quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vereador sugere que multas cobradas por atraso do período de greve dos bancários deveriam ser ônus dos bancos



O parlamentar Helton Renê (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (9), para sugerir que os juros e moras que estão sendo cobrados aos cidadãos, relativos às contas pagas em atraso devido à greve dos bancos, deveriam ser ônus da rede bancária.

Todos os clientes dos bancos agora estão, além de enfrentarem longas filas, tendo que arcar com os ônus das contas em atraso. Ora, como pagar as contas, se você não tem onde pagar? Como posso sofrer com multa ou qualquer ônus pela impossibilidade de realizar os pagamentos? Os bancos limitam saques e os valores para recebimento de pagamento nos caixas eletrônicos. Estou vendo uma anomalia, os bancos não podem cobrar essas multas, isso vai se refletir na sociedade consumerista”, comentou Helton Renê.

O parlamentar também falou que todos os anos a sociedade está sofrendo com as greve dos bancos e precisa haver uma força-tarefa para dirimir esse problema. Ele ainda anunciou que realizará sessão especial para discutir questões relacionadas às ações dos bancos e financeiras que atuam na cidade. O vereador já realizou um debate sobre o tema no plenário da Casa, mas as instituições financeiras não compareceram.
Os vereadores Benilton Lucena (PT) e Fernando Milanez (PMDB) consideraram as cobranças dos juros uma política desumana para com a população, que não tinha onde pagar as contas e, além disso, não receberam as contas em suas residências devido a greve dos Correios. Já o vereador Marco Antônio (PPS) sugeriu que, na próxima greve, os bancos ficassem de portas abertas recebendo as contas sem cobrar as taxas administrativas que seriam repassadas aos empresários.

Helton Renê ainda lembrou que os clientes que mais sofrem com essas cobranças injustas são os trabalhadores que têm seu dinheiro contado e regrado para as despesas de cada mês e, por conta da greve, deparam-se com acréscimos que vão fazer falta na contabilidade final de suas despesas. Ele sugeriu a criação de uma lei que proíba a cobrança de multas decorrentes do período em que os bancos estiverem em greve. O vereador também lembrou que tramita nas comissões da CMJP um projeto de sua autoria que dispõe sobre a educação financeira nas escolas da Capital para preparar os jovens para lidarem com as questões das finanças no seu cotidiano.

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário