A Empresa
Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), vinculada à
Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca,
comercializou um total de 330.566,5 toneladas de produtos hortigranjeiros e
outros grupos (ovos, cereais, pescados e demais gêneros), entre janeiro e
dezembro de 2014, nos três entrepostos localizados em João Pessoa, Campina
Grande e Patos, alcançando mais de meio milhão de reais.
O
agrocentro campinense superou as expectativas, alcançando um índice de 46,73%, com
a comercialização de 154.437,0 t. Já a sede, na Capital, obteve 39,24%
comercializando 129.726,5 t. No entreposto de Patos, o movimento foi menor com participação
de 14,03% coma venda de 46.403,0 t.
Desses números, as frutas/hortaliças representam 96,25% contra os demais grupos
que chegam a apenas 3,75%.
“Os
estudos do nosso departamento de planejamento estimam que o resultado do valor
financeiro decorrente das transações comerciais efetuados pelos operadores do
mercado e seus clientes tenha alcançado a cifra de R$ 574.458.254,00”, revelou
o presidente da Empasa, engenheiro José Tavares Sobrinho.
Com
esse resultado foi registrado uma alta de 4,04% em comparação ao ano de 2013,
que contabilizou 317.718,3 t. Já o crescimento comercial dos três entrepostos
foi de 4,54%, índice considerado baixo em consequência do longo período de
estiagem nas regiões supridoras, o que contribuiu para a alta da inflação com a
redução das principais ofertas das hortaliças (tomate, batatinha e cebola pêra).
Das
principais frutas/hortaliças negociadas nos entrepostos, a laranja pera
apresentou melhor performance com 14,14%, seguida do tomate (11,25%), batatinha
(10,17%), cebola pera (7,13%), melancia (7,12%), banana pacovan (7,08%), cenoura
(5,95%), maçã nacional (4,80%), abacaxi (4,40%), batata doce (3,66%), inhame da
costa (1,39%), e mamão haway (1,06%).
Entre
a participação dos Estados, a Paraíba aparece com 28,33% dos produtos
comercializados, ficando Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará e Rio Grande do
Norte, como os principais fornecedores, e Rio Grande do Sul, Santa Catarina,
Pará e Goiás completando o canal de comercialização.
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