sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Integração na Segurança Pública é tema de Encontro de Inteligência Policial na Paraíba

O fortalecimento das redes de inteligência policial em todo país, principalmente na região Nordeste, foi tema da mesa de abertura do Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência e Gestores dos Sistemas de Informação de Segurança Pública (Enchoi) – Etapa Nordeste, que começou nesta quinta-feira (7), no município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa.
O encontro tem como objetivo integrar os organismos de inteligência de segurança pública e ainda proporcionar a troca de conhecimentos e o acesso às inovações tecnológicas para o meio. As discussões contam com representantes da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e integrantes de organismos de inteligência policial dos nove estados do Nordeste e de outros estados brasileiros.
“Que o nosso foco seja sempre a segurança pública. Vamos nos integrar e trabalhar juntos (polícias e setores de inteligência), planejar, executar tarefas de forma eficaz, dividir vitórias e problemas”, disse, na abertura do evento, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Ela também falou sobre o papel do serviço de inteligência durante a Copa do Mundo no Brasil. “O Mundial foi o maior exemplo de que nós somos capazes de dar segurança aos cidadãos que aqui estiverem. As ações integradas durante o período dos jogos foram importantes para mostrar que podemos e temos que trabalhar juntos”, afirmou.
A secretária também falou do papel do serviço de inteligência no país. Segundo ela, as ações para a área de segurança devem ser planejadas em cima da realidade do Brasil, o que é proporcionado pelo serviço de inteligência, seja na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com as informações no âmbito de Estado, seja com as inteligências policiais de cada região e que são ambientadas dentro das instituições policiais.
Já o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, ressaltou que a realização do Enchoi em João Pessoa aparece como um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito no Estado. “Esse encontro é fruto de um esforço em conjunto que estamos traçando na região, seja intensificando as ações de inteligência no setor policial, seja aprimorando o trabalho de integração das polícias para que possamos combater a criminalidade com maior eficiência e conseguir os resultados que esperamos”, disse.
Cláudio Lima citou que o Governo Federal liberou mais de R$ 30 milhões para investimento em um sistema de rádio comunicação digital que facilitará o serviço oferecido pela polícia na Paraíba. “Os benefícios da nova tecnologia irão melhorar desde o atendimento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) até os organismos de inteligência que funcionam aqui no Estado”, afirmou.
O Enchoi é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça em parceria com o Estado da Paraíba. Participam do evento cerca de 120 pessoas, entre chefes e integrantes de redes de inteligência policial do Nordeste e ainda representantes de outras regiões do país, como Rio de Janeiro e São Paulo. O encontro segue até esta sexta-feira (8), quando está prevista a participação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário