quarta-feira, 26 de março de 2014

Frente da CMJP discute exploração sexual de crianças e adolescentes



A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se reuniu na tarde desta terça-feira (25) e as discussões trataram de três assuntos: a elaboração de um calendário permanente de reunião e ações; a exploração sexual de crianças e adolescentes, principalmente no período dos eventos como a Copa do Mundo de Futebol 2014 e o São João; além da realização de uma visita aos conselhos tutelares da Capital. 

O presidente da Frente, vereador Fuba (PT), conduziu a reunião junto aos parlamentares Professor Gabriel (SDD), Eliza Virgínia (PSDB), Benilton Lucena (PT) e Raoni Mendes (PDT). Também estiveram presentes representantes da Casa Pequeno Davi; Rede Margarida Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar); Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Educação e Cultura (Sedec), dentre outras entidades e órgãos em defesa da criança e do adolescente.

Fuba salientou que João Pessoa está entre cidades que sediarão os jogos da Copa 2014 – Natal (RN) e Recife (PE) – e que o fluxo turístico advindo desse evento e outros de grande porte, como o São João de Campina Grande, movimentam o trade turístico, e com isso, a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Queremos discutir ações de prevenção quanto à exploração sexual de crianças e também contra o consumo de drogas. É importante estabelecermos o calendário de encontros e atividades junto à Rede de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente para firmarmos ações concretas e em união com todas as entidades e órgãos que realizam trabalhos nesse viés. A cada reunião da Frente queremos deliberar determinações acerca do que tratarmos”, comentou Fuba.

Benilton Lucena sugeriu que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e os conselhos tutelares participem das reuniões e ações da Frente da CMJP e deixou claro o desejo de convidar essas entidades. Eliza Virgínia destacou que deve-se trabalhar com mais prioridade na prevenção e não apenas na punição. Ela sugeriu trabalhos na esfera macro e não pontuais ou esporádicos. “Só pensamos na punição depois que os fatos negativos acontecem”, concordou com a parlamentar, Professor Gabriel. Por sua vez, Raoni Mendes sugeriu que o calendário da Frente seja estabelecido em conformidade com o do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A coordenadora de Proteção Básica da Seds, Cízia Assis, adiantou que a pasta está elaborando um plano decenal de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente e que vai entrar em fase de discussão com o CMDCA e a Rede.

O coordenador da Casa Pequeno Davi, Lorenzo Delaini disse que enviou uma carta ao prefeito da Capital, Lucinao Cartaxo (PT), com 22 propostas voltadas à criança e ao adolescente embasada nas necessidades do Município e determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Entre elas, um diagnóstico da problemática que envolve as crianças e adolescentes de João Pessoa para podermos formalizar políticas públicas efetivas; a garantia no orçamento municipal de uma aprte destinada ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; escolas de tempo integral e de qualidade social; e ações de protagonismo juvenil”, elencou.

Ficou acordado que na próxima reunião da Frente da CMJP serão chamadas secretarias municipais que têm trabalhos voltados para a questão da criança e do adolescente para saber quais as ações de cada pasta para o assunto e o que já foi feito. Além disso, a visita aos conselhos tutelares da Capital pode ser definida para a próxima sexta-feira (28) e será confirmada pela Frente um dia antes.

A Frente foi lançada em setembro do ano passado e tem como objetivo propor, analisar, desenvolver estudos, fomentar e viabilizar iniciativas dos poderes Legislativo e Executivo municipais junto à Rede de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente que promovam ações e adotem medidas visando à defesa e ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário