sexta-feira, 9 de maio de 2014

Revista Exame: Paraíba tem duas cidades entre as 100 melhores do país para se investir



Duas cidades da Paraíba estão entre as 100 melhores do Brasil para investir em negócios, segundo reportagem publicada pela Revista Exame. João Pessoa e Campina Grande aparecem no ranking, que leva em consideração diversos aspectos, como economia, saúde, educação, finanças, transporte e telecomunicações. A Paraíba e a Bahia foram os únicos estados do Nordeste que contam com mais de um município na lista.
O levantamento realizado pela Exame reflete como a Paraíba tem conseguido atrair investimentos para o interior do estado. Campina Grande foi destaque no quesito infraestrutura, ficando na sétima colocação entre todas as cidades pesquisadas. O município, que tem se consolidado como um importante polo de Tecnologia da Informação, integra o plano de Pavimentação Digital do Governo do Estado, que implantará aproximadamente 2 mil quilômetros de fibras ópticas, atendendo 55 municípios do Litoral ao Sertão.
Outras ações estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para possibilitar a abertura de novos negócios e, consequentemente, impulsionar a geração de emprego e renda. Uma delas é a pavimentação e recuperação de 2,2 mil quilômetros de estradas para interligar municípios que antes não tinham a infraestrutura adequada para escoar a produção, inibindo a concretização de novos negócios.
No mês passado, a Editora Abril promoveu o Exame Fórum Nordeste. O governador Ricardo Coutinho participou do evento, ao lado dos governadores Jacques Wagner (Bahia) e Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte). 
Na ocasião, Ricardo defendeu que o país precisa de investimentos para viver um novo ciclo de industrialização e desenvolvimento que diminua as desigualdades. “Só se diminui as desigualdades com investimentos na educação básica e profissionalizante e na produção em logística, portos, estradas que preparem os Estados para esse novo ciclo e que, ao mesmo tempo, retire recursos das atividades meio dos Estados e coloque nas atividades fim. Esse é o grande desafio, que é difícil, mas necessário para que essa geração e a futura se estabeleçam num mundo tão competitivo”, ressaltou Ricardo.
A presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, ressaltou a importância da atuação do Estado na atração de investimentos. “O Estado tem procurado investir em infraestrutura para atrair as empresas. As ações ajudam a gerar um ambiente de maior segurança aos empresários, que se sentem mais confiantes em investir na Paraíba”, destacou. Entre 2011 e 2014, a Cinep concedeu incentivos para mais de 180 empresas, somando aproximadamente R$ 5,1 bilhões em investimentos.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário