quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Conselheiros do TCE-PB participam em Cuiabá do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas




Cerca de 550 conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e auditores, estão reunidos em Cuiabá para o V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que começou nesta terça-feira (22) e prossegue até quinta (24). A Construção da Excelência Institucional é o tema principal do V ENTC, que também trará para o debate assuntos relevantes como Previdência, Lei da Ficha Limpa e os Novos Caminhos das Instituições em Tempos de Crise.
Participaram da cerimônia de abertura do evento, no Teatro Zulmira Canavarros, no centro de Cuiabá, os conselheiros do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira e Oscar Mamede Santiago Melo (conselheiro substituto). A partir desta quarta-feira (23), também participa do Encontro o presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima.
Durante abertura do V Encontro dos TCs, o presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim, ressaltou que os Tribunais de Contas devem assumir o protagonismo de buscar soluções para a devida execução das políticas públicas junto aos gestores. Ele explicou o novo modelo de fiscalização adotado pelo TCE-MT, que adota critérios objetivos como materialidade, relevância e risco, e afirmou que, dessa forma, conseguiu levar a força de trabalho do Tribunal para o cotidiano das pessoas, já que o foco das auditorias hoje são educação, saúde, transporte e recursos públicos. Antonio Joaquim destacou ainda a importância dos TCs para o exercício da cidadania.
O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio argumentou que o principal desafio dos Tribunais de Contas é entender esse momento de transformação social brasileiro e estabelecer parcerias com a administração pública, a favor da sociedade. Já o presidente da Abracom, Thiers Montebello, afirmou que o V ENTC ficará marcado como um importante passo no fortalecimento institucional e nas discussões sobre a importância dos órgãos de controle no Brasil.
Desafios dos Tribunais de Contas – No discurso de abertura do evento, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro (TCE-PE),Valdecir Pascoal, destacou que ampliar a efetividade das ações de controle externo no sentido de cumprir os ditames da Constituição Federal de 1988 e, ao mesmo tempo, fortalecer as instituições de fiscalização em prol do combate à corrupção sistêmica instalada no país, são alguns dos principais desafios que os Tribunais de Contas brasileiros devem enfrentar ao longo dos próximos anos frente à necessidade improrrogável de reestruturação econômica.
Pascoal citou a Operação Lava-Jato, deflagrada pela Polícia Federal, como um dos exemplos de como uma rede de controle fortalecida pode impactar em bons resultados na investigação de supostos casos de corrupção. “A Lava-Jato é uma grande operação em rede, que está passando o nosso país a limpo. Notamos que em sua essência a operação é respaldada por uma legislação moderna, junto a uma ação integradora. Com isso, o combate será cada vez mais sistêmico e sustentável, com o apoio e a boa atuação dos órgãos de controle”, completou.
Apesar do cenário político e econômico instáveis e do recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal, que possibilitou a candidatura a prefeito dos que tiveram as contas rejeitadas pelos Tribunais de Contas, Pascoal demonstrou otimismo para os próximos anos. Além de afirmar que a Atricon tentará reverter este entendimento do STF através de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade, pontuou uma série de acontecimentos históricos que marcaram diretamente a atuação dos Tribunais de Contas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal no ano 2000 e a Lei da Ficha Limpa em 2010.
“Nosso desafio agora é melhorar a questão ética através do que está posto, com os instrumentos que já possuímos e estamos prontos para concluir. Buscaremos reencontrar a ética e a qualidade dos serviços públicos. Afora todos estes desafios, é preciso cuidar da democracia, realinhando a inflação, dedicando-nos à LRF e atentando-nos aos princípios éticos”, concluiu.
Nesta quarta-feira (23), os Tribunais de Contas vão expor e compartilhar boas práticas identificadas durante a aplicação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), ferramenta desenvolvida pela Atricon.
O encontro terá ainda debates como os Novos Desafios da Lei da Ficha Limpa, com participação do ministro emérito do STF Carlos Ayres Britto e do ex-juiz Márlon Reis, um dos idealizadores dessa legislação.

Ascom/TCE-PB

Assembleia discute situação dos conselheiros tutelares em Audiência Pública



Conselheiros Tutelares de todo estado participaram nesta quarta-feira (23) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba para debater a situação dos conselhos na Paraíba. O evento, que ocorreu no plenário José Mariz, foi uma propositura do deputado Raniery Paulino e contou também com a presença do deputado Branco Mendes. 

Para o deputado Raniery Paulino, a audiência foi uma demanda que chegou até seu gabinete e o Poder Legislativo não poderia se furtar de participar desta discussão. "Eles reivindicam uma padronização, porque há dependência das prefeituras no que diz respeito a veículos, equipamentos e estrutura física", pontuou.

O parlamentar destacou ainda que os conselheiros tutelares ainda reivindicam melhorias nas condições de trabalho, com relação às melhorias salariais, como o piso nacional da categoria e implantação de delegacias especializadas.

Raniery disse também que o objetivo é buscar uma solução que seja viável tanto para os gestores, quanto para os conselheiros. "Entendemos de que cada município tem sua prioridade e não queremos criar um problema maior entre os prefeitos e os conselheiros. Vamos fazer ver que a categoria exerça um trabalho de grande importância para os municípios", ressaltou. 

O conselheiro Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Cavalcanti, ressaltou o papel fundamental dos conselheiros tutelares, que muitas vezes ficam 24 horas à disposição para atender qualquer demanda.

Para a professora da Universidade Federal de Campina Grande, Sheylla Galvão, conselheira de Direitos Humanos de Sumé e que capacita conselheiros no Cariri paraibano, a situação dos conselhos tutelares ainda é preocupante, pois o órgão ainda não conseguiu se firmar como entidade. "Eu vejo de forma preocupante a situação dos conselhos pois, apesar de existir desde a implantação do Estatudo da Criança e do Adolescente, a sociedade em geral ainda não entende qual a função dos conselhos", lamentou.

Também participaram a Audiência representantes do Fórum Nacional dos Conselheiros Tutelares, Coordenação de Direitos Humanos e Integração Comunitária da Polícia Militar, dentre outros. O Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares é comemorado no dia 18 de novembro. 

AL/PB

Delegacia Geral da Polícia Civil da Paraíba recebe representantes da Embaixada dos Estados Unidos



A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS), por meio da Delegacia Geral de Polícia Civil da Paraíba, recebeu na tarde desta terça feira (22), a visita de representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O encontro foi solicitado pelo escritório de segurança Force Protection Detachment.
Os investigadores especiais Jean Paraski e Gary McKay foram recebidos pelo delegado geral da Polícia Civil, João Alves, e pelo delegado geral adjunto da Polícia Civil, Isaias Gualberto. Também participaram do encontro o assessor jurídico da Delegacia Geral, delegado Erilberto Maciel, e o assessor administrativo da Delegacia Geral da Policia Civil, delegado Antônio Brayner.
A missão dos representantes da Embaixada Americana foi conhecer um pouco da atuação da Polícia Civil da Paraíba, debater sobre assuntos de segurança pública e buscar uma parceria durante as futuras visitas diplomáticas a João Pessoa que estão programadas para acontecer no início de 2017. Ao final da visita, eles entregaram uma lembrança do Consulado Americano ao delegado geral da PC, João Alves.
A Delegacia Geral da Polícia Civil se colocou à disposição da Embaixada. “Os nossos policiais civis estão capacitados e preparados para atuar em qualquer esquema de segurança. Convidamos os representantes da Embaixada Americana para conhecer a nossa estrutura na Academia de Polícia Civil (Acadepol), que conta com equipamentos de ponta para o treinamento do nosso efetivo. Na unidade de ensino, considerada uma das mais modernas do País, os nossos policiais também recebem cursos que ajudam no desempenho das suas atividades”, disse o delegado geral, João Alves.

Secom/PB