quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vereador sugere criação de Secretaria de Cultura e de Defensoria Pública no Município



O vereador Fernando Milanez (PMDB) apresentou, ao longo deste ano de 2013, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), diversas matérias legislativas para beneficiar a Capital paraibana, como a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura e de uma Defensoria Pública em João Pessoa. Também se destacam requerimentos de sua autoria solicitando reformas em equipamentos públicos e projetos para concessão de homenagens a personalidades com atuação em prol da Capital paraibana.

Segundo o vereador, a Indicação ao Executivo Municipal para criação da Secretaria Municipal de Cultura da Capital tem a finalidade de atrair recursos financeiros e implementar políticas e ações culturais em João Pessoa, além de restaurar e preservar os bens pertencentes ao patrimônio histórico-cultural do Município. Milanez defendeu que a atuação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é importante, mas o órgão não consegue abarcar todas as necessidades culturais que a terceira Capital mais antiga do país possui.

De acordo com o texto da Indicação, serão atribuições da Secretaria de Cultura a pesquisa, o registro e a exposição da documentação e dos acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do Município; a descentralização de equipamentos, ações e eventos culturais, democratizando o acesso a bens culturais; a organização e a promoção das atividades culturais do Município; a preservação do patrimônio cultural municipal no âmbito da cidade de João Pessoa; o incentivo ao turismo local; e o fortalecimento da cidadania.

Milanez também indicou ao Executivo Municipal a criação de um serviço de Defensoria Pública gratuita na Capital, a ser exercido pelos advogados integrantes do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Segundo a proposta do parlamentar, as atividades dos defensores públicos devem compreender consulta, acompanhamento e elaboração de defesa dos requerentes, que deverão estar enquadrados em situação de pobreza, residir em João Pessoa e apresentar problemas com a Justiça também no Município.

A Capital já beira a casa dos 850 milhões de habitantes, e sentimos a necessidade de uma Defensoria Municipal. Isso já é praticado a nível estadual, e é visível que a iniciativa está dando certo. O Município precisa criar outros mecanismos para atender à população e garantir que ela possa usufruir de seus direitos”, enfatizou o vereador.

Parlamentar propõe homenagens

Fernando Milanez também foi autor, durante este ano, de 13 Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) concedendo homenagens a diversas personalidades que têm atuação em prol do município de João Pessoa. Foram agraciados com a outorga do Título de Cidadão Pessoense: a médica neurologista Maricélia Batista Rodrigues; o advogado e membro da Academia Paraibana de Letras (APL) Carlos Romero; o procurador de Estado Marcelo Terto e Silva; a procuradora Sanny Japiassú dos Santos; o ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual secretário municipal de Planejamento, Rômulo Soares Polari; o diretor-presidente da empresa fornecedora de energia elétrica no Estado, a Energisa, Marcelo Silveira da Rocha; e o ex-vereador e ex-diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Júlio Rafael Jardelino da Costa, que faleceu este ano.

Já a Medalha Cidade de João Pessoa foi concedida, através de proposituras do vereador, à secretária de Fazenda do Estado, Aracilba Alves da Rocha; ao arquiteto Germano Romero; à procuradora Sanny Japiassú dos Santos; ao promotor de Justiça Aldenor de Medeiros Batista; ao ex-diretor superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael Jardelino da Costa; e ao diretor-presidente da Energisa, Marcelo Silveira da Rocha.

Também foram de autoria de Fernando Milanez as solenidades que outorgaram a cidadania pessoense ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque; e ao advogado tributário Heleno Taveira Torres.

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário