quinta-feira, 6 de abril de 2017

Caps promove projeto Saúde na Praça com serviços de combate às drogas



O Centro de Atenção Psicossocial a Álcool e outras Drogas (Caps) – Caps Ad Primavera - de Cabedelo realizou, nesta quinta-feira (6), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde – 7 de maio. A iniciativa teve como objetivo levar à população informações sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço e orientar sobre a prevenção ao uso de drogas.
Na Ação, o Caps Ad Primavera levou para a Praça Pedro Américo, no Centro, os usuários do serviço com suas produções artesanais e apresentação musical dos componentes da oficina de música. Houve a distribuição de panfletos e folders sobre os malefícios do uso de drogas, as formas de prevenção e os serviços prestados pelo Caps à população. O encontro também contou com a participação de profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE), com a realização de testes rápidos de ISTs; e da Atenção Básica, com demais exames como verificação de pressão e teste de glicemia.
“Resolvemos trazer os usuários do nosso Caps para a praça para, além de mostrarmos o serviço desenvolvido pelo serviço, fazer uma mostra do que eles produzem lá. Trata-se de um evento da maior importância e de um alcance significativo para a luta contra o uso abusivo de álcool e outras drogas. São exames, palestras e esclarecimentos para quem já é usuário do Caps e para a população em geral. Temos aqui uma mostra do trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional, cujos resultados se vê na participação dos usuários de forma lúdica, espontânea, mostrando suas produções e atividades”, destacou o secretario de Saúde, Jairo Gama.
A coordenadora do Caps, Kalina Figueiredo Brito Braga, falou sobre os objetivos da ação.“O propósito desse encontro foi divulgar o nosso trabalho. O que é o Caps e o que ele proporciona. Sabemos que aqui é um ambiente de concentração de pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, então é um meio deles saberem do nosso trabalho e como ele é desenvolvido”, completou.
Sobre o Caps – O Caps AD é um serviço de Saúde Mental que cuida de pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo um planejamento terapêutico individual a partir de cada situação vivenciada pelo usuário. O seu principal objetivo é evitar as internações decorrentes do uso abusivo e integrar o usuário à família e à comunidade. O Caps AD funciona a partir da lógica de Redução de Danos, que se caracteriza em uma ampla perspectiva de práticas voltadas para minimizar as consequências para a saúde do usuário dessas substâncias. 
 Secom/Cabedelo/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário