sexta-feira, 21 de março de 2014

Sessão especial homenageia mulheres e promove lançamento de livro



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizam sessão conjunta, na próxima segunda-feira (24), às 15h,  em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A solenidade ocorrerá no Plenário Senador Humberto Lucena, na CMJP.  Na oportunidade, será lançado o livro “Mais Mulher na Política: Mulher, Tome Partido!”, elaborado pela Procuradoria da Mulher no Senado e na Câmara Federal, com o apoio da Secretaria das Mulheres da Presidência da República e de partidos políticos.

A propositura é de autoria da deputada Iraê Lucena (PSDB) em parceria com a vereadora Eliza Virgínia (PSDB). A solenidade contará com a presença da procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).

De acordo com Iraê Lucena, um dos objetivos da sessão especial é incentivar a participação da mulher na política, por meio do lançamento de candidaturas femininas para cargos eletivos, nas próximas eleições. “No ano passado, iniciamos um trabalho de incentivo às filiações de mulheres aos partidos políticos. Agora, vamos buscar estimular  a formalização de candidaturas, tentando superar os 30% de participação feminina no processo eleitoral, conforme determina a legislação”, disse.

A deputada explicou que o livro “Mais Mulher na Política: Mulher, Tome Partido!” defende que elas estejam mais presentes nos espaços de poder. “As mulheres estão sub-representadas na política brasileira. O Brasil é um dos países com piores índices de participação feminina no Legislativo e no Executivo. De cada dez eleitos, nove, em média, são homens. E, apesar de termos elegido uma presidente da República, ocupamos o 156º lugar em um ranking de 188 nações sobre igualdade na presença de homens e mulheres nos parlamentos”, informou Iraê Lucena.

A vereadora Eliza Virgínia também é defensora da participação feminina na política brasileira. Recentemente, ela anunciou a criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres e de Enfrentamento à Violência, na Casa Napoleão Laureano. O objetivo é promover discussões de questões relativas ao papel das mulheres na sociedade, além de articular a criação de um núcleo de atendimento a famílias que sofrem com a violência doméstica, tratando tanto as mulheres vítimas dessa prática quanto os agressores.

Foram convidados para participar da sessão especial representantes do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, e de movimentos em defesa da mulher.

ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário