quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Usuários debatem melhorias para o SUS na 8ª Conferência Estadual de Saúde



Usuários do SUS, que estão participando como delegados, eleitos nas conferências municipais, defenderam propostas de melhorias do Sistema Único de Saúde, durante as mesas redondas e grupos de trabalho, nesta quarta-feira (16), durante o segundo dia da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa, até esta quinta-feira (17).

A publicitária Carolina Vieira é uma das delegadas da Conferência, militante do segmento de pessoas com deficiência e é conselheira de saúde. Para ela, “a Conferência é um espaço democrático de protagonização e lutas para os nossos direitos e enfrentamento das dificuldades de inclusão e das barreiras aos acessos, pois falta conhecimento das principais necessidades de pessoas com deficiências. É também um espaço para implementação de políticas públicas e para se construir propostas”.

Euzelma Belarmino, representante dos usuários de Guarabira, por meio da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, é de opinião que um dos principais pontos a serem levantados é a melhoria dos serviços para a saúde da mulher com deficiência. “Nossa luta é para que a saúde da mulher com deficiência melhore efetivamente, especialmente no que se refere ao uso e disponibilização de órteses e próteses”, falou.

Durante a mesa redonda “Financiamento, Gestão e Modelos de Atenção do SUS e a Relação Público Privado”, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Funcia, argumentou que o Brasil tem que aprimorar a gestão e encontrar novas fontes de recursos para o SUS, integrantes do Fórum Paraibano em Defesa do SUS. Na ocasião, foram apresentados cartazes com frases em defesa do Sistema.

“Com o tema ‘Sem essa de SUS possível! Queremos o SUS como deve ser!’, estamos externando nossa opinião sobre o respeito que deve haver em relação aos princípios e diretrizes do SUS, conforme a sua criação. A gente espera que a participação popular seja efetiva e que as propostas aprovadas aqui possam ser concretizadas,” disse a nutricionista Luciana Maria, integrante do Fórum.

Programação - De acordo com a programação, nesta quinta-feira (17), das 8h às 10h, haverá a continuação dos grupos de trabalho e das 10h às 12h, serão escolhidos os delegados. À tarde, das 14h às 19h, será realizada a plenária final, com apreciação e aprovação do relatório e às 20h, está previsto o encerramento.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário