quarta-feira, 27 de julho de 2016

Aberto Seminário sobre Base Nacional Comum Curricular em João Pessoa



O Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aberto nesta terça-feira (26), na Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na Capital. Até esta quarta-feira (27), professores, gestores, estudantes e entidades, ligadas à área de educação, debatem as mudanças que podem ser feitas no texto que vai integrar o Plano Nacional de Educação. Todos os Estados realizam eventos similares com o mesmo objetivo.

De acordo com a gerente executiva de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Aparecida Uchôa, o Seminário leva à reflexão da importância dos participantes na construção da BNCC. "Somos poucos, que representam muitos nesse processo. Estamos criando um documento que vai ter a nossa cara, nossas contribuições, por isso devemos nos dedicar com muita responsabilidade", ressaltou.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na Paraíba, Iolanda Barbosa, reforçou que "essa é uma luta por um currículo base que vai ajudar os estudantes de todo o Brasil a superar desigualdades". Já a representante do Ministério da Educação (MEC), Erundina Barbosa, que acompanha os debates da BNCC desde o início, em outubro do ano passado, destacou a participação de todos os personagens do processo, inclusive os que estão nos bastidores. "Essa discussão está sendo muito democrática em todo o Brasil", complementou.

Para o professor Josivaldo Albuquerque, que ensina na Escola Braz Baracuhy, em Pilões, e Carolina de Farias, em Cuitegi, participar desse momento de debate é muito gratificante. "É um momento ímpar para se discutir o currículo nacional comum, com o qual as escolas terão melhores perspectivas de ensino", disse. "Sem falar que essa discussão significa um grande avanço para o ensino brasileiro, por ser algo inédito e tão democrático", complementou.

O debate, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC), contou ainda com a participação de representantes da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Fórum Estadual de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outros órgãos e entidades ligados à área de educação.
Na tarde desta quarta-feira, acontecerá a Plenária Final, com a apresentação dos resultados e encaminhamentos finais. Depois disso, um relatório deve ser encaminhado ao Comitê Executivo Nacional da BNCC.

Plano Nacional de Educação – A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica é uma atribuição do Ministério da Educação para o atendimento de metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE). Foram vários meses de debate e mais de 12 milhões de contribuições a esta segunda versão do texto, isso em todo o Brasil. Todos os Estados, além do Distrito Federal, vão realizar seminários e cada comitê organizador vai elaborar um relatório e encaminhar ao Comitê Executivo Nacional. Em seguida, o Ministério da Educação deve elaborar a versão final da BNCC.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário