quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hemocentro da Paraíba inicia campanha de carnaval para doação de sangue



O Hemocentro da Paraíba iniciou, na manhã desta quarta-feira (3), sua campanha de carnaval para doação de sangue, com o tema “Doe alegria antes da folia”. A iniciativa busca manter o estoque de bolsas de sangue neste período considerado crítico em razão das festas e alto número de acidentes.
A abertura ocorreu simultaneamente na sede do Hemocentro, em João Pessoa, e na Unidade Móvel do Hemocentro, localizada no Ponto de Cem Réis. A recepção aos doadores ficou por conta de palhaços, e ainda foram realizados ginástica laboral, dinâmicas, sorteio de brindes, lanche especial, e a apresentação da doadora Maria Norberto, que escreveu e cantou sua música sobre a importância da doação de sangue.
De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, todos os esforços são realizados para que não falte sangue a ninguém. “Durante todo o mês de fevereiro estaremos intensificando as ações, buscando sensibilizar e incentivar as pessoas para não deixar a doação para depois. Precisamos de todos os tipos de sangue agora”, enfatizou.
Para a doadora Maria Norberto, de 20 anos, “doar sangue é um ato de amor, muito bom. É uma honra salvar vidas”. Ela ainda explicou que resolveu escrever a música sobre a doação de sangue como uma forma de incentivar as pessoas, e ajudar a tirar o “medo” da doação.
O doador Wagner Souza Leite, de 25 anos, resolveu comemorar seu aniversário de uma forma diferente. “Fazendo a doação eu compartilho com as pessoas, e com a vida, e agradeço também. Esse é meu gesto de gratidão”.
A Campanha de Carnaval se estende para todo o mês de fevereiro, e conta com um cronograma de coletas externas para intensificar o trabalho. A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, agradeceu aos doadores presentes e fez um apelo para que quem não puder vir até o Hemocentro, que compareça nos locais onde a unidade móvel estará. “O Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular para atender a demanda. Nossas campanhas de sensibilização lembram a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, concluiu.
Expediente especial – Durante o carnaval, o Hemocentro da Paraíba funcionará 24 horas por dia para liberação de bolsas de sangue para hospitais. As doações poderão ser feitas no sábado de carnaval (6), das 7h às 17h, e na segunda-feira (8), das 7h às 13h. Na terça-feira (9) não haverá expediente, retornando o atendimento na quarta-feira (10), das 12h às 17h30.
Coletas externas – As coletas externas programadas para complementar as atividades acontecerão na quinta-feira (4), no Centro Comunitário do Jardim José Américo. No sábado (13), a unidade móvel do Hemocentro estará no município de Sapé, e na quarta-feira (17), no Trote Solidário da UFPB. Já no sábado (20), a coleta externa será no Projeto Vida por Vidas, na quarta-feira (24), na Faculdade de Direito da Unipê, e encerrando as coletas externas do mês de fevereiro, no sábado (27), a unidade móvel estará na Facene. Todas as coletas são realizadas no período das 8h às 17h.
Apoio do Trauma - O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está apoiando a campanha do Hemocentro “Doe alegria antes da folia!”, lançada nesta quarta-feira (3), já que a unidade de saúde consome o maior estoque de bolsas de sangue para realizar procedimentos de média e alta complexidade, além dos atendimentos de urgência e emergência. A ação busca sensibilizar a sociedade para a doação de sangue no período de carnaval, em que a demanda aumenta.
O Serviço Social da instituição vem realizando um trabalho de conscientização da doação de sangue para os acompanhantes e familiares de pacientes internos. Na abordagem são esclarecidas dúvidas sobre o assunto, além de distribuição de material educativo com a temática.
Para o diretor técnico da unidade hospitalar, Edvan Benevides, é necessário incentivar a população. “Hoje a instituição é referência em 23 especialidades em Urgência e Emergência, tornando-se o principal consumidor do Hemocentro. A principal demanda é o Bloco Cirúrgico, há casos que em um único paciente necessita utilizar oito bolsas de sangue. Por isso, incentivamos a doação para qualquer tipo sanguíneo. Lembrando que sangue é vida!”, frisou.
Já a bioquímica e coordenadora da Agência Transfusional do hospital, Rosineide Pontes, toda a campanha é importante. “O problema maior está em salvaguardar os atendimentos emergenciais, pois a demanda não é compatível com o estoque disponível. Por isso, é importante fazer campanhas para sensibilizar a população e mostrar que a doação é uma atitude pela vida e que pode ser realizada por todos”, afirmou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário