quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Indústria, parlamentares e governo discutem ajustes para o Brasil retomar a rota do crescimento



O debate, as propostas e o consenso entre empresários, representantes do governo e do Congresso Nacional são o caminho para a superação da crise e a retomada do crescimento econômico. Por isso, o 10º Encontro Nacional da Indústria (ENAI) reunirá cerca de 2 mil líderes empresariais de todo o país, parlamentares e representantes do governo nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

O encontro, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reunirá cerca de 2 mil empresários nas próximas quarta e quinta-feira (11 e 12), em Brasília. Evento terá a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e será encerrado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton.

O painel que debaterá a agenda do Congresso para a criação de um ambiente mais favorável aos negócios terá a presença dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB/PB).
“A situação econômica do país se agrava e precisamos encontrar saídas que não sejam apenas com aumento de impostos como deseja o desacreditado Governo Dilma”, destacou Cássio.

O ENAI é o maior fórum empresarial do país. Realizado anualmente desde 2006, discute os grandes temas nacionais e propõe ações capazes de criar um ambiente mais favorável aos investimentos e estimular o desenvolvimento do país. Neste ano, diante da crise política e econômica, o tema é Brasil: Ajustes e Correção de Rota.

A expectativa da indústria é que o Poder Executivo e o Congresso Nacional superem as divergências políticas e estabeleçam uma pauta que recoloque o país na rota do crescimento. As empresas também precisam fazer sua parte, propondo soluções para os obstáculos ao crescimento e aperfeiçoando a gestão das empresas para aumentar a produtividade e os investimentos em inovação e oferecer ao mercado produtos de mais qualidade a preços mais baixos. O evento será transmitido ao vivo através do site do site www.portaldaindustria.com.br/imprensa/aovivo.
Com informações da CNI

CCJ aprova projetos administrativos do TJ e mais 39 matérias



A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (10) dois projetos administrativos do Tribunal de Justiça do Estado e mais 39 matérias na 22ª reunião ordinária realizada no plenário José Mariz. Ao todo, 50 matérias foram apreciadas.
 
A reunião contou com a presença da presidente da Comissão, deputada Estela Bezerra, o vice-presidente Janduhy Carneiro e os deputados Ricardo Barbosa e Olenka Maranhão.

Os projetos de lei complementar 18/15 e 19/15, do Tribunal de Justiça do Estado, são de matérias administrativas sobre competências de varas e juízes e foi remetida à Comissão após tramitar em plenário na manhã de hoje.

Dentre as outras matérias analisadas, destaca-se o projeto de lei 334/15, do deputado Nabor Wanderley, que dispõe sobre a veiculação de pessoas desaparecidas nos portais do Governo do Estado de outros órgãos da administração direta e indireta.

Também tem destaque o projeto 343/15, do presidente da Assembleia Adriano Galdino, que obriga os fornecedores serviços contínuos a estenderem o benefício de novas promoções a clientes preexistentes.

Fonte: AL/PB

Governo do Estado e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente realizam conferência estadual



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB) realizam nesta quinta (12) e sexta-feira (13), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, a 9ª Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.   
O evento tem por objetivos avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema de Garantias de Direitos nas três esferas de governos e especificamente para o Estado da Paraíba, na perspectiva da construção participativa da Política Pública e o Plano Decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
A Conferência também irá eleger delegados, inclusive adolescentes, que representarão a Paraíba na etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no período de 25 a 27 de abril de 2016.
Entre os assuntos abordados durante os dois dias de evento estão a Política e o Plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento dos Conselhos de Direitos de Crianças e Adolescentes e a Redução da Maior Idade Penal.
Secom/PB

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Governo encerra ciclo de encontros sobre educação emocional com famílias de alunos da rede estadual



A dificuldade de acesso não impediu que a emoção das famílias dos alunos da Escola Estadual Campo de Sementes e Mudas, localizada em Cruz do Espírito Santo, fosse acessada de maneira transformadora. A estrada de terra cercada por um denso canavial foi enfrentada pelas 32 mães que estiveram presentes no último encontro sobre Educação Emocional e Social para Família e Comunidade promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a metodologia Liga Pela Paz.
Durante o encontro, a mãe de três filhos, Rosilda Amaro, entendeu e aplicou em casa tudo que aprendeu. “Eu gritava muito com meus filhos e eles diziam para eu não gritar e pedir por favor. Hoje eu não grito mais e peço por favor. Só tenho a agradecer à escola; esses encontros foram muito educativos”. A professora do 5º ano, Maria da Conceição, também percebeu a transformação na vida dos seus alunos. “Eles não conseguiam se relacionar, estavam sempre brigando e falando palavrão. Hoje eles não falam mais e fazem trabalhos em grupo com os colegas”.
O tema “Família e a construção da autoestima” foi conduzido pela diretora Edineuza de Oliveira com a dinâmica do elogio e com a entrega dos certificados de participação e de lembranças produzidas pela escola para as mães. “Durante os encontros, ouvimos muitas vezes que a solução que as mães usavam era bater nos filhos, muitas delas chegaram aqui ásperas, mas percebemos mudança, elas venceram a resistência e já olham para os filhos com paciência”, afirmou Edineuza.
“Trazer as famílias para dentro da escola era um sonho da equipe da Liga Pela Paz que foi compartilhado com a Secretaria de Estado da Educação e este sonho foi realizado. A gente espera que tudo que foi dito fique no coração e na mente de vocês e que cada um continue participando da vida da escola”, declarou a consultora pedagógica da Liga Pela Paz, Caren Domingues.
Encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade – Ao todo estão envolvidas 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.
Nos encontros não são discutidos assuntos relacionados à rotina da escola, mas temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, autoestima e perdão, que são trabalhados com os pais dos alunos.
Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PSI), deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas.
A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.
 Secom/PB