suas vidas por conta do uso abusivo de drogas. Precisamos que todos os vereadores desta Casa  nos ajudem nesta luta”, finalizou.

A conselheira do Comad, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alessandra Gomes da Cruz, também compôs a mesa de discussões.

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário