quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Governo discute com entidades políticas públicas para o homem do campo



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), reuniu, na manhã desta terça-feira (11), no Centro de Formação de Educadores, no Bairro das Malvinas, em Campina Grande, representantes dos movimentos sociais ligados à agricultura familiar, a fim de discutir as demandas das entidades e apresentar o balanço de ações em prol do homem do campo.

Representantes da CUT, Associação dos Amigos da Universidade Camponesa (AAUC), Fetraf-PB, MPA, Polo Sindical, ASPTA/ASA, Coletivo ASA Cariri Oriental (Casaco), Copaf, STR de Barra de Santana, BNB, Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet do Seridó e Curimataú) solicitaram o apoio do Governo do Estado para que o agricultor possa produzir de forma eficaz e que consiga gerar renda com o trabalho no campo.

Para o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, esse foi um momento importante para ouvir os representantes e definir as diretrizes em benefício dos agricultores. “Esse é o momento de ouvi-los e saber quais as prioridades para avançarmos nas ações em prol da melhoria da vida do homem do campo”, destacou.

Durante o encontro, foram apresentadas algumas das ações da Seafds, a exemplo do Pacto Social para a construção de 2 mil barragens subterrâneas; aquisição de mil placas para a produção de Energia Solar junto às associações dos agricultores familiares, ação essa que conta com o apoio do BNDES e custará cerca de R$ 8 milhões.

A Seafds informou ainda que apresentou ao Fundo Amazônia o projeto para Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos agricultores paraibanos; e está implementando um programa de verticalização da agricultura familiar junto ao CNPQ, bem como vem desenvolvendo uma ação para a produção de sementes crioulas, além da recuperação de 55 pequenos reservatórios.  

Ednaldo Souto, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em promover esse encontro que antecede o Planejamento Estratégico que a Seafds vai realizar no município de Areia de 12 a 14 deste mês, pois foram debatidos temas importantes como a assistência técnica rural, a valorização da agricultura familiar e o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas do Governo do Estado numa pauta conjunta de ações e reivindicações.

Além dos representantes, participaram da mesa de honra da reunião a secretária executiva da Agricultura Familiar da Paraíba, Mali Trevas, e o gerente de projetos da Seafds, Geovani Medeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário