terça-feira, 28 de junho de 2016

CMJP divulga horário de funcionamento durante o recesso parlamentar



Em pleno recesso parlamentar, todos os setores administrativos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) continuam em atividade, organizando-se para o segundo semestre e fazendo balanços dos trabalhos realizados no primeiro período legislativo de 2016. Durante o recesso, o horário de funcionamento da Casa fica restrito ao turno da manhã, até as 14h. Durante este período, a Mesa Diretora da Casa responde pelas demandas legislativas, caso surjam, além das administrativas.

O recesso parlamentar na Câmara pessoense teve início no dia 20 de junho e vai até o dia 30 de julho. A primeira sessão ordinária do segundo período legislativo deste ano está prevista para acontecer no próximo dia 2 de agosto.

O presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP), demonstrou satisfação com a atuação da Casa e parabenizou a todos os parlamentares pelo desempenho. “A Câmara cumpriu o seu papel neste primeiro semestre de 2016. Encerramos os trabalhos deste período com a certeza de que atuamos de forma efetiva e próxima à população”, destacou.

Assessoria/CMJP

Polícia elucida homicídio de estudante de veterinária, prende seis pessoas e aponta irmã como mandante do crime



A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio da Capital, elucidou o homicídio do estudante de medicina veterinária Marcos Antônio Nascimento Filho, 28, apontando a irmã dele, Maria Celeste, como mandante do crime. Ela foi presa nessa segunda-feira (27), junto com outras cinco pessoas também envolvidas no assassinato, que aconteceu no dia 4 de junho deste ano, dentro de uma padaria no bairro Jardim Luna, em João Pessoa, com a simulação de um latrocínio.
Durante a operação denominada Gênesis, em referência ao primeiro livro da Bíblia que relata a morte de Abel por Caim, foram presos por cumprimento de mandado de prisão Maria Celeste do Nascimento, Welida Rainara da Silva, companheira dela e cúmplice no assassinato; Severino Fernando Ferreira, que intermediou o contato de Celeste com os executores Nielson da Silva e Ricardo Fernando Ferreira, que efetuou os disparos. Outra pessoa, detida por mandado de prisão temporária, está tendo a participação investigada e seria o comprador de bens vendidos pela mandante.
Nas residências de todos ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão, que resultaram na localização de duas armas de fogo, entre elas aquela que a polícia acredita ter sido utilizada para o crime, um revólver calibre 38, munições, celulares e um relógio roubado da vítima. O material será encaminhado para exames no Instituto de Polícia Científica (IPC).  
De acordo com as investigações, a motivação do crime está ligada ao fato de que Maria Celeste tinha como objetivo obter todo o patrimônio da família. “A mandante do homicídio, após a morte do pai, começou a dilapidar o patrimônio da família e esse comportamento não era aceito pelo seu irmão, Marcos Antônio. Ela vendeu duas casas em Bayeux, vendeu um automóvel do irmão, e ainda falsificou uma procuração com o nome dele, para vender um imóvel que era dele por herança. Quebramos o sigilo telefônico de Celeste e tivemos acesso a mensagens trocadas pelos dois irmãos, nas quais a vítima fazia cobranças, acerca da venda da casa dele e do automóvel. Ele não aceitava a conduta da irmã e passou a ser visto como um obstáculo”, explicou a delegada Júlia Magalhães, titular da unidade especializada. A autoridade policial ainda acrescentou que Maria Celeste dopava a mãe, que tem a saúde debilitada, para realizar os gastos sem que ela percebesse.
O delegado Aldrovilli Grisi, titular do inquérito, destacou o trabalho da perícia e do isolamento de local de crime, que contribuíram para a descaracterização do latrocínio e confirmação do homicídio. “As imagens do circuito de câmeras da padaria mostram que no momento em que Maria Celeste saiu do estabelecimento, levando todo o dinheiro do caixa, dois homens entram e anunciam o suposto assalto. Eles não saem de perto do Marcos. Um deles se dirige ao caixa e pega poucas moedas e o outro atira na lixeira, tentando intimidar a vítima. Depois, pedem para Marcos se ajoelhar e atiram na cabeça dele, fugindo com sua moto, que foi abandonada na BR. Todo o procedimento foi feito no intuito de simular um assalto, mas a perícia mostrou que o crime tinha características de execução”, frisou.
Com acesso às imagens, a Polícia solicitou a quebra do sigilo telefônico de Maria Celeste e teve acesso ao ‘ICloud’ do telefone celular, onde as conversas entre os irmãos eram armazenadas. “Em uma dessas conversas, Marcos chegou a ver a irmã articulando um assalto contra pessoa para a qual ela venderia os bens, um empresário. Também questionava a venda da casa e do automóvel”, explicou Grisi, acrescentando que somente essa transação havia rendido a mandante do homicídio mais de R$ 1 milhão.
A polícia também destacou que durante as investigações Maria Celeste foi várias vezes à Central de Polícia e em duas delas cobrou a liberação da moto que havia sido recuperada no dia do crime, visto que havia prometido o referido bem a Nielson, Severino e Ricardo como pagamento do assassinato.
Todos os presos serão indiciados por homicídio e serão encaminhados para unidades prisionais da Capital. As investigações continuam, para delimitar a participação de cada um dos envolvidos na execução do crime.
Secom/PB

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Hospital de Trauma de JP atende em torno de 700 pessoas durante o feriado junino



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, atendeu em torno de 700 pessoas durante o feriadão de São João. Os dados contabilizados são da meia noite da quinta-feira (23) até às 6h desta segunda-feira (27). Com relação a queimaduras foram 22 entradas, sendo a maioria relacionada aos festejos juninos.
De acordo com o setor de estatística da instituição, os casos envolvendo quedas e motocicletas lideraram as ocorrências com 138 e 114, respectivamente. Outros casos de destaque continuam relacionados ao trânsito como acidentes de automóvel (22), bicicleta (7), atropelamento (11), além de arma de fogo (11) e arma branca (8). Os outros casos foram clínicos.
Com relação a queimaduras, o hospital registrou 22 entradas, sendo que oito por fogos de artificio e 14 por queimaduras diversas. O número é inferior ao do ano passado quando foram registrados 25 casos, o que representa uma redução de aproximadamente 13,5% em relação ao mesmo período de 2015. No período de 1º a 27 deste mês, já foram atendidos 97 pacientes vítimas de queimaduras.
O complexo hospitalar é referência em tratamento a queimados. Possui uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), exclusivo, com médicos especializados nesse tipo de ocorrência e também equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitada. O setor funciona 24 horas.
Secom/PB

Ricardo sanciona leis que desenvolvem fontes alternativas de energia em edificações



O governador Ricardo Coutinho sancionou duas leis que fortalecem ainda mais as políticas de sustentabilidade desenvolvidas no Estado. A Lei de nº 10.718, de 22 de junho de 2016, dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistemas de captação de energia solar na construção de novos prédios, centros comercias e condomínios residenciais.
Já a Lei de nº 10.720, também de 22 de junho de 2016, institui a política estadual de incentivo à geração e aproveitamento de energia solar e eólica. Ambas foram publicadas no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (23).
A Lei de nº 10.718 é de autoria dos deputados Adriano Galdino e Renato Gadelha. Já a de nº 10.720 é de autoria do deputado Adriano Galdino.
O Governo do Estado tem sido reconhecido nacionalmente por já desenvolver projetos com casas que dispõem de energia solar fotovoltaica. Um desses reconhecimentos veio do prêmio Selo de Mérito 2015 – 62ª edição – pelos projetos Cidade Madura e Energia Solar Fotovoltaica, durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela Associação Brasileira das Cohabs, em São Paulo.
Pontos principais – Em seu artigo 1º, a Lei de nº 10.718 estabelece o seguinte: “As novas construções de prédios, centros comerciais e condomínios residenciais ficam obrigadas a instalarem sistemas de captação, armazenamento e utilização de energia solar a ser consumida nas edificações, neste Estado”.
Já em seu artigo 2º, a Lei diz que “os materiais e instalações utilizados na implantação do sistema de captação de energia solar deverão respeitar a Norma Brasileira (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas, e deverão ter garantida a sua eficiência, tendo sua comprovação aprovada por órgão técnico, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”.
Ainda de acordo com a Lei de n° 10.718, em seu artigo 3º, “todo projeto de construção de prédios, centros comerciais e condomínios residenciais exigirá, expressamente, a obrigatoriedade de instalação de sistema de utilização de captação, armazenamento e uso de energia solar.
Política estadual – A Lei de nº 10.720, que institui a Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar e Eólica no Estado, estabelece, entre outros, os seguintes pontos:
Artigo 1º - Fica instituída a Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar e Eólica, formulada e executada como forma de racionalizar o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia no Estado da Paraíba.
Já o artigo 2º estabelece os objetivos da Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar e Eólica. Entre eles, estão:
- Estimular, como forma de diminuir o consumo das diferentes fontes de energia, os investimentos e a implantação dos sistemas de energia solar e eólica, ecologicamente corretos, englobando o desenvolvimento tecnológico e a produção da energia solar fotovoltaica e fototérmica para autoconsumo em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários, comerciais e industriais;
- Criar alternativas de emprego e renda;
- Aprimorar a eficiência e o aproveitamento energético e redução dos custos;
- Prevenir ou mitigar impactos negativos ao meio-ambiente;
- Universalizar o serviço público de energia;
- Estimular o uso de tecnologias mais limpas e menos degradantes;
- Estimular o uso de fontes renováveis de energia;
- Incentivar o estabelecimento de indústrias que fabricam equipamentos e componentes para a geração de energia solar e eólica no Estado da Paraíba;
- Desenvolver o mercado fornecedor paraibano de equipamentos e serviços para a cadeia solar eólica, incluindo a atração de investimentos internacionais para favorecer a transferência de tecnologia;
- Fomentar programas de capacitação e formação de recursos humanos para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Adriano Galdino se reúne com presidente da Fiep e recebe plano estratégico para Campina Grande



O pré-candidato à prefeitura de Campina Grande, Adriano Galdino, se reuniu na manhã desta segunda (13) com o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Francisco Benevides Gadelha, para receber o Plano Estratégico de Desenvolvimento – Campina Grande 2035 e Municípios do Entorno – PED/CG. O documento tem o objetivo de orientar, durante os próximos 20 anos, o desenvolvimento da cidade e de municípios de seu entorno
                  
De acordo com Adriano Galdino, o documento oferece vasto material para compreender as demandas estruturais e urbanas que Campina Grande necessita para que a cidade cresça. “O plano prevê diversas alternativas para traçar projetos que vão melhorar de forma significativa o dia-a-dia da população campinense”, afirma o deputado que ressaltou ainda a inclusão dos municípios de Boa Vista, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas nas principais etapas do projeto.

O presidente da Fiep destacou o fato do material ter sido construído com apoio metodológico da Macroplan e conduzido por um comitê gestor multisetorial, formado por entidades de classe, representantes do poder público e da iniciativa privada. “Temos a colaboração de todos os atores sociais da cidade com a devida mobilização e representação social, trata-se de um documento importantíssimo para qualquer gestor público responsável”, explicou Gadelha.

A visão de futuro 2035 da cidade está desdobrada em sete áreas de resultados: Prosperidade e Competitividade; Qualidade de vida; Educação, Conhecimento e Inovação; Sustentabilidade Urbana e Ambiental; Inclusão Social; Organização territorial; e Gestão Pública.

Assessoria/ALPB