terça-feira, 26 de julho de 2016

CMJP discute manutenção de Mercado Público, regularização de avenida e do Parque Parahyba



A recuperação de mercados públicos da cidade, o ordenamento da Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, e a cobrança da execução da segunda etapa do parque Linear Parahyba. Estas são algumas das ações que foram destaque entre as iniciativas sobre Infraestrutura que foram apresentadas na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no primeiro semestre de 2016.

Os vereadores Zezinho Botafogo (PSB) e os ex-vereadores Edson Cruz e Raoni Mendes (DEM) solicitaram à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) intervenções nos Mercados Públicos de Oitizeiro e de Mangabeira.

Zezinho pediu que a PMJP, com a participação de secretarias municipais, realizasse uma ação para melhorar as condições de infraestrutura do Mercado Público de Oitizeiro, localizado no bairro Funcionários I, na Capital. De acordo com o parlamentar, o equipamento se encontra em condições precárias e necessita urgentemente de uma ação mais efetiva por parte do poder público. “É visível a situação de precariedade existente naquele Mercado, onde há muitos problemas, desde a falta de higiene até as péssimas condições de suas instalações”, disse o parlamentar.

Já Edson Cruz e Raoni Mendes destacaram a necessidade de realização de vários serviços de melhoria no Mercado Público de Mangabeira, como iluminação, segurança e limpeza. Os parlamentares usaram a Tribuna para destacar as principais reivindicações recebidas pelos comerciantes do local.

“Os comerciantes precisam de mais iluminação pública no local. É necessário que sejam instalados mais refletores para melhorar essa situação”, destacou Edson Cruz, que ainda pediu mais segurança no local, principalmente à noite. “Solicitamos também o reforço de mais um guarda municipal para fazer a segurança, pois o Mercado Público é gigante e necessita de, pelo menos, dois vigilantes à noite para dar conta da segurança do equipamento”, afirmou.

Raoni Mendes destacou que os comerciantes do Mercado Público de Mangabeira também denunciaram a cobrança indevida por utilização de espaços públicos. O parlamentar leu na CMJP um abaixo-assinado dos comerciantes permissionários do Mercado Público informando que há venda dos espaços públicos, invasão de estacionamentos, falta de manutenção da estrutura metálica e de limpeza no local. Os permissionários estariam pedindo que a administração do equipamento retornasse para o Governo Estadual. “Minha solidariedade ao povo de Mangabeira e aos permissionários do Mercado que, assim como a nossa João Pessoa, merecem muito mais”, declarou Raoni Mendes.

33 anos de espera por regularização de comércio em Mangabeira

Edson Cruz também reivindicou o ordenamento de comerciantes instalados na Avenida Josefa Taveira, uma das principais do bairro de Mangabeira, na Capital. O parlamentar pediu, na Tribuna da CMJP, que a regularização seja feita pela PMJP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“Recebo reivindicações constantemente de comerciantes pedindo o ordenamento do bairro de Mangabeira. Essa regularização já foi objeto de Indicação minha à Sedurb. Em 1983, esses comerciantes ocuparam a avenida principal do bairro, de forma pacífica, e, em 2016, completam 33 anos de trabalho no local, promovendo geração de emprego. Por isso, peço a elaboração de um projeto de cessão de uso ou permissão de uso do local”, destacou.

 Vereador cobra 2ª etapa do Parque Linear Parahyba

O vereador Lucas de Brito (DEM) cobrou da PMJP a execução da segunda etapa do projeto do Parque Linear Parahyba. Isso se deu após o Governo da Paraíba apresentar um projeto de urbanização da área,  que foi aprovado por unanimidade por uma comissão de moradores do bairro do Bessa.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa do Governo é louvável, mas o projeto não contempla a área total do Parque. O vereador espera que a Prefeitura cumpra seu papel e faça a urbanização dos hectares restantes.

“Não podemos nos calar diante desse descaso, pois o Parque Parahyba é uma prioridade eleita pelos moradores do Bessa, no Orçamento Participativo (OP)”, observou Lucas. Ele destacou que, com a urbanização, o Parque ganhará ciclovias, academia de ginástica, estacionamento e playground, entre outros benefícios.

Fonte: CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário