quarta-feira, 27 de março de 2013

Câmara da Capital vai discutir políticas públicas para o Autismo e denúncias contra a Energisa

Uma audiência pública e uma sessão especial estão na pauta da semana das sessões extraordinárias da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para o período de 1º a 5 de abril, de acordo com a “Agenda da Semana”, distribuída pelo Setor de Cerimonial da Casa nesta quarta-feira (27). Os eventos acontecem no plenário Senador Humberto Lucena.
 
Na terça-feira (2), às 15h, os vereadores Eliza Virgínia (PSDB) e Raoni Mendes (PDT), em audiência pública, vão discutir políticas públicas sobre o Autismo.
 
Autismo é uma síndrome comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem, e apresenta comportamentos restritos e repetitivos, ou seja, um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
 
Dia Mundial do Autismo
 
Todo dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que existam dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.
 
Caso Energisa

Às 10h da quinta-feira (4), durante sessão especial, o presidente Durval Ferreira (PP) e a vereadora Raíssa Lacerda (PSD) vão “discutir e analisar as graves denúncias feitas contra a distribuidora de energia elétrica da Paraíba – Energisa.

Na manhã do último dia 12, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Raíssa Lacerda trouxe um funcionário da Energisa que formalizou uma denúncia de que a empresa vem “produzindo” desvios de energia para extorquir multas de elevados valores dos consumidores pessoenses. A vereadora ainda apresentou um vídeo no qual o funcionário, Sidney Sandrinni demonstrou como são realizados os “gatos” fictícios com a utilização do “fio preto”. O vídeo ainda continha dois depoimentos de consumidores, moradores de áreas carentes da cidade.

Raissa Lacerda lembrou que, durante a sessão, os vereadores Fernando Milanez (PMDB) e Marco Antônio (PPS) relataram que viveram situação semelhante às apresentadas no vídeo. Ela mais uma vez conclamou o Ministério Público (MP), e pessoalmente os procuradores Gualberto Bezerra e Eduardo Varandas, e o promotor Roberto Bezerra, para tomarem providências sobre a denúncia apresentada.

Ainda durante essa sessão ordinária a vereadora falou de outra bandeira do seu mandato que pretende proibir a troca dos relógios de energia elétrica atuais das residências por relógios digitais. De acordo com ela, as contas dos consumidores que tiveram seus medidores trocados aumentaram. Ela enfatizou que desde o primeiro dia do seu primeiro mandato, no início de 2009, vem travando uma luta aguerrida com a Energisa para evitar aumentos exorbitantes.
 
CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário