quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto cria “Dia de Combate à Psoríase” em João Pessoa



A partir deste ano, a população pessoense passa a contar com uma data específica para realização de ações de combate à psoríase, doença autoimune que afeta 3% da população mundial. A proposta de criação da data, que é de autoria do vereador Santino (PT do B), foi aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e sancionada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT).

Com a aprovação do projeto, ficou instituído o dia 29 de outubro, data em que já é celebrado o “Dia Mundial da Psoríase”, para a promoção de ações, debates e palestras nas escolas da Capital, como forma de conscientizar a população sobre a doença.

“Percebemos que quem tem essa doença sofre muito preconceito, por causa da aparência da pele, que fica descamando e com erupções. Mesmo não sendo contagioso, as pessoas discriminam o doente, por isso, encaminhamos o projeto para a criação da data no município, como uma forma de ajudar a aumentar o conhecimento sobre a doença e reduzir a discriminação”, argumentou Santino.

Sobre a doença

A psoríase é uma doença imuneinflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É frequente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Até hoje, não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

Secom CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário