sexta-feira, 29 de abril de 2016

Segurança reforça ações para final da Copa do Nordeste entre Campinense e Santa Cruz



As Forças de Segurança da Paraíba irão empregar um esquema de policiamento diferenciado para a final da Copa do Nordeste 2016, que acontece às 16h deste domingo (1º), no estádio Amigão, em Campina Grande, com a disputa do título entre os times Campinense de Paraíba e Santa Cruz de Pernambuco. As ações incluem reforço nos efetivos das polícias Civil e Militar, dentro e fora de campo, e atuação do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Polícia Militar, o efetivo vai estar presente com sua tropa nas ruas adjacentes, bem como no estádio, com suplemento de unidades especializadas, como ROTAM, Ciclo Patrulha, Patrulha Rural, Ambiental, Força Tática, Companhia de Trânsito, Choque e Cavalaria. Serão policiados a Integração, Praça da Bandeira, corredores de acesso ao estádio e bairros onde há deslocamento de torcidas. Também haverá pontos de bloqueio em locais estratégicos. Os policiais ainda vão estar de sobreaviso a partir deste sábado (30).

Policiais civis também estarão presentes na Delegacia do Torcedor, instalada dentro do estádio, com equipe formada por delegado, agentes de investigação, escrivães e motoristas policiais, para atendimento específico de ocorrências no local. Na Central de Polícia de Campina Grande, no bairro do Catolé, também haverá uma equipe policial de plantão para demais ocorrências externas, além da presença de policiais para suporte logístico e operacional.

Já o Corpo de Bombeiros terá homens e mulheres empregados diretamente na prevenção no estádio. O efetivo será distribuído também em trios, no interior do campo, munidos com equipamentos para atendimento de primeiros socorros. Nove viaturas estarão dentro do ‘Amigão’, sendo duas ambulâncias, duas de busca e salvamento, quatro motorresgate e um veículo operacional de menor porte equipado com material de primeiros socorros.

As viaturas também terão extintores para uso em pequenos focos de incêndio e uma viatura do tipo Auto Bomba Tanque, para combate a incêndio, terá ponto base nas imediações do estádio.

Governo discute com dirigentes atividades nos Centros Sociais Urbanos



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou nesta quinta-feira (28), no Tambaú Flat, uma reunião com os diretores dos 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs) da Paraíba. O objetivo é potencializar as atividades oferecidas nos Centros para a população.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, destacou que os CSUs são espaços para a população e oferecem cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas, por meio de parcerias com Senac e outros órgãos. “Nos CSUs temos atividades para todas as faixas etárias, desde os idosos, com os grupos da terceira idade, passando pelas crianças e adolescentes, com as escolinhas de esporte. Os Centros Sociais são também espaços importantes para a oferta de cursos profissionalizantes para aqueles que buscam qualificação e um lugar no mercado de trabalho”, afirmou.  
Troca de experiência – Na reunião, os diretores tiveram a oportunidade de expor as ações de cada Centro Social Urbano e receber orientações sobre ações da assistência social, emprego e renda e cursos profissionalizantes.
As gerentes da Sedh, Patrícia Oliveira, executiva da assistência social e Ediclê Tavares, da Proteção Social Básica, destacaram que, além dos cursos, os CSUs têm ações importantes voltadas para idosos, mulheres e oficinas de artesanato. A coordenada estadual dos CSUs, Marta Cordeiro, ressaltou o compromisso dos coordenadores dos Centros, que contribuem para o êxito dos trabalhos realizados.  
 Programação de novos cursos – Nesta semana, teve início no CSU de Santa Rita, localizado no Alto das Populares, os cursos de Assistente Administrativo, Operador de Caixa e Operador de Supermercado, todos oferecidos em parceria com o Senac.
Já no CSU de Cajazeiras, terá início na próxima segunda-feira (2) os cursos de Cabeleireiro Assistente (200h), Auxiliar de Secretaria Escolar (180 h), Manicure e Pedicure (160 h).
No mês de junho, em João Pessoa, novos cursos serão oferecidos nos CSUs de Mandacaru, Rangel, Cica e Geisel.  
Para mais informações sobre o início dos cursos nos demais CSUs, os interessados podem ligar para a coordenação dos CSUs no telefone 3218.6667 ou procurar o próprio Centro Social para saber das vagas.

RELAÇÃO DE ALGUNS CURSOS GRATUITOS
CSUS
CURSOS
DATA INÍCIO
Cajazeiras
Cabeleireiro Assistente (200h)
Auxiliar de Secretaria Escolar (180 h)
Manicure e Pe
dicure (160 h )
02 de maio
Mandacaru
Cabeleireiro  Assistente (200h)
Depilador (160h)
Assistente de Pessoal (160h)
02 de junho
Rangel
Maquiagem Artística (40 h)
Assistente de Pessoal (160 h)
06 de junho
CICA
Assistente de Pessoal ( 160h)
Corte de cabelo (40h)
Penteados Clássicos (40 h)
07 de junho
Geisel
Colorimetria (60h)
Maquiagem Artística ( 40 h)
Assistente de Sec. Escolar (180h)
08 de junho
Marcos Moura
Cabeleireiro Assistente (200h)
Manicure e Pedicure ( 160 h)
09 de junho
Esperança
Cabeleireiro Assistente (200h)
Vendedor ( 160 h)
16 de junho
Catolé do Rocha
Cabeleireiro Assistente (200h)
Penteados Clássicos (40 h)
Assistente de Pessoal ( 160 h)
14 de junho

terça-feira, 12 de abril de 2016

Detran-PB promove treinamento para 250 profissionais de autoescolas



Mais de 250 profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) participaram, nesse sábado (9), do I Workshop de Direito e Segurança no Trânsito, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com o sindicato da categoria. O curso aconteceu nos dois turnos, no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, na Capital.
O evento foi aberto pelo superintendente do Detran da Paraíba, Aristeu Chaves, que destacou o pioneirismo do treinamento, no sentido de melhorar o relacionamento entre o órgão e os profissionais das autoescolas. “É um momento extremamente importante não apenas para o Detran, mas principalmente para a sociedade paraibana”, observou.
A solenidade de abertura também contou com a participação da vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano, que destacou a importância do evento, especialmente para os jovens condutores, que receberão instruções mais aprimoradas, para conduzir os seus veículos com total respeito às leis de trânsito. “Como vice-governadora, digo que precisamos zelar pela vida do povo paraibano”.
O workshop foi coordenado pela Divisão de Educação de Trânsito do Detran-PB, com a finalidade de atualizar os conhecimentos sobre legislação de trânsito e segurança viária junto aos profissionais das autoescolas. “O Workshop visou melhorar a qualificação dos instrutores e, consequentemente, a formação dos condutores. Para isso, reunimos profissionais de diferentes áreas do trânsito, que compartilharam conteúdos atuais para aprimorar as aulas”, afirmou a chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira.
Detran/PB

Adriano Galdino reúne pré-candidatos a vereador pelo PSB e destaca seu histórico pessoal e público marcado por superação e conquistas



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adriano Galdino (PSB) reuniu os pré-candidatos da legenda a vereador, ontem à noite em Campina Grande. O encontro foi o primeiro após o lançamento de sua pré-candidatura para prefeito da cidade. O presidente disse que a vida o preparou para esta missão e que seu programa de governo será pragmático, com foco para a educação e a saúde. Antes, Adriano esteve com os comerciantes da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e deu entrevista no programa Balanço Geral.

O deputado destacou suas origens como um dos fatores que justificam a força da sua candidatura. “Para chegar aonde cheguei enfrentei muitas dificuldades e consegui vencê-las uma a uma, portanto minha candidatura é a continuidade de uma trajetória de superação. Quem já passou pelo que passei está preparado para qualquer missão”, disse.

Graduado em Engenharia Civil e Direito, Adriano Galdino destacou a importância do estudo e do trabalho para o seu crescimento pessoal e profissional. “Estudei bastante, não tive apadrinhamento político e sei os desafios que pelos quais um cidadão comum passa nesse país de injustiças. Minha história é de enfrentamento e conquistas por mérito”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa foi prefeito do município de Pocinhos por três mandatos e tem todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Eleito e reeleito deputado, ele disse que é especialista em enfrentar grandes estruturas. “Consegui ser prefeito e furar o bloqueio de duas famílias que se revezavam na prefeitura de Pocinhos e mais tarde, de ser eleito como deputado e reeleito com grandes votações, apesar da concorrência de estruturas políticas e econômicas grandiosas”, disse.

De acordo com Galdino, à frente da gestão municipal, ele priorizará áreas essenciais como saúde e educação, e que inevitavelmente contribuem para o melhoramento de vários outros setores. “A questão da segurança, por exemplo, passa primordialmente pela qualidade do ensino, a educação é um fator essencial para uma mudança do cenário atual. Outro aspecto é o de garantir atendimento de saúde de qualidade conforme previsto na Constituição. “Se Campina Grande me der a oportunidade de ser prefeito eu digo que estou disposto e preparado. Tenho experiência intelectual, pública e pessoal. A vida me ensinou”, disse.

Assessoria Deputado