segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

IPC da Paraíba recebe equipamentos para combate a crimes cibernéticos



Três estações de trabalho com equipamentos para análise de dados de crimes cibernéticos vão auxiliar a Polícia Civil da Paraíba na elucidação de crimes cibernéticos ocorridos no Estado. O material, que pertence ao Instituto de Polícia Científica (IPC), representa um investimento de R$ 50.937,00 e foi repassado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).para atualizar o Laboratório de Computação Forense, sobretudo no que se refere à investigação de crimes como o de pedofilia através do uso de computadores, celulares, smartphones e outros equipamentos eletrônicos.

Com a utilização das estações de trabalho, do tipo Workstation HP Z820, a Paraíba passa a operar com o que há de mais moderno na atualidade no que se refere à análise de dados de crimes cibernéticos. “Com isso, vamos ter condições de recuperar informações de celulares e qualquer tipo de equipamento eletrônico. São dados que, geralmente, são apagados e agora vamos ter condições de analisar”, informou Vinícius Rocha, perito  oficial  criminal  do Laboratório de Computação Forense.

O equipamento tem uma capacidade de armazenamento de três terabytes, o que vai garantir que muito mais aparelhos possam ter os dados analisados pelo Laboratório em um menor espaço de tempo. “O IPC da Paraíba passa a integrar uma grande rede de análise de dados em todo o Brasil. Os principais Institutos de Polícia Científica do país contam com esse tipo de equipamento e nós estamos nesse mesmo patamar. Hoje nós temos o que há de mais avançado nesta área para a recuperação e análise de dados de equipamentos eletrônicos”, disse o perito criminal de computação forense, Jadson Cantanhede.

O diretor do IPC, Humberto Pontes, acrescentou que com a aquisição das três Estações de Trabalho Pericial, o IPC da Paraíba fortalecerá o processo de produção de prova material e de esclarecimentos de crimes, com a finalidade de buscar a verdade a respeito dos fatos delituosos praticados no Estado.

“A partir do uso desses equipamentos os delegados paraibanos passam a contar com novas  e  eficientes  ferramentas  para  analisar  equipamentos  eletrônicos,  o  que  vai  dar  mais celeridade aos processos que investigam casos de pedofilia e outros crimes cibernéticos”, concluiu o perito Jadson Cantanhede.

IPC/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário