quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Governo inicia campanha de arrecadação de frascos de vidro para Rede de Bancos de Leite



O Governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, iniciou na manhã desta quarta-feira (21), a Campanha Estadual de Arrecadação de Frascos de Vidro 2015. A campanha tem por objetivo aumentar o estoque de frascos para armazenamento de leite humano da Rede Bancos de Leite do Estado.
Alunos do Colégio GEO fizeram a entrega oficial de dois mil frascos de vidro. Em seguida, conheceram o Banco de Leite. “Esse estudantes, que têm entre 14 e 16 anos, estão aqui conhecendo o Banco de Leite e vendo como tudo funciona. Nós selecionamos os que pretendem fazer curso superior na área da saúde para fazer a pasteurização com leite e eles estão fazendo os testes de pasteurização como fazemos no dia a dia, assim eles podem conhecer mais esse trabalho, além de aplicar seus conhecimentos de física, química e biologia”, disse a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.
Thaíse lembrou que o Banco de Leite faz visitas às escolas durante todo o ano, que fazem campanhas e gincanas para arrecadar os frascos que são doados. “Quando o colégio faz a doação de vidros, nós trazemos os alunos até o Banco de Leite para que eles possam ver na prática como esses vidros serão utilizados. Isso é importante, pois muitas vezes a pessoa vê esses frasquinhos e acha que não têm muita importância, que não servem para nada e um frasquinho desses pode salvar vidas, pois o leite que está ali dentro salva bebezinhos na UTI”, disse. Thaíse ressaltou que a Rede de Bancos de Leite Estadual trabalha com o ecologicamente correto, além de trabalhar exclusivamente com doação de vidros.
A aluna do 2º ano, Ava Mariana de Oliveira, 16 anos, estava animada com a participação na campanha. “Estamos aqui entregando os vidros que servem para armazenar o leite materno. Fizemos uma gincana na escola e coletamos vários vidros. Acho essa ação muito importante, pois dá oportunidade a outras mães e bebês que precisam e não têm leite materno, que é o marco inicial na vida, pois é o leite materno que oferece tudo que o bebê precisa para ter uma vida saudável futuramente”, disse Ava Mariana.
A diretora do Banco de Leite Anita Cabral lembrou ainda que os bancos de leite e postos de coleta da rede recebem doações de frascos de vidro durante o ano todo. “Este período do ano a gente só intensifica mais esse trabalho fazendo a campanha, mas recebemos as doações durante todo o ano. Quem tiver uma doação acima de dez vidros é só nos ligar que vamos até a casa da pessoa”, disse Thaíse Ribeiro.
Os frascos utilizados como embalagem para leite humano ordenhado devem ser de vidro, boca larga, tampa plástica rosqueável, e com volume entre 50 ml e 500 ml, assim como preconizado pela Anvisa e Fiocruz. “Esses frascos são componentes responsáveis para coletar leite humano, armazená-lo durante todo o processo, desde o momento da coleta, quando a mãe faz a ordenha em domicílio ou nas próprias instituições hospitalares, passando pelo controle de qualidade, classificação, pasteurização, armazenamento e distribuição. Frasco de café solúvel, por exemplo, é uma ótima opção, por ser de baixo custo, e sua doação é ecologicamente aprovada, pois contribui com a natureza, no que diz respeito à diminuição de lixo”, concluiu Thaíse.
Rede – A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano conta atualmente com a maior rede de serviços oferecidos à população, ocupando o 1º Lugar na Região Nordeste, com 27 equipamentos, sendo 21 postos de coleta e seis bancos de leite responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução da coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso do nosso Estado. Em relação ao Brasil, apenas São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, possuem maior número de Postos e Bancos de Leite que a Paraíba.
Doação – Para ser doadora, basta ligar para o banco de leite mais próximo da sua casa ou para o Banco de Leite de Referência, Anita Cabral, e a equipe irá à sua casa entregar o material para a sua coleta e as orientações necessárias para a doação. O telefone do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral é (83) 3215-6047.

Nenhum comentário:

Postar um comentário