quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nas escolas: PL sugere debater o uso correto das redes sociais da internet



O vereador Zezinho Botafogo (PSB) está propondo um Projeto de Lei (PL) que pede a realização de uma semana para debater, nas escolas municipais de João Pessoa, o uso das redes sociais da internet. O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes para a utilização da internet segura.

“Estamos propondo convidar os alunos e pais a refletirem sobre o uso do ambiente web e a pensarem em como contribuir para a construção de uma internet melhor no Brasil, com mais liberdade, segurança e cidadania”, ressaltou Zezinho.

De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) será responsável para desenvolver as atividades nas escolas, expondo, compartilhando e difundindo informações aos adolescentes e aos seus pais, quanto ao uso correto de redes sociais da internet e aplicativos de mensagens, tais como WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras.

As ações incluem ainda a realização de campanhas educativas, palestras, exposições, publicações, reuniões e seminários, tendo como objetivo principal minorar possíveis efeitos e consequências negativas acarretadas pelo uso indiscriminado das redes sociais da internet.

“Obter informação é quase que instantâneo, pois todos possuem acesso às fontes de informação e sabem como passá-la adiante. A televisão invadiu definitivamente as casas, a internet está cada vez mais acessível, e no Google se encontra de tudo. Quando se quer assistir a algum vídeo,  busca-se imediatamente no YouTube. Hoje, existem pais que estão dando smartphones para filhos de 5 anos, colocando essas crianças, muitas vezes, em contato com situações que não necessitariam conhecer ou vivenciar tão cedo em suas vidas”, relatou o vereador.

“O fato é que, temos que nos questionar enquanto cidadãos de bem, acerca do que temos permitido aos nossos filhos colocarem dentro das suas mentes? Quanto estamos cooperando com isso? O fato é que muitas vezes nos tornamos omissos, pois não cuidamos em dar limites aos nossos filhos enquanto crianças e adolescentes”, disse Zezinho, ao levantar alguns pontos sobre o tema.

O socialista mencionou, na justificativa do PL, que o mundo virtual tomou conta da vida das pessoas. “As redes sociais da internet, mais do que nunca, fazem parte da rotina de muita gente e, por outro lado, podem chegar a trazer problemas de relacionamento, comunicação e administração do tempo”, observou Zezinho Botafogo.

Secom CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário