segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ALPB lança o sinal aberto da TV Assembleia e realiza programação cultural


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza de segunda-feira (16) à quarta-feira (18) uma série de atividades culturais e administrativa. A Casa de Epitácio Pessoa promoverá a solenidade de lançamento e a primeira transmissão ao vivo da TV Assembleia em sinal digital aberto, a realização do tradicional Auto de Natal, além de tarde de autógrafos do jornalista Magno Martins, autor do livro Reféns da Seca.

Na próxima terça-feira (17), a TV Assembleia entra no ar com sinal digital aberto pelo canal 40.2 - atualmente os paraibanos podem acompanhar a programação através do canal 11, da NET TV, ou pelo portal da ALPB (www.al.pb.gov.br). Um evento realizado na Sonho Doce Recepções, em João Pessoa, marcará o início da transmissão. Às 20h, o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), acionará remotamente o início das transmissões e um telão no local e fará uma interação ao vivo com o estúdio da TV.

Este evento será o primeiro transmitido ao vivo pela TV Assembleia com o sinal aberto. O objetivo é que cerca de um milhão de paraibanos passem a acompanhar, diariamente, as atividades do Poder Legislativo Estadual. Esta é mais uma conquista que a Mesa Diretora proporciona a população na atual legislatura. A iniciativa conta com a parceria com o Senado.

Para o presidente Ricardo Marcelo, a transmissão da TV Assembleia em sinal aberto vai possibilitar que os paraibanos possam acompanhar, ainda mais de perto, o trabalho dos deputados estaduais. “As ações do Poder Legislativo precisam contar com a participação popular e para isso, a informação sobre o que acontece na Assembleia Legislativa da Paraíba é essencial para que todos possam opinar e sugerir melhorias para o bom funcionamento da Casa de Epitácio Pessoa”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de Comunicação da ALPB, Beth Torres, em sinal digital e aberto, a TV Assembleia também oferecerá mais qualidade de imagem, de conteúdo e diversidade em sua programação. “Com o início da transmissão em sinal aberto, o canal passará a ter ainda mais responsabilidade na cobertura das ações do Poder Legislativo e na programação calcada nos serviços e bem-estar da população”, pontuou.

Livro Reféns da Seca
Na segunda-feira (16), às 16h, o plenário da ALPB será sede do lançamento do livro Reféns da Seca, do jornalista e escritor pernambucano e editor do Blog do Magno, Magno Martins. A obra conta o drama vivenciado por milhares de nordestinos vitimas da forte estiagem que assolou a região, nesta que é considerada a pior seca dos últimos 50 anos. Na oportunidade, o autor fará uma tarde de autógrafos.

Magno Martins explica que percorreu 7,2 km pelos bolsões atingidos pelo fenômeno da seca, entre os Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Nas suas andanças, o repórter penetrou num mundo de sofrimento, habitado pelos verdadeiros excluídos nordestinos. “O livro retrata personagens que nunca conseguiram escapar das garras do flagelo da seca, deserdados, sem bolsa-família, sem-teto, sem nada”, diz Magno. Ainda segundo ele, A obra não fica apenas no campo da denúncia social. “Vai mais além, mostra que o fenômeno tem solução, mas precisa de decisão política”, explica.

Auto de Natal – Já na quarta-feira (18), a Casa de Epitácio Pessoa promove o seu já tradicional Auto de Natal, que este ano chega a 11ª edição. O evento é realizado em conjunto com a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL).

O espetáculo será em formato de cantata natalina e narrará à anunciação e o nascimento de Jesus Cristo. O evento terá início às 19h, em frente ao prédio da ALPB, na Praça João Pessoa.
A encenação contará com aproximadamente 60 atores e músicos. Além dos funcionários e parentes de servidores da ALPB. Este ano o espetáculo contará também com a participação do grupo musical “Acorde”, que fará a abertura com a apresentação de cinco músicas natalinas, das bailarinas do “Balé Jovem da Paraíba” e do coral Maestro Pedro Santos. O texto do espetáculo foi elaborado pela diretora da Divisão de Cultura da ALPB, Samara Longo, responsável também pela produção do figurino do atores em conjunto com a figurinista Angelina Maia. A direção é de Kaline Brito.

Para o presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PEN), o Auto de Natal representa um momento de confraternização entre os membros da ALPB, deputados e funcionários com a população. “Tudo é feito com bastante esforço, mas recompensado com um espetáculo magnífico, que leva o público a refletir sobre a passagem de mais um ano”, comentou.

Fonte: ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário