sexta-feira, 5 de julho de 2013

Central de Transplante vai divulgar ações na Multifeira Brasil Mostra Brasil



A Central de Transplante da Paraíba realiza mais uma ação educativa sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A atividade acontece, a partir desta sexta-feira (5), durante a Multifeira Brasil Mostra Brasil, no Centro de Convenções de João Pessoa.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro, até o dia 14, a Central vai estar com um estande para a distribuição de material educativo e informativo com os visitantes mostrando a importância da doação de órgãos e tecidos. “Será mais uma oportunidade que teremos para sensibilizar a população a nos ajudar a salvar vidas” destacou.

A doação de órgãos passa pela necessidade da morte encefálica. O procedimento é seguro e segue protocolo determinado pelo Conselho Federal de Medicina. Após o diagnóstico é oferecida à família a oportunidade da doação, só ela é quem decide se quer doar. “É importante que, em vida, todos manifestem para seus familiares seu desejo de doar”, ressaltou Gyanna.

Ela também destacou o investimento do Governo da Paraíba na política pública de transplante no Estado. “Foi montada uma equipe que atua no diagnóstico de morte encefálica de possíveis doadores de órgãos e tecidos no Hospital de Trauma de João Pessoa. O serviço funciona em regime de plantão 24 horas e conta com a atuação de quatro profissionais, sendo três neurologistas e um neurofisiologista especialista em imagem”, completou.

Educação continuada - A Central de Transplante da Paraíba tem desenvolvido um trabalho de educação continuada junto às escolas públicas e privadas, bem como, nas instituições universitárias e nas empresas privadas visando divulgar o trabalho.

A Central de Transplante da Paraíba tem se preocupado também na formação dos profissionais de nível superior – médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais – que trabalham dentro das instituições hospitalares, através de cursos de capacitação, tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande, tornando-os instrumentos multiplicadores e parceiros da doação.

Dados - A Central de Transplante da Paraíba realizou em 2012, 50 transplantes de rins, 99 de córneas e um de fígado. Este ano, até o mês de junho, foram realizados 86 transplantes de córnea e 28 de rins. Qualquer dúvida sobre a doação de órgãos e tecidos pode ser esclarecida pelo telefone da Central de Transplante: (083) 3244-6192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário