terça-feira, 8 de agosto de 2017

Estudantes do curso de Gestão Ambiental do IFPB visitam Parque Estadual das Trilhas



A Secretaria Executiva de Meio Ambiente acompanhou estudantes do curso de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), durante visita ao Parque Estadual das Trilhas, na última sexta-feira (4). O passeio foi solicitado pela coordenadoria do curso com o objetivo dos estudantes entenderem como funciona a implantação de unidade de conservação. O Parque está localizado no pólo turístico de Cabo Branco, próximo ao Centro de Convenções de João Pessoa.
De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, é de extrema importância que os futuros gestores ambientais tomem conhecimento de como funciona toda a estrutura do Parque Estadual das Trilhas. “É importante que as futuras gerações de gestores ambientais conheçam e vivam a experiência da estrutura do parque. Preservar o Parque é um grande desafio. O local possui uma área de preservação enorme e necessita que todos estejam engajados na preservação daquele local, que constantemente sofre ameaças de invasores, grileiros, por todo o tipo de degradadores”, afirmou.
O Parque Estadual das Trilhas e dos Cinco Rios tem uma área de 700 hectares, e serve de proteção para os rios Jacarapé, Cuiá, Aratu, Mangabeira e Muçuré, além dos riachos Estivas e Sanhavá. A Unidade de Conservação é a segunda maior reserva de Mata Atlântica de João Pessoa, depois da Mata do Buraquinho. No Parque, há mais de 150 espécies de flora e mais de 70 espécies da fauna. O Parque foi criado pelo Governo do Estado em setembro de 2014, durante audiência pública realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa.
O estudante do curso de gestão ambiental, do IFPB, Carlos Cavancalti, que participou do passeio, relata a experiência de conhecer o Parque e destaca a importância de obter o conhecimento sobre a área. “Para nós que seremos futuros gestores ambientais, foi muito importante participar do passeio. Eu não conhecia o Parque Estadual das Trilhas e fiquei impressionado com o local. Deu para acompanhar um pouco o trabalho que o Governo vem realizando para preservar a área. Percebemos que é um grande desafio tomar conta de toda aquela riqueza natural que pertence ao Estado da Paraíba”, enfatizou.
A visita ao Parque Estadual das Trilhas contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba.
Unidade de Conservação – É a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC – Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I). 

Secom/PB 



Nenhum comentário:

Postar um comentário