quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Audiência Pública apresenta ações de combate ao Aedes Aegypti na Capital



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, nesta terça-feira (15), uma Audiência Pública para discutir e apresentar ações de combate à proliferação do Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. A propositura do vereador Lucas de Brito (DEM) mobilizou representantes de várias secretarias e órgãos do Município, do Estado e do Governo Federal. Uma força-tarefa de enfrentamento ao mosquito.

Não podemos dormir no ponto. Estamos enfrentando uma guerra contra o Aedes Aegypti. O poder público tem um papel importante neste combate, mas a sociedade civil organizada e toda a população precisam se engajar”, afirmou Lucas.

O “mosquito da dengue” é o grande responsável pela transmissão da zika, doença que pode causar microcefalia em bebês e que também pode estar ligada a outras síndromes neurológicas.

Durante a audiência, foram apresentadas as ações que já estão sendo desenvolvidas para combater o Aedes Aegypti, por exemplo: a intensificação das vistorias em imóveis e a aplicação de larvicidas. A Gerência de Vigilância Epidemiológica de João Pessoas também apresentou dados do monitoramento dos casos de microcefalia. Ao todo, foram confirmados 207 casos na Paraíba, 125 só na Capital. 

Ainda na audiência, Lucas de Brito (DEM) apresentou um Projeto de Lei – que está em tramitação na CMJP – e que prevê multa para quem colaborar de alguma forma para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, em João Pessoa. A matéria deve ser votada na próxima semana.

Fonte: CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário