sábado, 30 de março de 2013

Luciano Cartaxo destaca a importância do laço familiar durante a Procissão do Senhor Morto



Milhares de fiéis foram à Catedral de Nossa Senhora das Neves, na tarde desta sexta-feira (29), para acompanhar a Procissão do Senhor Morto. A celebração, realizada toda sexta-feira da Paixão, foi presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagoto. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, acompanhou todo o cortejo ao lado de sua esposa, Maísa Cartaxo.

O prefeito Luciano Cartaxo revelou que participa todos os anos da cerimônia, que considera um momento de profunda reflexão. “É a renovação pela fé. Este ano Dom Aldo foi muito feliz em suas palavras ao destacar a importância da família para a sociedade. O fortalecimento dos laços familiares tem um papel decisivo no enfrentamento de todos os problemas que destroem os lares”, defendeu.


O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagoto, explicou que a procissão representa um momento de profunda gratidão pelo sacrifício de Jesus Cristo. “É a superação da dor e a sua transformação em solidariedade. O Senhor se solidariza com todos os sofredores com um pedido de esperança. Servir Jesus vivo é olhar por quem sofre, por quem está abandonado, por quem mais precisa da nossa ajuda”, explicou.

Demonstração de fé – Maria das Neves Ribeiro, de 82 anos, era um dos milhares de fiéis que acompanhavam a procissão. Ela contou que participa do cortejo desde pequena, e que o momento é muito especial para ela. “Representa muita coisa para mim. É uma época do ano em que nos enchemos de sentimento e na qual que podemos lembrar a vida e a morte de Cristo e ver o seu exemplo para fazer o bem”, defendeu.

Quem também esteve presente foi Maria de Fátima Torres, de 35 anos. Ela estava acompanhada de suas filhas: Carolina, de sete anos, e Giovana, de apenas um ano, e disse que faz questão de incentivar a aproximação delas com a religião. “Minha mãe me trazia e hoje faço o mesmo com elas, quero que elas possam respeitar e valorizar  momentos como este”, explicou.

A procissão - O cortejo que acompanhou a imagem de Nossa Senhora velando o Senhor Morto partiu da Catedral de Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico da Capital. A multidão seguiu até a Praça João Pessoa e retornou em direção à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde a cerimônia foi concluída.

Secom/JP

Paraíba ingressa com pedido junto ao STF para integrar ADI que trata da distribuição dos royalties



O Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), ingressou com petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ingressar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917, ajuizada pelo governador do Rio de Janeiro contra a Lei 12.734/2012, que prevê novas regras de distribuição dos royalties do petróleo e participações especiais dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

No pedido formulado, a PGE pede a ministra Cármen Lúcia, que está atuando como relatora da ADI, o ingresso do Estado da Paraíba na condição de Amicus Curiae - amigo da corte –, como estabelece o artigo 7º da Lei 9.868/99, para que possa contribuir com o julgamento da matéria, considerada relevante, para a improcedência da ação.

De acordo com o procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, o argumento utilizado na petição, é que sendo o Estado da Paraíba um dos entes da federação que tem direito de receber os recursos advindos da distribuição dos royalties, sua oitiva na referida demanda é de fundamental importância, tendo em vista o interesse jurídico do Estado para que o julgamento da ADI seja improcedente.

“Com o ingresso no feito, o Estado da Paraíba poderá expor as razões que conduzem ao julgamento improcedente dos pedidos presentes na ADI, conforme estabelece o parágrafo primeiro do artigo 20 da Constituição Federal, que garante a todos os Estados, ao Distrito Federal e a todos os municípios, participação no resultado da exploração do petróleo, gás natural e recursos minerais na plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, bens da União, inexistindo razão para se falar em direito subjetivo dos ‘Estados Produtores”, ressaltou Carneiro.

O procurador geral do Estado ressaltou ainda na petição, que em atenção à disciplina constitucional, do artigo da Constituição Federal, é que o Congresso Nacional editou a norma impugnada, após amplo debate sobre a matéria, exercendo sua função típica de legislador, como representantes do povo, no regime de governo democrático, embasado no princípio da separação de poderes.

Gilberto Carneiro, que elaborou o pedido com a participação da procuradora geral adjunta, Mônica Nóbrega Figueiredo, e dos procuradores do Estado, Inaldo Rocha Leitão e Lúcio Landim B. da Costa, que atuam no Núcleo da PGE em Brasília, ressaltou também que a lei impugnada por meio da ADI preservou um sistema de alteração na distribuição progressiva, diferido no tempo, dos percentuais de receita de royalties destinados aos Estados ‘não-produtores’, preservando, assim, seus orçamentos futuros e permitindo sua adequação gradual aos ditamente desse novo marco regulatório da matéria, que garantirá um aumento de 100% para a Paraíba, ou seja, mais de R$ 170 milhões em recursos da produção de petróleo.

“Não há o que se falar de inconstitucionalidade na Lei 12.734/2012, por ofensa aos princípios constitucionais do direito adquirido, do ato jurídico perfeito e da segurança jurídica. Por tudo isso, que o Estado da Paraíba pede a admissão no feito como Amicus Curiae, com todas prerrogativas processuais inerente, bem como o indeferimento dos pedidos da inicial do Estado autor, com o julgamento improcedente da ADI”, concluiu Gilberto Carneiro, que aguarda posicionamento positivo da ministra relatora em favor do Estado da Paraíba.

Secom/PB

Vigilância Ambiental instala armadilhas para o mosquito da dengue



Na primeira semana de abril, a Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalará 30 armadilhas do tipo ovitrampa para verificar a presença e os focos de Aedes aegypti no bairro do Bessa. A instalação acontecerá nos dias 2 e 3 de maio, sendo 15 armadilhas em um dia e 15 em outro.

De acordo com Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental da SMS, as ovitrampas são armadilhas com larvicida que atraem o mosquito da dengue. “Com elas, a contagem de vetores é mais eficiente”, explicou. Ele disse ainda que as armadilhas serão recolhidas a cada sete dias, para que não se complete o ciclo do mosquito, que passa por quatro estágios de crescimento: ovo, larva, pupa e mosquito adulto (período que dura cerca de 10 dias).  “Cada uma das 30 ovitrampas terá duas palhetas de coleta. Se houver ovos em alguma delas, é sinal de que há regiões com foco do mosquito no bairro”, ressaltou.

O Bessa, segundo Nilton, será o primeiro local a contar com esse monitoramento por ter muitas construções, estar na divisa entre João Pessoa e Cabedelo e ser uma área de grande rotatividade, devido ao perfil turístico. “Mas não será o único bairro onde faremos esse acompanhamento. Também iremos a outras regiões da cidade”, disse.

Como será – Quinze ovitrampas serão instaladas na terça-feira (2) e outras 15 na quarta (3), sendo uma a cada quatro quarteirão. Na semana seguinte, essas armadilhas serão recolhidas por agentes ambientais, para verificação; depois, serão recolocadas nos mesmos locais. Esse procedimento será o mesmo até o recolhimento definitivo das armadilhas, no dia 23 de maio.

Ovitrampa – A ovitrampa é constituída de um pote preto fosco, com capacidade para um litro de água, sem tampa e com uma palheta de madeira compensada, presa verticalmente por um clipe no interior da armadilha. Nesse pote, é colocada água de torneira com larvicida.

As fêmeas do mosquito são atraídas pela cor preta do balde e fazem a oviposição na palheta. Depois da retirada dessas palhetas, os agentes fazem uma contagem do número de ovos. “Esses números ajudam os agentes de saúde a identificar a presença e o nível de infestação do mosquito numa determinada área”, ressaltou Nilton.

Para ele, a ovitrampa é uma armadilha eficiente e barata, pois mapeia a oviposição e a distribuição espacial de ovos em diferentes períodos sazonais. “A instalação dessas armadilhas também possibilita o contato dos técnicos da Vigilância com os moradores e amplia os conhecimentos sobre o mosquito em locais onde a população está sensibilizada para o problema”, disse.

Ciclo – Os ovos dos mosquitos são depositados normalmente em áreas urbanas, em locais com pequenas quantidades de água limpa, sem a presença de matéria orgânica em decomposição e sais. Em função disso, a água é ácida. Normalmente, as fêmeas do Aedes escolhem locais que estejam sombreados e em zonas residenciais. Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o Aedes aegypti não consegue se reproduzir.
Secon/JP

Governo do Estado desenvolve ações em memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho



O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador  na Paraíba (Cerest-PB), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, (SES), elaborou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e o Dia em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho, 28 de abril.

A programação, que será realizada nos dias  4, 10 e 26 de abril no auditório do Cerest, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, consta da apresentação de filmes, debates, relatos dos trabalhadores rurais, exposição de fotos e um ato público. O público alvo do evento são representantes de sindicatos, associações e entidades ligadas ao trabalhador rural e trabalhadores em geral.

De acordo com a programação,  no dia 4, às 8h, será exibido o filme  “A Árvore da Marcação”, que conta  a história  dos trabalhadores vitimados no meio rural e, em especial, os que atuam no corte da cana de açúcar, uma das atividades agrícolas onde se registra o maior número de acidentes de trabalho. Em seguida, haverá uma mesa redonda com representantes de várias instituições e órgãos ligados ao trabalhador e uma exposição de fotos do ambiente e do processo de trabalho canavieiro da I Macrorregional de Saúde.

No dia 10, a partir das 8h, acontece a reunião da Comissão  Permanente Regional Rural (CPRR) e apresentação dos resultados da análise da  água para consumo humano  dos trabalhadores nas frentes de trabalho do setor canavieiro, uma ação intersetorial da Superintendência do Trabalho e Emprego, Vigilância Ambiental em Saúde do Estado, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), Federação dos Trabalhadores Agricultores (Fetag-PB), Cerest regional João Pessoa e CPRR/PB.

O principal objetivo deste trabalho foi realizar vigilância da água para consumo humano, através da coleta e análise da água consumida pelos trabalhadores das usinas Tabu, Miriri, Japungu, Monte Alegre, D´Pádua, BioSev (Giasa) e São João.  
A programação tem continuidade no dia 26, com ato público no Ponto de Cem Réis. Das 8h às 13h, será montado um stand com oficinas, filmes, palestras e serviços de saúde, além da participação de vários órgãos e entidades voltadas para a saúde do trabalhador.

A diretora geral do Cerest-PB, Celeida Maria de Barros França Soares, explicou que o principal objetivo do Centro é fortalecer a política de saúde do trabalhador no Estado, capacitando a Rede SUS para  identificar, notificar e reabilitar o trabalhador  adoecido na sua atividade produtiva ou que sofreu acidente de trabalho, como também disseminando as ações  em saúde do trabalhador em todos os níveis de atenção à saúde do SUS, além de promover o ambiente e o processo de trabalho saudável. “O serviço é um aliado para melhorar as notificações do SUS. Na Paraíba, são quatro Cerests:  o Estadual e Regional em João Pessoa e mais dois regionais,  em Campina Grande e Patos”.

Acidentes de trabalho – São todos os acidentes  que ocorrem no desenvolvimento do trabalho, no próprio local ou a serviço, no deslocamento entre a casa e o trabalho e  vice versa. “No caso das doenças, estão enfermidade adquiridas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho, ocasionando uma perturbação funcional, lesão corporal e\ou alteração psicológica, a curto ou a longo prazo”, explicou a diretora.

Dados – Segundo informações obtidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o número de notificações dos agravos relacionados à saúde do trabalhador de notificação compulsória na Paraíba foi de  3.710 casos, no período 2007 a 2012. No mesmo período, dados obtidos  pelo Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS)  apontam que o número de acidentes de trabalho registrados no Brasil foi de 3.569.506.

Secom/PB

quarta-feira, 27 de março de 2013

Entendendo um pouco o significado da Semana Santa

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os seus dicípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Resussureiçao. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Segunda-Feira Santa
A Segunda-Feira Santa é o segundo dia da Semana Santa, cujo começo tem lugar no Domingo de Ramos, e durante a qual os cristãos comemoram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Em alguns lugares é conhecida como segunda - feira de trevas. Nesse dia realiza-se o ofício de trevas.

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. É muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do calvário.

Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o ofício de trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira da Ceia
É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.

Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.