O enfrentamento da violência foi um temas trazidos para reflexão durante a sessão especial conjunta entre a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Câmara Municipal de João Pessoa realizada nesta sexta-feira (19.08) para comemorar o Dia do Maçom.
O deputado Raniery Paulino (PMDB), um dos autores da propositura juntamente com o deputado Janduhy Carneiro (PPS), destacou em seu discurso a importância dos diversos segmentos da sociedade, entre os quais a Maçonaria, se unirem em prol da busca de soluções para combater os altos índices de violência na Paraíba.
“Todos precisamos fazer uma grande corrente de solidariedade. Os que lutam pela harmonia e pela paz precisam ter um vínculo maior de fraternidade,para enfrentar essas diversas formas de violência que precisam ser debeladas do nosso convívio habitual”, disse Raniery em seu discurso.
O parlamentar apresentou dados e estatísticas com relação ao aumento do número de mortes violentas e destacou ainda, o crescimento da violência no trânsito.
“Gostaria de neste instante estar prestando homenagens ao Maçom Paraibano de outro modo, utilizando palavras de alegria e felicidade. Mas não podemos esconder a realidade na qual todos estamos inseridos. Por isso, vamos dar as mãos e juntos, enfrentar esse problema, rompendo o medo e a impotência, apoiando as iniciativas em busca de resultados mais positivos”, disse ele.Já o deputado Janduhy Carneiro abordou em seu pronunciamento o trabalho da Maçonaria em prol de diversas causas de relevância social, à exemplo no combate da corrupção, sendo uma das que encamparam a campanha pela Lei da Ficha Limpa.
“Lutamos contra todas as formas de opressão de governos, discriminação e preconceito.Somos defensores intransigentes dos direitos humanos e da liberdade de expressão, o combate à corrupção é também uma das prioridades da Ordem Maçônica”
Os vereadores pessoenses, Benilton Lucena (PT), na ocasião representando o presidente da Câmara, vereador Durval Ferreida e Geraldo Amorim (PDT), também autor da iniciativa. “A violência é um problema que afeta e preocupa a todos nas mais amplas esferas. Tudo isso que tem a ver com a exclusão, com o consumismo, com a intolerância e com a corrupção”, destacou Geraldo Amorim.
Com o plenário Deputado José Mariz lotado, vários maçons foram homenageados pela Casa de Epitácio Pessoa e também pela Câmara Municipal da capital. Receberam placas comemorativas da ALPB em alusão à data, Carlos Augusto Braz Cavalcanti, Grão Mestre do Grande Oriente da Paraíba, Aderaldo Pereira, Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Paraíba e Marcos Antônio de Araújo Leite, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.
Pela Casa de Napoleão Laureano, foram concedidos o título de cidadão pessoense aos maçons Sebastião Antônio do Nascimento e Clerton Azevedo Franca, além da Medalha de Mérito Social Padre Zé Coutinho ao maçom Adamastor Lins Franca.
Em nome da Maçonaria Paraibana, o Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Aderaldo Pereira agradeceu as homenagens. “A importância maior é o reconhecimento que do trabalho que a Maçonaria tem diuturnamente na Paraíba de ajudar e participar efetivamente da sociedade através de suas amplas ações sociais e filantrópicas”, observou.
Codecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário