quinta-feira, 15 de maio de 2014

Prefeito Luciano Cartaxo comemora 500 dias de gestão e destaca enfrentamento de problemas históricos da Capital



Exiba 500dias_AlessandroPotter.JPG na apresentação de slidesO prefeito Luciano Cartaxo reuniu os secretários de governo e outras autoridades na manhã desta quinta-feira (15) para celebrar os 500 dias da atual gestão municipal. A solenidade aconteceu na Igreja de São Francisco, Centro Histórico da Capital, e foi marcada pelo ato ecumênico, conduzido pelo monsenhor Ednaldo dos Santos e pelo pai Beto de Xangô, e pela apresentação das obras e ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) desde o dia primeiro de janeiro de 2013.

De acordo com Luciano Cartaxo, o sucesso da administração vem do fato de hoje, após 500 dias de gestão, estar mantida a mesma vontade e a mesma disposição do primeiro dia de Governo. “Este é um diferencial enorme e um sentimento que é compartilhado por toda equipe. Hoje vivemos um dia muito importante, pois estamos aqui para prestar contas dos compromissos que firmamos com a população e reafirmar nossa relação de carinho, confiança e trabalho. Passamos por momentos difíceis, mas mantemos o foco de enfrentar os problemas históricos de João Pessoa”.

Em seu discurso, o prefeito destacou as ações da Prefeitura Municipal de João Pessoa em pouco mais de um ano e quatro meses, tempo suficiente para desenvolver projetos sociais e estruturantes. “Entregamos as obras de alargamento da Avenida Epitácio Pessoa, de duplicação da Avenida Panorâmica e a adequação do Viaduto do Cristo. Obras essenciais para contribuir com a mobilidade urbana da Capital”, destacou.

Em áreas decisivas como a saúde e educação, o prefeito ressaltou avanços que vão resolver grandes problemas da cidade. “Ontem entregamos no bairro Colinas do Sul a primeira de 44 creches, o que vai dobrar a capacidade da cidade na Educação Infantil. Ainda em nossos 100 dias de gestão, tornamos realidade o Passe Livre para estudantes, que tem garantido a presença de muitas crianças em sala de aula”, relatou.

“Na saúde, superamos um dos maiores problemas da cidade, que era a falta de médicos nas Unidades de Saúde da Família (USF), e estamos reestruturando o atendimento pelo SUS com a entrega de quatro novas Unidades de Pronto Atendimento, uma delas até o próximo mês”, revelou. Ainda na promoção da cidadania, o prefeito destacou a entrega de duas mil unidades habitacionais. “Com muito trabalho conseguimos entregar este bem que representa dignidade e qualidade de vida para milhares de famílias”, avaliou.

Outro ponto do pronunciamento foram às obras estruturantes, com destaque para a revitalização do Parque Solon de Lucena, iniciada com o desassoreamento da Lagoa. O prefeito ainda citou obras como a revitalização da Casa da Pólvora, dos Casarões do Centro Histórico e do Bairro São José, projeto que foi discutido com a população e vai trazer uma nova realidade para a região. 

Culto – Em agradecimento pelos 500 dias da administração municipal, os presentes participaram de um culto ecumênico, que foi aberto pelo diretor Geral do Centro Cultural São Francisco, monsenhor Ednaldo dos Santos. “Aqui devemos agradecer a todos os que trabalham pelo crescimento de nossa cidade e que fazem isso em nome de Deus. É edificando em Deus que colocamos nossos talentos e aptidões a serviço da sociedade, para que a cidadania seja uma realidade vivida por todos”, declarou.

O presidente da Federação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema, pai Beto de Xangô, lembrou o apoio que a PMJP tem garantido para combater o preconceito contra religiões de origem africana. “João Pessoa esta tomando um novo rumo e nada disso poderia acontecer sem as bênçãos dos orixás. Nós nos sentimos amparados por esta gestão, que é aberta e recebe todas as denominações religiosas. Dessa forma podemos caminhar para dias melhores mesmo com todo o preconceito que ainda existe”, afirmou.

Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Frei Anastácio e João Gonçalves; e os vereadores Durval Ferreira, Benilton Lucena, Eduardo Carneiro, João dos Santos, Edson Cruz, Marco Antônio, professor Gabriel, Luís Flávio e Fernando Milanez.

Exposição – Logo após a cerimônia, todos os presentes puderam apreciar a exposição fotográfica “Novos Olhares”, que expôs fotos artísticas dos fotógrafos da Secretaria de Comunicação Social (Secom) sobre a cidade. “A ideia foi fazer um apanhado de registros diferenciados da cidade nestes 500 dias. São 60 fotos organizadas de acordo com o fluxo de crescimento natural da cidade, partindo do rio até chegar ao mar”, explicou a curadora da mostra, a diretora de Fotografia da Secom, Dayse Euzébio.

Apresentações – Quem foi até a Igreja de São Francisco nesta quinta-feira (15) ainda pôde acompanhar algumas intervenções artísticas que faziam parte da programação comemorativa. Se apresentaram no local a Banda 5 de Agosto, o grupo de coco-de-roda Caiana de Crioulos, de Alagoa Grande; o Coral Vozes da Infância, sob a regência de Cleiton D’Araújo; e a Orquestra Sinfônica de João Pessoa, sob a regência de Laércio Diniz. 

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário