terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Vereador aborda incentivos à Educação e novas negociações com a categoria



O vereador Benilton Lucena (PT) foi o entrevistado do Jornal da Câmara (JC) desta terça-feira (24). O parlamentar conversou com o jornalista Edmilson Lucena sobre como a Prefeitura da Capital tem desenvolvido a área da educação na cidade. O Jornal da Câmara é exibido ao vivo, de terça a quinta-feira, pela TV Câmara, através dos canais 23 (Net) e 52 (sinal aberto), a partir das 9h.

Segundo o parlamentar, o Executivo Municipal está fazendo seu “dever de casa” na educação oferecida na cidade. “Hoje somos referência nacional em educação infantil. A Prefeitura de João Pessoa tem realizado o dever de casa, e mais, tem feito a diferença no segmento da educação”, declarou Benilton Lucena.

O vereador destacou que Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da cidade são construídos e entregues equipados, oferecendo comodidade para crianças e profissionais. “Nossos Creis são referência tanto em apoio didático, como na parte física de infraestrutura. Hoje quem visitar uma de nossas creches encontrará ar condicionado, chuveiro quente, área de lazer, alimentação e profissionais qualificados”, afirmou o petista.

O parlamentar também ressaltou o salário dos professores do ensino fundamental do Município. “Nossos professores recebem um piso superior do que o apresentado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Hoje, a Prefeitura paga o quarto melhor salário do País e o melhor salário da Região Nordeste. Isso se deve ao diálogo permanente do sindicato da categoria com a Prefeitura, em mesa de negociação. Em março, teremos novamente negociações, não só em termos salariais, mas também de práticas educativas”, salientou o vereador.

Benilton Lucena lembrou ainda do concurso público realizado pela Prefeitura da Capital para a contratação de servidores em que ofereceu 1.300 vagas na área de educação do Município. “Ele abriu essas vagas e não esperou para admitir o pessoal só no ano seguinte ao concurso; chamou todos de uma única vez”, afirmou o parlamentar.

Sobre os prestadores de serviço da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o vereador destacou a Constituição Federal, a qual prevê que o exercício da função se dá por meio de concurso público, mas que, mesmo assim, ainda haverá a necessidade da contratação de prestadores de serviço.

“Ainda temos a necessidade de ter o prestador pelo constante crescimento da rede e para cobrir as licenças concedidas, como por exemplo, a licença-maternidade e a de saúde. São situações de emergência em que se tem que contratar pessoas temporariamente”, explicou.

Para o parlamentar, o Executivo Estadual também deve investir na Educação da Paraíba. “Sei do trabalho desenvolvido à frente da Secretaria Estadual de Educação, mas temos que analisar a situação de forma criteriosa. Temos que recuperar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da educação e valorizar os professores, amigos e trabalhadores estaduais”, alertou. 

Blog com CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário