quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Seis operadoras de turismo fecham calendário de divulgação do ‘Destino Paraíba’ para 2015



A 42ª Feira da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), que está sendo realizada em São Paulo até domingo (28), começa a gerar bons resultados para o ‘Destino Paraíba’. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, informou que manteve reuniões com os diretores de três grandes operadoras nacionais (TAM Viagens, CVC e Tourlines) e outras três internacionais ( as portuguesas Solférias e ExóticaOnline; e a argentina Tourmed) e ficou acertada a realização de capacitações junto aos agentes de viagens dessas operadoras ainda neste ano e para 2015.

A executiva paraibana informou que, juntamente com a ABIH-PB, Convention Bureau de João Pessoa e prefeituras, estão confirmadas capacitações nas cidades portuguesas de Lisboa (capital), Coimbra, Porto e Albofeira, entre 10 a 13 de novembro. As capacitações foram agendadas com os diretores da Solférias e ExóticaOnline nesta quinta-feira (25) no estande da Paraíba. “Essas capacitações ocorrerão durante os workshops do Brasil em Portugal. Será a segunda vez que estaremos divulgando o Destino Paraíba naquele país, já que no ano passado mantivemos muitos contatos e por isso estamos sendo convidados novamente”, explicou. Ainda sobre o mercado internacional, a operadora argentina Tourmed, por intermédio de sua diretora Flávia Morgado, confirmou capacitações a serem realizadas em outubro próximo nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário.
  
Até o final do ano, o trade paraibano deve promover uma capacitação no Rio de Janeiro para cerca de 100 agentes de viagens da operadora TAM Viagens. Avelino disse que é uma forma de fortalecer o fluxo de passageiros para o voo diário que a TAM implantou recentemente. Outra ação que ficou definida durante a reunião com os diretores da CVC foi de que em 2015 ocorrerão novas capacitações para divulgação do ‘Destino Paraíba’. As datas serão divulgadas posteriormente e a ação deverá ocorrer em várias capitais brasileiras, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Por fim, a operadora Tourlines também definiu com a PBTur e o trade paraibano um pacote de capacitações para 2015. Ruth Avelino informou que o objetivo é focar a divulgação do destino no estado do Espírito Santo (ES). “A operadora é muito presente nos estados do Sul e Sudeste e o fluxo de turistas oriundos do Espírito Santo para o Nordeste vem aumentando nos últimos anos. É uma oportunidade única, pois até o momento não tínhamos realizado eventos junto aos agentes de viagens daquele estado”, revelou.

Secom/PB

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Últimos aprovados da guarda serão convocados pela PMJP



O prefeito Luciano Cartaxo anunciou para o dia primeiro de dezembro a convocação dos últimos 30 classificados no concurso da Guarda Civil Municipal. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (23) durante reunião com a comissão de representantes do grupo, realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Com a convocação, o prefeito garante a entrada de todos os 332 aprovados que participaram da última etapa da concorrência: o curso de preparação.

“Estamos demonstrando o nosso compromisso com o fortalecimento da Guarda Municipal, o que interfere positivamente na nossa política de segurança preventiva, e também com o instituto do concurso público, que a forma ideal para o ingresso no serviço público, privilegiando o mérito e a qualificação”, afirmou o prefeito.

O concurso para agente da Guarda Civil Municipal abriu 250 vagas. A última etapa da concorrência, no entanto, contou com a participação dos 332 aprovados. Em um primeiro ato, a Prefeitura Municipal de João Pessoa convocou os 250 agentes que se encontravam dentro das vagas previstas, chamando outros 52 logo em seguida. Os últimos 30 classificados assumem no dia primeiro de dezembro.

De acordo com o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, o ato traz um grande reforço à política municipal de segurança, voltada para a prevenção. “Podemos observar que a repressão não tem sido a melhor política de segurança e, por isso, temos atuado na prevenção. A Guarda Municipal de João Pessoa é pioneira neste intuito e vai ganhar muito com os novos agentes, que estão preparados para assumir a função”, declarou

Diferencial – A única agente a assumir seu posto em uma data diferenciada será Tatiana Fontes, que já poderá responder como agente a partir do dia primeiro de outubro. Isso aconteceu por um pedido especial feito ao prefeito, já que Tatiana está grávida e gostaria de assumir antes da licença maternidade. “Fico muito feliz pela sensibilidade do prefeito e pelo consentimento de minhas colegas, que aprovaram a decisão”, declarou emocionada.

A representante do grupo, Deyse Reis, falou da alegria de ter a certeza da convocação. “Estudamos e nos preparamos muito para este momento. Por isso é tão importante para todas nós e também para as nossas famílias, que vão ganhar mais uma renda. Agradecemos ao prefeito pelo ato e pelo diálogo demonstrado e com certeza estamos prontas para dar o nosso melhor para a população”, afirmou.

Efetivo - Com a convocação, a Guarda Municipal passa a contar com 830 agentes, que poderão ampliar e reforçar programas como o Ronda Escolar e o Orla Segura. Outro diferencial será o crescimento no número de agentes mulheres, que vai passar de 75 para 105, já que os 30 últimos convocados são mulheres.

Secom-JP

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Chuvas ultrapassam em mais de 100% o esperado para o mês em João Pessoa



A circulação dos ventos formados no Oceano Atlântico provocou chuvas inesperadas nesse final de semana em João Pessoa. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), das 9 h da manhã de sábado (6) até o mesmo horário desta segunda-feira (8), foram registrados 94,4 milímetros de precipitação, valor que supera em mais de 100% a quantidade de chuva esperada para todo o mês de setembro.

O setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa também registrou índices pluviométricos significativos em cidades do Brejo e Agreste. “A umidade trazida por esses ventos oceânicos fez com que o tempo ficasse nublado em quase todo o Estado e a chuva se prolongasse em algumas cidades. Em São Miguel de Itaipu, por exemplo, registramos 70,2 milímetros de ontem (domingo) para hoje (segunda-feira). E em Campina Grande foram 31,5 milímetros, quase o esperado para o mês”, destacou a meteorologista Carmem Becker.

Imagens de satélites e modelos meteorológicos analisados pelos técnicos da Aesa, na Sala de Situação, em Campina Grande, indicam que as chuvas devem se estender até a manhã desta terça-feira (9). “A previsão é de que o fenômeno meteorológico continue atuando sobre o Estado, principalmente no Litoral. Mas ao longo da semana a tendência é de uma diminuição das chuvas, principalmente a partir da segunda quinzena de setembro, quando nos aproximamos da chegada da primavera”, explicou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno. A estação das flores, que começa às 23h29min do próximo dia 22, é caracterizada pelos baixos índices pluviométricos e pela gradual elevação da temperatura até a chegada do verão.

Secom/PB

CCJ analisa dois vetos, uma PEC e seis projetos de lei nesta terça



A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), analisa 10 matérias, nesta terça-feira (9), às 8h, no plenário Deputado José Mariz. Após a reunião, haverá sessão ordinária.

Constam em pauta dois vetos do Poder Executivo a projetos dos parlamentares, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), seis Projetos de Lei Ordinária (PLO), e um parecer técnico.
O primeiro veto em pauta é o 258/2014, referente ao projeto de lei 1.879/14, sobre a liberação imediata do gravame, uma espécie de encargo sobre bens alienados, após a quitação de veículos financiados.
O segundo veto é o 259/2014, ao projeto 1.878/14 relativo à regulamentação da cobrança da meia-entrada para estudantes e também para professores da rede pública e privada em estabelecimentos comerciais, cinemas, casas de espetáculos, teatros, campos de futebol, e para participações em capacitações de qualquer gênero.

Emenda constitucional
Na pauta da CCJ, também consta a PEC 33/2014, que altera a redação do artigo 27 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual. A matéria, proposta pelo Governo do Estado, atende a uma reivindicação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O objetivo é assegurar, por meio do texto constitucional, direitos e prerrogativas ao Poder Executivo e ao MPPB de instalar órgãos de proteção ao consumidor (Procon).

Projetos de Lei em pauta
Entre os projetos de lei em pauta, está o 1.940/14, que foi pedido vista na última reunião da CCJ, sobre a publicização das informações da área de Segurança Pública estadual.
Também serão analisados o 1.943/14, sobre a dispensa do registro em cartório do contrato de financiamento de veículos; o 1.949/14, relativo a isenção da cobrança do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), na compra e venda de motocicletas; e o 1.988/14. Esta última matéria propõe a estadualização da estrada que liga os municípios de Mãe D’Agua e Imaculada, com acesso às rodovias PB-276 a PB-306.

Parecer técnico O parecer técnico a ser analisado pelos membros da CCJ é referente ao projeto de lei 1.980/14, que reconhece a utilidade pública do Instituto de Cultura Américo Falcão, em João Pessoa.

ALPB