terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto Bombeiro Mirim encerra 2014 com formação de 95 crianças



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) encerrou, nesta terça-feira (16), as atividades referentes ao projeto social Bombeiro Mirim. O programa, que atende crianças carentes da faixa etária de 9 a 11 anos, formou este ano 95 alunos.  Eles participaram da solenidade que marcou o término do ano letivo 2014, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

Na ocasião, os estudantes receberam os certificados de conclusão do programa e fizeram o ‘juramento’ do Bombeiro Mirim, comprometendo-se a auxiliar qualquer pessoa que precisasse. “Eu achei muito bom o projeto, foi divertido, foi legal. Eu aprendi que ajudar as pessoas é muito importante”, comentou a estudante Kauana Ferreira, de 10 anos.

Para o secretário-executivo de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, o Bombeiro Mirim leva conhecimento e esperança para crianças carentes. “Nosso desejo é que o aprendizado seja repassado por essas crianças para as famílias delas, assim como para os demais colegas. É muito bom ter a oportunidade de participar de um momento como esse e ver o brilho e a esperança no olhar dessas crianças”, pontuou Jean, ao elogiar o trabalho da equipe de formadores.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro, destacou que o projeto tem a intenção de transmitir conhecimentos básicos de prevenção relacionados à atividade da corporação, mas também princípios de cidadania e inclusão social.  “O programa proporciona uma visão diferente para essas crianças, de que o futuro delas só depende do esforço que fizerem, que elas podem sobrepujar a situação de vulnerabilidade em que vivem e se tornar grandes profissionais e cidadãos de bem”, comentou o comandante.

Ele lembrou que o projeto Bombeiro Mirim trabalha a prevenção ao uso de drogas e à violência, além de atividades de prevenção a acidentes domésticos em geral (incêndios, afogamentos, choques elétricos, etc) e  salvamento (rapel, tirolesa). Há ainda aulas de reforço para alunos com dificuldades na escola, atividades físicas, de entretenimento e lazer. Os instrutores também dão aulas sobre a preservação do meio ambiente, incentivo à leitura e cultura geral – com visita a teatros, unidades militares e prédios de importância histórica. 

O Projeto - As atividades do Bombeiro Mirim ocorrem tanto na sede do Quartel do Comando Geral, em João Pessoa, como em ambientes externos. O Projeto acontece em parceria com a  Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Seds), com a Fundação do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) e a  Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp).

Nos quatro anos de existência do projeto, desde 2010, já foram atendidas 944 crianças em situação de risco, principalmente de João Pessoa. Este ano, as comunidades beneficiadas foram Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Cristo, Bairros dos Ipês e Mandacaru.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário