sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Delegacia online da Polícia Civil possibilita registros de boletins de ocorrência



No período do Carnaval o cidadão pode registrar os boletins de ocorrência (BO) pela Internet. O serviço de Delegacia Online, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) da Paraíba, está disponível 24 horas e é gratuito. Na página (www.delegaciaonline.pb.gov.br) o folião ou o turista pode conseguir um BO em casos de pequenos furtos e/ou extravio de documentos.

Durante o ano de 2013 mais de dez mil ocorrências foram registradas pela secretaria. Com mais de um ano de funcionamento, o serviço proporciona a comodidade da Internet e demonstra a preocupação do Governo do Estado em oferecer um trabalho eficiente para a comunidade.

Para registrar o Boletim de Ocorrência, basta acessar o endereço eletrônico ou o link localizado no canto esquerdo da página inicial do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br). O cidadão deve preencher um formulário e aguardar o retorno da equipe de policiais que envia ao solicitante o número de protocolo com o qual ele poderá imprimir o boletim. “É importante enfatizar que fornecer informações falsas à polícia é crime”, ressaltou o delegado geral adjunto Isaías Gualberto.

De acordo com o secretário geral adjunto, além de facilitar a vida do cidadão, o registro de BO através da Internet ajudou a desafogar as delegacias que puderam se dedicar aos casos de crimes violentos. “A Delegacia Online funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O usuário pode fazer seu pedido a qualquer hora, mas os policiais fazem a avaliação em horário comercial de segunda à sexta”, esclareceu o gestor.

Apesar de ser um serviço oferecido pela Internet, o delegado geral adjunto lembra que o usuário deve preencher o formulário com uma linguagem formal, sem abreviações. “Algumas pessoas preenchem a solicitação com uma linguagem informal, usada na internet, o solicitante tem que saber que está preenchendo um documento oficial”, informa.
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento da delegacia, pode-se enviar um e-mail para o endereço delegaciaonline@ssp.pb.gov.br ou ligar, em horário comercial, para o telefone 8801-6129.

O delegado geral recomendou à população que em dias de folia, em locais com grande aglomeração, evitem levar muitos documentos. “Já vimos situações onde as pessoas perderam certidões de casamento, nascimento, cartões de crédito, título de eleito”, disse.

Outros serviços- A secretaria de Segurança e Defesa Social reforça para os foliões que ainda existem outros canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas e pode ser usado para informação de crimes em qualquer lugar do Estado, a ligação é gratuita e sigilosa. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop),que funciona por meio do número 190, é outro canal que também está disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Gustavo Nogueira se despede da equipe, agradece apoio de Ricardo e enaltece conquistas administrativas da atual gestão




A despedida do secretário Gustavo Nogueira, do Planejamento, de sua equipe de trabalho ocorreu na manhã desta quarta-feira (26). Em um discurso informal, ao longo de 20 minutos, Nogueira agradeceu o empenho de cada servidor da pasta, nos 3,3 anos que passou no cargo, justificou politicamente sua saída do governo e fez questão de elogiar a administração do governador Ricardo Coutinho. 

Segundo Gustavo Nogueira, atendendo convite do governador, ele se dirigiu à Granja Santana, às 22h15 desta terça-feira. Durante uma hora e vinte, de acordo com o secretário, ele e Ricardo Coutinho tiveram a oportunidade de conversar. Na ocasião, ele formalizou a entrega do cargo, diante da recomendação da Executiva do PSDB para que os integrantes da sigla se desligassem do governo. 

De qualquer forma, Gustavo Nogueira disse ter registrado para Ricardo, de forma sincera e agradecida, o reconhecimento pelo apoio do governo ao seu trabalho à frente do Planejamento e Gestão e destacou também que, do ponto de vista administrativo, jamais poderá deixar de destacar as conquistas da atual gestão do Estado.
  
Particularmente, em relação à Secretaria do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira ressaltou os avanços conquistados na formalização de convênios importantes para a gestão estadual. Só nesta quarta-feira, ele conseguiu assegurar mais de R$ 600 milhões para o caixa do Estado, em operações junto ao governo federal. 

Mesmo pontificando sua ligação histórica com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), de quem foi auxiliar em várias gestões e com quem tem dever de lealdade, Nogueira disse estar feliz por ter contribuído com o atual Governo do Estado, deixando claro que leva em seu currículo uma experiência “exitosa e inesquecível” à frente de uma pasta que se agigantou na atual administração em termos de responsabilidades e conquistas.


População pode ajudar a prender criminosos mais procurados na Paraíba



A página dos Procurados da Paraíba (www.procurados.pb.gov.br) é mais uma maneira da população contribuir para o enfrentamento à violência no Estado. Por meio dela, é possível ter acesso à imagem dos criminosos procurados pela Polícia e denunciar a localização de acusados de homicídios e outros crimes, para que sejam presos e encaminhados à Justiça. O serviço ainda agiliza o trabalho da Polícia, pois proporciona o acesso aos mandados de prisão de qualquer lugar do Brasil.

O endereço virtual está no ar desde outubro de 2013 e já ajudou a prender 10 dos 40 procurados cujas fotos e mandados foram disponibilizados na internet. De acordo com o João Micena, gerente operacional do serviço 197 – Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), na página estão reunidas fotos e informações como nome, idade, filiação, apelido e características dos acusados. “Também é possível encontrar cópias de mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual, que estão disponíveis para download. Dessa forma, não é necessária a realização de uma busca física em cartórios judiciais ou policiais a fim de obter um mandado judicial”, explica o gerente.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Cláudio Lima, o material contribui de forma relevante para as prisões. “De qualquer localidade do Brasil é possível aos operadores de segurança pública obter informações fortes e, principalmente, confiáveis acerca desses criminosos, facilitando a interação entre polícias e a prisão dos acusados. Esse recurso já é utilizado por outros estados do Brasil, a exemplo de Pernambuco, Bahia e Ceará”, afirmou.

Qualquer informação que possa auxiliar a elucidação de crimes e prisão de procurados pode ser repassada à Polícia Civil por meio do telefone 197, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança. A ligação é gratuita e o sigilo garantido. Ainda podem ser repassadas informações para a Polícia Militar através do telefone 190.

A página, que é um sistema de acompanhamento de mandados e custódia, possibilita ao usuário pesquisas específicas por regiões onde os documentos são expedidos (entrâncias e comarcas) e por natureza dos crimes (homicídio, roubo, tráfico, extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, corrupção e estupro, entre outros). Também estão disponíveis contatos de superintendências, delegacias seccionais de Polícia Civil e batalhões de Polícia Militar da Paraíba.

Quem são os procurados – A Portaria nº 209/2013 da Seds disciplinou os critérios para a escolha, inclusão e exclusão de criminosos procurados na página. Segundo o documento, são considerados mais procurados pela Polícia da Paraíba os autores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – já consumados, que apresentam alto grau de periculosidade e não estão custodiados, tendo contra si mandado de prisão decretado pela Justiça; ou ainda autores de crimes hediondos, como estupro, por exemplo, e/ou apontados como autores de crimes em vários inquéritos policiais.

A seleção desses nomes é realizada pela Gerência de Inteligência da Seds (Gintel), com base nas informações enviadas por delegados gestores de cada uma das três Regiões Integradas de Segurança Pública (Reisp), com sedes em João Pessoa, Campina Grande e Patos, por meio das suas delegacias seccionais. As autoridades de polícia também são responsáveis por comunicar à Gintel o cumprimento ou revogação do mandado.

Secom/PB

Com cinco novas fábricas, Paraíba será 2º maior produtor de cimento do País



O ano de 2014 será um marco para o desenvolvimento industrial da Paraíba, quando o Estado se consolidará como polo cimenteiro operado por seis grandes fábricas, uma delas existente há décadas em João Pessoa. Neste ano a produção já será a segunda maior do Brasil. 
A Paraíba tem história na fabricação de cimento, já abrigou a primeira fábrica do país, construída em 1892. Agora, cinco grandes empresas formarão o Polo Cimenteiro no Litoral Sul, elevando em 400% a produção atual. 
Atualmente, a Paraíba produz 2,5 milhões toneladas de cimento por ano. E a projeção é de que atinja 10 milhões de toneladas por ano. Este potencial alimentará, entre outros, a cadeia de concreto e pré-moldados, construção civil industrial e residencial, além de todo setor imobiliário. 
A região litorânea foi escolhida por ter solo rico em calcário e por sua localização estratégia no Nordeste. Os empreendimentos em execução tem investimentos de R$ 2,3 bilhões, gerando 6.600 oportunidades de trabalho. 
As construções já trazem novos ares para o desenvolvimento econômico das cidades. No município de Alhandra, a fábrica da Elizabeth Cimentos está com obras em andamento, bem como em Pitimbu, onde se instalará a Brennand Cimentos. 
Além dessas, a Cimpor, que já possui uma unidade em João Pessoa, está construindo sua segunda fábrica paraibana na cidade do Conde, e o Grupo Votorantim avança também com seu projeto na cidade de Caaporã, cidade que terá a indústria Lafarge ampliada.
 Polo cimenteiro é base para demais áreas
A formação do Polo Cimenteiro da Paraíba é parte de uma estratégia para consolidação de um setor econômico de base que fornecerá subsídios às demais indústrias. A diretriz de uma política de longo prazo para a atração de empresas foi fixada com estudos de potencialidades e negociações com as grandes empresas produtoras de cimento. 
Ainda em 2011, a Paraíba realizou o 1º Fórum de Fomento da Cadeia Produtiva do Polo Cimenteiro que discutiu assuntos relacionados à cadeia produtiva para formação do polo setorial no Estado. O evento reuniu técnicos do Governo, representantes de instituições ambientais, indústrias cimenteiras e fornecedores de máquinas e equipamentos, transporte e logística.
 Tradição paraibana
A tradição da Paraíba na fabricação de cimento vem do final do século 19. Com o crescimento da população houve um aumento também nas obras públicas e residenciais. Assim, o Brasil precisava acompanhar essa evolução e começar a produzir seu próprio cimento. Então, em 1888, o engenheiro Louis Felipe Alves da Nóbrega, na Paraíba, e o comendador Antônio Proost Rodovalho, em São Paulo, deram o início aos primeiros dois projetos de implantação de fábricas de cimento no país. 
A fábrica da Paraíba foi a primeira do Brasil, inaugurada no ano de 1892. Porém, por razões que vão desde a deficiência técnica até as condições econômicas adversas, a indústria só funcionou por três meses. No ano de 1933, foi construída em João Pessoa uma nova fábrica de cimento, a oitava do país. Desde 1999, a indústria passou a fazer parte do Grupo Cimpor e opera até os dias de hoje.
 Projeto 'Mãos dadas com o futuro'
As cidades em que as cimenteiras estão se instalando já vivenciam os efeitos do desenvolvimento. Em Pitimbu, a Brennand Cimentos iniciou o projeto 'Mãos Dadas com o Futuro' para capacitação dos moradores da região em uma parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Pitimbu, Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a ong Mais Consultoria Social. 
Os jovens que tradicionalmente trabalhavam na atividade rural passaram a se capacitar para trabalhar no meio industrial. Até a conclusão do projeto, serão formados 900 alunos que recebem aulas voltadas à construção civil e ao setor metal mecânico, como montador de andaimes, eletricista, instalador hidráulico, pedreiro, servente, entre outros. 
Como forma de incentivo aos estudos, os alunos também ganham uma cesta básica por mês e, ao final do curso, recebem certificado do Senai. Em seguida, participam de seleção para atuar na construção e operação da fábrica. “Conhecemos o perfil, o potencial do município e, por isso, queremos que os moradores de Pitimbu acompanhem o desenvolvimento local. Assim, disponibilizamos infraestrutura, material didático e logística para que eles participem e se dediquem às capacitações”, explicou o coordenador do projeto, Francisco Carlos da Silveira.
Durante as aulas, os candidatos têm a oportunidade de conhecer uma nova profissão e aprimorar noções de cidadania, segurança do trabalho e conhecimentos do mercado de trabalho. Grande parte dos alunos seguia a tradição de pesca das famílias e hoje estão inseridos no setor produtivo industrial.

Secom/PB