quarta-feira, 26 de março de 2014

Governadora em exercício assina convênio que beneficiará grupo de mulheres no Conde



A governadora em exercício, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, destacou a importância das mulheres para a agricultura familiar na abertura do 1º Encontro Estadual da Mulher Rural, na manhã desta quarta-feira (26), na sede da Emater Paraíba. Na ocasião, ela assinou convênio entre o Governo do Estado, por meio da Emater, a Prefeitura do Conde e a Cooperativa Agriconde, no valor de R$ 219 milhões, que beneficiará com assistência técnica e qualificação da atividade um grupo de mulheres que produzem mandioca, milho, inhame e galinha caipira.

Mais de 450 mulheres de várias regiões da Paraíba participaram do evento em homenagem ao mês das mulheres. Na oportunidade, Fátima Bezerra, em nome do Governo do Estado, homenageou com um buquê de rosas a agricultora Ana Lúcia de Brito, pertencente a um assentamento em Lucena.

A governadora em exercício agradeceu a Deus e ao governador Ricardo Coutinho pela oportunidade de estar representando todas as Marias, Anas, Franciscas, enfim, todas as mulheres paraibanas. Fátima Bezerra convocou todas as agricultoras a se unirem por mais espaços, pela ampliação dos direitos e melhorias das condições de trabalho no campo citando o exemplo da Cooperativa de Flores de Pilões, criada por uma mulher vítima de violência, e que garante o sustento de muitas mulheres.

Para a desembargadora Fátima Bezerra, eventos como estes são uma grande oportunidade para mulheres do campo tomarem conhecimento dos seus direitos trabalhistas, aposentadorias de agricultoras e esposas de agricultores, de como se proteger da violência doméstica e as questões de saúde como alimentação e proteção dos raios solares. “É dever do Estado, dos Tribunais de Justiça orientar as mulheres dos seus direitos e estimulá-las para novas conquistas”, completou.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, parabenizou todas as extensionistas do órgão e agricultoras paraibanas e destacando que sem as mulheres não haveria a agricultura familiar. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela Emater com o assessoramento a 1.553 mulheres rurais e a organização de 43 grupos em todas as regiões da Paraíba com a intensificação e valorização da mulher como a organização dos quintais produtivos, incentivo ao beneficiamento e processamento adequado de alimentos, financiamento de grupos de mulheres, fomento e qualificação para a atividade agrícola e ampliação no acesso a políticas e programas públicos. 

Casos de sucesso- A agricultora familiar Ana Lúcia de Brito, do assentamento em Lucena, agradeceu a parceria da Emater e a orientação dos técnicos para a criação da Casa do Bolo que hoje garante o sustento e a independência das mulheres assentadas. Ela agradeceu a homenagem e dedicou a todas as mulheres agricultoras.
Na feirinha da Emater, Rita Ferreira dos Santos, de Rio Tinto, tira o sustento da sua família plantando mandioca e produzindo deliciosos bolos. Os bolos de dona Ritinha, como é mais conhecida, são sucesso de vendas, mas ela lembra como foi difícil chegar aonde está. “Era casada e o marido me deixou sozinha com três filhos. Fiquei perdida, mas graças a uma amiga que convidou para trabalhar e o apoio do Governo do Estado iniciei o trabalho de produção de bolos e criei meus filhos. Isso tem quase 10 anos. Hoje tenho meu próprio negócio e vendo o produto na feira da Emater e outros estabelecimentos e graças a Deus não falta nada em casa”, afirmou Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário