quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Assembleia tem 30 leis em defesa dos direitos dos idosos

Defender os direitos dos idosos com leis que protejam o bem-estar, além de benefícios como gratuidade em ônibus municipais e intermunicipais e preferência em atendimento médico, além de processos judiciais e administrativos. Estas foram algumas das conquistas que a Assembleia Legislativa Paraíba (ALPB) conseguiu para os maiores de 60 anos, em 30 leis que estão em vigor até hoje.

Leis como 6.166/95, do ex-deputado Zenóbio Toscano (que estabelece desconto de 50% nas entradas de cinemas, teatros, casas de shows, estádios e ginásios de esportes para os maiores de 60 anos. Já as leis 6.797/99, da deputada Olenka Maranhão (PMDB), e 7.363/03, do ex-deputado Fábio Nogueira, dão prioridades à tramitações dos processos administrativos e judiciais, respectivamente.

Todas estas leis estão disponíveis na coletânea de leis produzida pela Secretaria Legislativa da ALPB, que inclui ainda o Estatuto do Idoso e leis federais que falam sobre o assunto.

Segundo o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo, a Assembleia sempre tem procurado desenvolver ações para os idosos, seja através de sessões especiais, audiências públicas ou atividades da Associação do Poder Legislativo (APPL) ou da Divisão de Psicologia (Dipsi).

"Temos trabalhado nestes dois anos para promover leis que beneficiem todos os cidadãos paraibanos sem restrições, mas sempre com o cuidado de proteger aqueles que possuem um maior grau de vulnerabilidade como os idosos e os deficientes. Não vamos poupar esforços para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos paraibanos", ressaltou o presidente.

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso. Mas, até o ano de 2006, esta data era celebrada em 27 de Setembro. Porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, a celebração foi transferida para esta data de acordo com a lei número 11.433/06.

Em função disso, muitos estados promovem a Semana do Idoso, com diversas atividades recreativas e educativas para a população da melhor idade e que lembre as duas datas.

AL

Governo do Estado inicia obras da Escola Técnica de Mangabeira

O governador Ricardo Coutinho autorizou, na quarta-feira (26), o início das obras da Escola Técnica de Mangabeira, que se consolidará como um pólo de ensino profissionalizante na zona sul da capital. O Governo do Estado está investindo R$ 7, 2 milhões na obra, dentro do projeto de implantação de 15 escolas profissionalizantes no Estado.

As obras começam nesta quinta-feira (27) em um terreno de 12 mil metros quadrados, na avenida Hilton Souto Maior, próximo ao local do Mangabeira Shopping. A Escola Técnica Estadual levará o nome de Pastor João Filho, em homenagem ao ex-coordenador do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, que faleceu no último mês de agosto.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o Estado já iniciou a construção das escolas técnicas em João Pessoa, Mamanguape e na próxima semana inicia a de Bayeux. Ele acrescentou que outras unidades foram autorizadas pelo MEC num investimento superior a R$100 milhões.

“Este é um esforço muito grande para aliar o ensino regular com o ensino profissionalizante. O Brasil precisa de profissionais com formação técnica, pois tem mais pessoas com ensino superior tentando entrar no mercado. E esse processo de industrialização que passa o Brasil e o que estamos construindo para a Paraíba requer pessoas com formação técnica. Estamos apostando nisso com um projeto de construção de 15 escolas em todas as regiões do Estado das quais nove queremos iniciar ainda este ano”.

Localização- O governador explicou que a decisão pelo bairro de Mangabeira foi estratégica pela proximidade do novo shopping e pelo perfil comercial e industrial do bairro. “O governo também está investindo na infraestrutura com a construção de uma via expressa na entrada de Mangabeira para escoamento do trânsito, pois somente no shopping serão gerados 4 mil empregos e um grande fluxo de pessoas”.

Segundo o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, as empresas já instalaram seus canteiros de obra nos terrenos de Mangabeira e Mamanguape e, ainda este ano, o governo espera iniciar as escolas técnicas de Cajazeiras, Cuité, São Bento, Sousa, Patos e Campina Grande. “A determinação do governador é que estas escolas estejam prontas no ano que vem para iniciar a formação dos alunos do ensino médio”, destacou.

Segundo o projeto arquitetônico da Suplan, a escola terá capacidade para 1200 alunos com quadra poliesportiva coberta, oito laboratórios, sala multimídia para professores e alunos, biblioteca e auditório para mais de 200 pessoas.

A secretária interina de Educação do Estado, Márcia Lucena, destacou que o local da escola privilegia uma área bastante populosa e com grande concentração de jovens que precisam de formação profissional. Ela esclareceu que as escolhas dos cursos serão feitas após uma consulta popular e com os dados do Ministério do Trabalho que apontam as áreas que disponibilizam mais vagas no mercado. “Estamos atentos para associar os cursos oferecidos pelo MEC e as demandas do mercado local”, completou Márcia.

A aluna Fabiana da Silva Fidelis, do 3º ano do Liceu Paraibano, disse que este é um investimento importante do Governo do Estado e que, caso não consiga ingressar em um curso superior no próximo ano, terá próximo a sua casa uma alternativa para garantir uma profissão e sair com emprego garantido. “Muitos jovens desistem de estudar por não conseguirem entrar em uma universidade pública ou por não terem condições financeiras de bancar os estudos. Uma escola técnica será um caminho para que estas pessoas consigam uma profissão”, destacou.

O estudante Henrique Ramos, da escola José Batista de Melo, afirmou que uma escola profissionalizante em Mangabeira significa mais desenvolvimento para a região. “O bairro desponta como o que mais se desenvolve, em João Pessoa, com investimentos como o shopping Mangabeira e o crescimento imobiliário. A escola técnica vem reafirmar isso e será muito útil para os alunos do ensino médio conseguirem seus empregos nos setores imobiliários, construção civil e turismo”.

Homenagem- A viúva do pastor João Filho, Georgina Pereira, contou que é uma honra ver a primeira escola técnica estadual de João Pessoa com o nome do seu marido, que tanto lutou pela vida, pela educação e pelo combate às drogas. “Nós da família e os fiéis da Igreja Batista estamos honrados, mesmo neste período de luta e saudades. A obra escolhida pelo Governo para homenagear João Filho não poderia ser melhor, já que ele pregava a educação como principal instrumento para vencer as drogas”, ressaltou.
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para escola técnica de Mangabeira contou com as presenças do governador, de secretários estaduais, do deputado Domiciano Cabral e do pastor Estevam Fernandes.

Cecom/PB

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comissão define renovação de parceria no Programa do Pão e Leite


A parceria entre Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado será retomada próximo dia 15 de outubro para a distribuição de alimentos dentro do Programa Pão e Leite. Até lá, os órgãos vão trabalhar em conjunto para preparar a estrutura de entrega dos produtos. Isso foi o que ficou acertado na reunião, realizada nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa, da Comissão Especial criada para tratar dos problemas referentes ao Programa.

A reunião coordenada pelo deputado Trócolli Júnior (PMDB) teve como objetivo encontrar soluções para a manutenção do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação de Ação Comunitária (FAC). “As duas partes entraram em acordo, o que significa que a reunião foi produtiva. Mais uma vez a ALPB soube interferir positivamente em ações que beneficiam o povo paraibano”,ressaltou.

Durante a discussão, o presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Ramalho Leite, alegou que Governo do Estado não tem pretensões de cancelar a parceria, mas que ela só poderá ser renovada após o período eleitoral. “Nós vamos fazer a renovação após as eleições, pois temos consciência de que não temos problemas em locais de distribuição coordenados pela prefeitura”, frisou.

Ramalho Leite disse ainda que a distribuição do leite em João Pessoa já está acontecendo, porém apenas nos locais fiscalizados pela FAC.“Estamos distribuindo o leite em 32 postos da cidade e a medida que for aumentando a captação, aumentaremos a distribuição”.
Segundo o Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, Lau Siqueira, a não renovação do convênio também ocorreu com outros municípios do Estado. “Suspendemos outras cidades, como Caaporã, por exemplo, devido ao mau uso. Nesta época de eleição temos que tomar algumas atitudes para que o serviço não seja utilizado em troca de votos. É apenas uma prevenção”, destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome, questionou a retirada dos freezers dos pontos de distribuição cedidos pela prefeitura. Mas o presidente da FAC garantiu que todos os aparelhos retirados seriam recolocados.
Após o entendimento, os representantes da Comissão entraram em acordo e garantiram que a população não deverá ser prejudicada. “Considero a proposta de retomarmos a parceria a partir do dia 15 de outubro. Porém, vamos continuar com a equipe da prefeitura nos pontos para monitorar o que está sendo realizado”, afirmou o Secretário Antônio Jácome.

Estavam presentes na reunião os deputados Trócolli Júnior (PMDB) e Jutay Meneses (PRB), o Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome; o Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, Lau Siqueira; o presidente da Fundação de Ação Comunitária, Ramalho Leite; o coordenador do programa Pão e Leite em João Pessoa, Ricardo Almeida e a Diretora de Segurança Alimentar do Município, Aline Martins.
codecom

Governo paga folha de setembro nesta sexta-feira

O Governo do Estado vai pagar a folha de pessoal referente ao mês de setembro na próxima sexta-feira (28). Geralmente o pagamento é efetuado em dois dias, no entanto, todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas vão ter as suas remunerações creditadas no dia 28.

“O Governo segue pagando dentro do mês trabalho e acreditamos que a greve dos bancários não vai prejudicar o pagamento dos servidores, já que o montante vai ser repassado pelo Estado normalmente para as instituições bancárias”, afirmou Livânia Farias, secretária da Administração do Estado.

Secom/PB

Parlamentar fala sobre campanha eleitoral durante entrevista no Jornal da Câmara

O vereador Geraldo Amorim (PDT), em entrevista concedida ao Jornal da Câmara (JC) na manhã desta terça-feira (25), afirmou: “Seria bom que houvesse eleições todo ano, porque sempre aparecem soluções para os principais problemas da população. Mas, o problema é que a maioria das promessas desses candidatos não são cumpridas”.

A declaração do vereador refere-se à campanha eleitoral, que, segundo ele, “está recheada de projetos com soluções para as mazelas da sociedade, como se em um passe de mágica tudo pudesse ser solucionado, diferentemente de antes do período eleitoral, em que nada foi feito”.

Amorim lembrou que há oito anos luta para aprovar um projeto de lei de iniciativa popular para a implantação do 'Tempo Integral' em todas as escolas públicas da Capital, com o intuito de deixar regulamentada a questão, para que todos os gestores tenham que cumprir a prerrogativa, mas até agora só conseguiu pouco menos de três mil assinaturas, enquanto precisa de quase cinco mil. Ele falou que todos os candidatos estão prometendo essa implantação, mas resta saber se isso realmente vai acontecer.

“Todos os candidatos estão prometendo as mesmas coisas, e até acredito que possam cumprir suas promessas. Mas, o interessante seria que a população lembrasse-se de quem já prometeu, não cumpriu, e está fazendo a mesma coisa novamente. Nós precisamos de uma reforma política que venha do povo para resgatar a importância da classe política de nosso país. Muitos querem votar em branco ou anular seu voto em protesto, mas digo que o melhor protesto é votar, só assim nos livramos dos maus políticos”, disse Amorim.

Parlamentar apresenta projeto do PCCR das bandas marciais e musicais do município

O vereador Benilton Lucena (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta terça-feira (25), para apresentar um projeto indicativo, de sua autoria, que regulamenta a situação da 'Banda 5 de Agosto' e das bandas marciais das escolas públicas municipais da capital paraibana, assim como cria o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos integrantes. Na ocasião, os integrantes das bandas lotaram as galerias da Casa em apoio à matéria.

“Com muita alegria, apresento esse projeto, elaborado a quatro mãos com os integrantes da bandas marciais e da banda musical '05 de Agosto', para poder concretizar um sonho de regulamentação das bandas que já estão implantadas em todas as 95 escolas públicas municipais de nossa cidade. Ainda lembro que os nossos 44 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) já contam com professores de música, que com satisfação ensinam as nossa crianças o prazer de entender a musicalidade do seu cotidiano. Isso tudo nos fez entender a necessidade de garantir o emprego de todos esses servidores, que já prestam tão importante serviço à nossa população”, justificou Benilton.

O parlamentar falou de diversos relatos que ouviu sobre o resgate de jovens do mundo da marginalidade e das drogas através da música, com um trabalho de valorização social. “A música lava a alma e nos traz alegria”, afirmou o vereador durante a explanação do projeto.

De acordo com a matéria, o quadro de pessoal das bandas vai ser composto por três grupos funcionais: básico, médio e superior. A investidura nos cargos vai ocorrer através de concurso público de provas, ou de provas e títulos, ficando resguardado ainda que os referidos cargos serão preenchidos pelo enquadramento dos atuais servidores públicos já estabelecidos nas bandas por nomeação precedida de concurso público.

A matéria ainda especifica as principais atribuições dos servidores das Bandas: atuar no ensino da linguagem musical; incentivar a formação musical dos alunos da rede municipal; desenvolver por meio do ensino da música o melhoramento da coordenação motora; desenvolver ações que visem a empregar o ensino da dança como meio de formação do aluno-cidadão; e despertar as habilidades naturais do aluno para música.


