terça-feira, 7 de abril de 2015

Cássio quer ampliar limite para programa do leite no PAA




Brasília – O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), apresentou projeto de lei (PLS 186/2015) que aumenta o limite da produção de leite dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para viabilizar esta produção, o senador quer que o mínimo de aquisição do PAA-Leite, a ser estabelecido em regulamento, garanta a compra de, pelo menos, cento e cinquenta litros de leite por dia de cada produtor.

Cássio ficou preocupado com a Resolução nº 16, de 10 de outubro de 2005, feita pelo Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (GGPAA) do Governo Federal, que definiu o teto financeiro semestral em apenas quatro mil reais, que serão repassados a cada produtor de leite.
“Esse limite desestimula o produtor, pois inviabiliza a ampliação da capacidade produtiva pelo simples fato de que uma única boa vaca leiteira pode produzir a quantidade que atinge o limite estabelecido. Assim, o objetivo de estimular a produção do pequeno produtor não pode ser atingido no caso da produção de leite. Essa limitação desestimula a produtividade rural, penalizando aqueles que, acreditando na estabilidade das regras do programa, investiram na produção, adquirindo animais; alimentando-os convenientemente e construindo ambientes adequados para sua ordenha e guarda. Também atinge os interesses daqueles que, de boa-fé, acabaram por se endividar no projeto de aumento da produção de leite” - argumenta o senador.
PAA na Paraíba
Cássio comentou que essa limitação, imposta pela resolução, diminuiu em quase 80% o número de fornecedores de leite para o PAA na Paraíba. Segundo o senador, a medida irá promover um quadro com consequências graves para a saúde pública no Estado.
“A redução da capacidade instalada de produção de leite irá resultar em desemprego no campo e redução da qualidade de vida das populações urbana e rural. Por outro lado, contribui para a prática ilícita de fraudes em relação ao limite de entrega diária, porque os médios e grandes produtores acabam se cadastrando como se pequenos fossem, para dar vazão à alta produção” - explica Cássio Cunha Lima.

Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário