A 42ª Feira da Abav (Associação Brasileira de Agências
de Viagens), que está sendo realizada em São Paulo até domingo (28), começa a
gerar bons resultados para o ‘Destino Paraíba’. A presidente da Empresa
Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, informou que manteve reuniões com
os diretores de três grandes operadoras nacionais (TAM Viagens, CVC e
Tourlines) e outras três internacionais ( as portuguesas Solférias e
ExóticaOnline; e a argentina Tourmed) e ficou acertada a realização de
capacitações junto aos agentes de viagens dessas operadoras ainda neste ano e
para 2015.
A
executiva paraibana informou que, juntamente com a ABIH-PB, Convention Bureau
de João Pessoa e prefeituras, estão confirmadas capacitações nas cidades
portuguesas de Lisboa (capital), Coimbra, Porto e Albofeira, entre 10 a 13 de
novembro. As capacitações foram agendadas com os diretores da Solférias e
ExóticaOnline nesta quinta-feira (25) no estande da Paraíba. “Essas
capacitações ocorrerão durante os workshops do Brasil em Portugal. Será a
segunda vez que estaremos divulgando o Destino Paraíba naquele país, já que no
ano passado mantivemos muitos contatos e por isso estamos sendo convidados
novamente”, explicou. Ainda sobre o mercado internacional, a operadora
argentina Tourmed, por intermédio de sua diretora Flávia Morgado, confirmou
capacitações a serem realizadas em outubro próximo nas cidades de Buenos Aires,
Córdoba e Rosário.
Até o
final do ano, o trade paraibano deve promover uma capacitação no Rio de Janeiro
para cerca de 100 agentes de viagens da operadora TAM Viagens. Avelino disse
que é uma forma de fortalecer o fluxo de passageiros para o voo diário que a
TAM implantou recentemente. Outra ação que ficou definida durante a reunião com
os diretores da CVC foi de que em 2015 ocorrerão novas capacitações para
divulgação do ‘Destino Paraíba’. As datas serão divulgadas posteriormente e a
ação deverá ocorrer em várias capitais brasileiras, principalmente nas regiões
Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Por fim,
a operadora Tourlines também definiu com a PBTur e o trade paraibano um pacote
de capacitações para 2015. Ruth Avelino informou que o objetivo é focar a
divulgação do destino no estado do Espírito Santo (ES). “A operadora é muito
presente nos estados do Sul e Sudeste e o fluxo de turistas oriundos do
Espírito Santo para o Nordeste vem aumentando nos últimos anos. É uma
oportunidade única, pois até o momento não tínhamos realizado eventos junto aos
agentes de viagens daquele estado”, revelou.
Secom/PB