terça-feira, 12 de abril de 2016

Governo do Estado estimula inclusão social e produtiva para mulher rural



O Governo da Paraíba está desenvolvendo em todo o Estado um trabalho de organização e conscientização com a mulher rural com o objetivo de informá-la sobre seus direitos, e com isso, melhorar a qualidade de vida, com a conquista de novos espaços na formação da economia e do desenvolvimento rural sustentável.

A ação, executada pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa Emater (GU), beneficia cerca 5 mil mulheres agricultoras e envolve reuniões, encontros, palestras e debates quanto à políticas públicas referente a serviços e bens sociais como saúde, educação, moradia, entre outras questões. Os trabalhos seguem diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), por meio da Rede de Ater para Mulheres.

De acordo com a chefe do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso), Zilda Abrantes, a importância do trabalho de organização e conscientização da mulher rural está na inclusão social e produtiva, a partir da intervenção no campo, buscando combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.

Ela avalia que nos últimos dez anos, as políticas direcionadas às mulheres têm incentivado a valorização e a visibilidade de seus trabalhos, o que tem fortalecido sobremaneira a autonomia e melhorado a renda das famílias agricultoras. “É salutar a criação de mais políticas públicas destinadas à valorização profissional da mulher, a fim de que ela possa assumir autonomia em busca de espaço na sociedade”, enfatizou.

Resultados e ações - Durante todo o mês de março, dentro das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, foram realizados 97 eventos com a participação de aproximadamente 3.500 mulheres que se integraram em palestras, encontros regionais e municipais, caminhadas, cursos, capacitações, almoços com sorteios e distribuição de prêmios. As realizações tiveram apoio do Governo do Estado e parceria das prefeituras municipais, associações comunitárias, sindicatos e Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Atualmente, a Emater- GU, por meio do Contrato da Chamada Pública com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, presta assessoramento a 3.874 mulheres dos Territórios da Borborema, Zona da Mata Norte, Cariri Ocidental e Oriental e Médio Sertão. Também promove a organização de 57 grupos de mulheres distribuídos em seis eixos de atuação: Quintais produtivos, beneficiamento e processamento adequado de alimentos, financiamento de atividades rurais, comercialização da produção familiar, além de fomento e qualificação para atividades não agrícolas (artesanato, industrialização caseira, turismo rural) e ampliação no acesso à políticas públicas e programas sociais.

Secom/PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário