sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sine-PB oferta mais de 900 vagas no mercado de trabalho



O Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB) está ofertando 906 vagas de trabalho na Região Metropolitana de João Pessoa. Entre os segmentos que oferecem a maior quantidade de oportunidades estão os cargos de operador de telemarketing, com 800 ofertas, além de motorista de caminhão (20), ajudante de motorista (40) e vendedor pracista (13).
Do total de ofertas, algumas são para vagas específicas com nível superior como decorador de interiores (5), engenheiro eletricista (1), fonoaudiólogo (1) e professor de creche (1).
O Sine-PB informa que algumas vagas disponibilizadas podem ser preenchidas a qualquer momento e que as ofertas variam de acordo com a necessidade dos empregadores, podendo exigir experiência prévia na área de atuação ou com opções para primeiro emprego.
Os interessados devem apresentar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho no Sine-PB, localizado na Rua Duque de Caxias, 305, Centro, próximo ao Shopping Terceirão, em João Pessoa. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h30.
RELAÇÃO DE VAGAS DO SINE – PB:
20-MOTORISTA DE CAMINHÃO - CAT-D
40-AJUDANTE DE MOTORISTA
800-OPERADOR DE TELEMARKETING
03-AJUDANTE DE FERREIRO
08-AUXILIAR DE COZINHA
02-AUXILIAR DE PIZZAIOLO
03-CARPINTEIRO DE OBRAS
05-DECORADOR DE INTERIORES
01-ENGENHEIRO ELETRICISTA
01-FONOAUDIÓLOGO
03-OPERADOR DE EMPILHADEIRA
02-OPERADOR DE LAMINADOR
01-PASSADOR DE ROUPAS
01-SERIGRAFISTA
02-TORNEIRO MECÂNICO
13-VENDEDOR PRACISTA
01-PROFESSOR DE CRECHE

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Você sabe por que tem a sensação de que os anos passam cada vez mais rápido?



A decoração de Natal já adotada por alguns shoppings choca e leva ao pensamento de que 2014 que já está acabando. Mais um ano que passou muito rápido e que, quando menos esperávamos, já está no fim. A Copa passou e as eleições já estão no final. Mas por que temos a sensação de que anos novos sempre passam mais rápido do que os anteriores?

O site The Mind Unleashed ouviu especialistas e fez artigo no qual explica melhor a sensação de que, ano após ano, o tempo parece passar mais rápido. Alguns psicólogos, por exemplo, acreditam que essa sensação tem ligação direta com a quantidade de memórias afetivas que temos.

De acordo com esses especialistas, com o passar do tempo vamos tendo cada vez menos memórias inéditas - o primeiro beijo, a primeira viagem, a primeira paixão - e por isso temos mais dificuldades em separar as lembranças com um grande espaço de tempo entre elas. Com isso, nossa noção de tempo acaba sendo baseada em intervalos de emoções menores e mais insignificantes para a memória.

O envelhecimento também leva à diminuição da produção de dopamina no cérebro. A substância é responsável, entre outras, por liberar as sensações de prazer e também por fortalecer a memória. Mais uma vez, então, a passagem de tempo parece acontecer mais rapidamente conforme envelhecemos pelo fato de que nosso cérebro perde aos poucos a capacidade de armazenar o mesmo número de eventos marcantes se comparado ao período da infância.

Ainda é considerável nessa variação o instinto humano de economizar energia sempre que possível. Assim, nossa mente entra no piloto automático em muitas situações cotidianas que acabam passando batidas pela memória, contribuindo para a sensação de aceleração do tempo. Por termos mais atividades corriqueiras do que memórias marcantes, olhamos sempre para as emoções que marcaram nossas vidas e nos surpreendemos com o vácuo entre elas. Por conta disso, temos sempre a sensação de que os anos, conforme eles passam, avançam mais rapidamente.

Fonte: Yahoo

terça-feira, 14 de outubro de 2014

PBGás inicia trabalho para promover programa de eficiência energética



Com a finalidade de criar um projeto piloto para implantar o seu Programa de Eficiência Energética, a Companhia Paraibana de Gás (PBGás) está realizando um trabalho junto aos seus clientes industriais e comerciais, no intuito de auxiliar o início da geração distribuída e cogeração de energia com gás natural.
Durante uma semana, a empresa contou com a presença, na Paraíba, do engenheiro Jair Arone Maués, consultor Sênior da Petrobras, que fez várias reuniões com as áreas de negócio industrial e comercial da PBGás, visando estabelecer estratégias para a implantação do programa. Além das reuniões, a agenda de trabalho incluiu visitas aos possíveis futuros clientes em indústrias da Paraíba, bem como shoppings, hotéis e hospitais.
Esse programa de eficiência energética, segundo Jair Maués, vem atender a uma das linhas definidas pelo Ministério das Minas e Energia, notadamente para uma melhor atuação no setor industrial. “A Paraíba, através da PBGás, está sendo o estado pioneiro na busca de um projeto piloto para esse programa, o qual visa promover uma melhor eficiência energética nos processos térmicos industriais, com enfoque na redução do consumo de combustíveis e seus reflexos na energia elétrica”, explicou.
Jair ainda informou que esse projeto tem o objetivo de desenvolver uma cultura antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, e faz parte do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), o qual é executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras.
Daí a nossa presença na Paraíba, contribuindo para que a PBGás possa implantar esse programa que será um grande avanço para a Companhia e, sem dúvida, para os seus clientes nos mercados industrial e comercial”, justificou.
 

Deputados debatem sobre ações para a seca e PEC 31



A sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (14), ficou marcada por discursos sobre a seca, a PEC 31/2014 e agradecimentos de votos.

Carlos Dunga (PTB) solicitou aos colegas de Parlamento a subscrição em requerimento de sua autoria, endereçado aos dois candidatos à Presidência da República, solicitando à inclusão de propostas voltadas para atender o problema da seca que assola a maioria dos Estados do Nordeste e a liberação de crédito rural.
“Peço aos membros desta Casa que fez o ‘SOS Seca’, que trata do assunto com zelo e prioridade, que encaminhe este pleito aos dois presidenciáveis para que nós não vejamos mais carcaças de animais mortos nos municípios paraibanos e que se libere a carta de crédito dos pequenos produtores rurais”, disse.

O deputado José Aldemir (PEN) encaminhou requerimento destinando voto de congratulação à Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura, pela passagem de 20 anos de emancipação política, comemorados nesta segunda-feira (13). “Um município que cresce e se desenvolve. Tive a oportunidade de participar das festividades alusivas ao aniversário da cidade”, comentou.

 PEC 31
 O deputado Janduhy Carneiro (PTN) discursou sobre a (PEC) 31/2014, de sua autoria, que trata sobre normas de disciplinamento aos integrantes da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e do Corpo de Bombeiros Militar.

A matéria permite que militares em regime de licença, retornem à corporação. 
Janduhy Carneiro também destacou o projeto de lei 1.968/14, de autoria da Defensoria Pública do Estado (DPE), fixa o subsídio dos membros da categoria.

 “O presidente Ricardo Marcelo (PEN) vai receber os policiais militares licenciados, além dos defensores públicos ou qualquer outra categoria que esteja interessada em debater temas importantes. Assim tem sido pautada a conduta do nosso presidente, que encontrará a melhor medida possível”, concluiu o deputado.

Após a sessão, policiais militares em protesto contra a não votação da PEC 31/2014 em plenário, quebraram uma divisória e uma porta do prédio da Assembleia Legislativa.

Agradecimento de votos
O deputado Toinho do Sopão (PEN) agradeceu a votação recebida no primeiro turno, que não o levou à reeleição. Ele fez um balanço do mandato parlamentar nos últimos quase quatro anos e afirmou que se despede da vida pública no final da atual Legislatura.

“Agora, como não tive o mandato renovado, saio da política de cabeça erguida, sem fazer falsas promessas, sem iludir, sem trair ninguém. Sou grato por permitir a um homem simples o direito de ser deputado estadual”, discursou.

Daniella Ribeiro (PP) também agradeceu pela reeleição de deputada estadual. “Nos últimos anos estive aqui exercendo um mandato outorgado pelos paraibanos, com respeito a nossa missão que é a de representar o povo paraibano e, em nome dele, é que devemos atuar legislando e fiscalizando”, concluiu.

Fonte: ALPB

Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal começa no próximo sábado



Começa no próximo sábado (18) a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e o Núcleo de Controle de Zoonoses. Esta é a 32ª edição do evento, que terá a participação de todas as Gerências Regionais de Saúde e o Nível Central, dando suporte aos municípios paraibanos no que diz respeito à operacionalização da campanha, com distribuição dos insumos necessários (seringas, agulhas e vacinas) e informes técnicos.
Na Paraíba, a meta é imunizar 80% dos animais, entre cães e gatos. Atualmente, o Estado possui 711.376 animais, sendo 518.515 cães e 192.751 gatos. De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES-PB, veterinário Francisco de Assis, deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade.
“Os animais precisam estar em bom estado de saúde e é importante salientar que a vacina não tem contraindicação. Eles não sentirão dor nenhuma pois a aplicação é sub-cutânea”, explicou.
No ano de 2013, a campanha atingiu 85% de cobertura vacinal, com a vacinação de 441.212 cães e 133.850 gatos.
Neste ano, serão colocados a disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios do Estado. Os postos funcionarão no próximo sábado, das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde. “Nós visitamos todas as regionais de saúde e mobilizamos profissionais que estão engajados na campanha e divulgando através de cartazes e veículos de comunicação a importância da vacinação dos animais”, disse Francisco de Assis.
Pelo sexto ano consecutivo, será utilizada a Vacina de Cultivo Celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura. A vacina faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos junto a Organização Mundial de Saúde.
Para esta campanha, que segue até o dia 18 de novembro, o Ministério da Saúde enviou 700 mil doses de vacina e o mesmo número de seringas e agulhas.  Serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, uma para cada animal vacinado, proporcionando uma melhor qualidade no serviço e evitando possíveis contaminações. A Secretaria de Estado da Saúde já repassou os insumos necessários para todas as Gerências Regionais de Saúde, que fará o encaminhamento para os municípios correspondentes.
Dados – Há quatro anos a Paraíba não registra caso de raiva canina e há 15 não há casos de raiva humana. Os últimos foram no ano de 1999 (dois casos).
A raiva – É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o Sistema Nervoso Central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.
A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural tem como principais transmissores os bovinos, caprinos, suinos, ovinos e equideos; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam maior perigo e no ciclo urbano os principais responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.