 
CMJP

Governo entrega UPS de Jaguaribe e garante polícia mais próxima da população


O Governo do Estado entregou na terça-feira (25) a Unidade de Polícia Solidária (UPS) de Jaguaribe. O espaço vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas do bairro, na área de Segurança Pública. Ao todo, já são oito UPS na capital e para a implantação dessa nova unidade foram investidos mais de R$ 60 mil.
A instalação da UPS partiu de uma reivindicação dos moradores que pediam a presença da polícia de forma mais permanente. “Eu sempre pedi um posto policial aqui no bairro porque passa muita gente por aqui e tem horário que a gente não se sente protegida. Achei uma maravilha saber que fomos atendidos e agora vamos ter a polícia direto aqui no bairro, convivendo com a gente”, comemorou a aposentada Brigida Soares.
Para o governador do Estado, a implantação da UPS chega como uma resposta aos locais onde os indicadores da criminalidade se mostravam elevados. “Estamos entrando com as UPS nas regiões onde notamos que havia um acentuado crescimento dos indicadores de criminalidade e os resultados estão sendo extremamente positivos”, avaliou o governador.
Ele ainda convidou a população para fazer parte desse processo de construção da paz social. “É preciso que a população ajude a Unidade de Polícia Solidária a conhecer melhor o bairro, a agir melhor e atuar de forma efetiva”, enfatizou.
A UPS de Jaguaribe vai funcionar 24h, instalada no prédio lateral ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) com um efetivo de 18 policiais, três motos e uma viatura, além do sistema de monitoramento por quatro câmeras na área da frente da UPS. O local em que a unidade foi instalada fica em um dos pontos mais movimentados de Jaguaribe, próximo da feira do bairro, agência bancária, comércio e do IFPB. A viatura dispõe ainda de um número da ‘linha solidária’ (8818-5369).
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a entrega da UPS de Jaguaribe representa um avanço. “É mais um passo que damos nesta caminhada solidária, buscando trazer a polícia para perto do cidadão e construir um bem estar social, acima de tudo, com a confiança das pessoas”, destacou o comandante.
Homenagens - Na oportunidade, foram entregues 42 comendas de reconhecimento a militares e civis que se destacaram nos trabalhos em prol da comunidade. Foram 21 láureas para civis dos bairros que possuem UPS e 21 para militares que foram agraciados com medalhas de Serviços Distintos, Mérito de Serviço e Mérito Operacional.
Investimentos - A Unidade de Polícia Solidária é dotada de armas, coletes, motos, viaturas e fardamentos novos que fazem parte dos investimentos de cerca de R$30 milhões para melhorar as condições de trabalho da Polícia Militar.

Secom/PB

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Orgasmo ajuda a combater estresse, depressão e risco de câncer

Segundo especialistas, pessoas que têm orgasmos mais regularmente tendem a parecer mais jovens e saudáveis

Um orgasmo por dia pode, de fato, trazer inúmeros benefícios à saúde da mulher. O momento de máxima excitação cria uma reação química natural que é muito melhor do que qualquer remédio para a saúde e o bem-estar.

Segundo o jornal The Sun, comprovou-se que o orgasmo é eficiente no combate ao estresse e à depressão, assim como na diminuição de dores e do risco de se ter câncer de mama. Além disso, especialistas indicam que pessoas que têm orgasmos regularmente tendem a parecer mais jovens.

Segundo o dermatologista Dr. Mervyn Patterson, “orgasmos aumentam o fluxo sanguíneo para a pele ao estimular o sistema nervoso parassimpático”.

Os orgasmos são vistos também como melhor alternativa às pílulas para dormir. Pesquisadores descobriram que a oxitocina liberada durante o orgasmo ajuda no sono.

Além disso, podem ajudar a proteger o coração, segundo a Dra. Lisa Turner, do Reino Unido:

Se você não quer ter um ataque cardíaco, tenha orgasmos. Um estudo em Israel descobriu que mulheres com maior incidência de doenças cardíacas tiveram menos orgasmos e vice-versa.

Vale lembrar que durante o orgasmo, o cérebro libera uma série de endorfinas, incluindo a serotonina, ingrediente-chave do antidepressivo Prozac.

Fonte: R7

Sorologia do rebanho deve tornar a Paraíba zona livre da aftosa com vacinação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, e os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, assinarão nesta terça-feira (25), em Parnamirim (RN), a Instrução Normativa que cria a Zona Livre de Aftosa com vacinação para a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Os dois Estados passarão pelo processo de sorologia para sair da zona de médio risco para zona livre com vacinação.  

O processo de sorologia na Paraíba será iniciado na próxima quinta-feira (27) por uma equipe do Ministério e o resultado deverá ser divulgado pelo Mapa ainda em outubro. Esta é a última etapa para tornar o Estado livre da aftosa com vacinação.

O governador Ricardo Coutinho lembrou que quando assumiu a administração estadual, a Paraíba estava na iminência de ficar como zona de risco da aftosa, o que significaria um caos para o setor da pecuária. “Isso impediria a saída do nosso rebanho para qualquer outro Estado. Mas trabalhamos firme para contratar pessoal para a Defesa Agropecuária, adquirir equipamentos e fazer a vacinação contra a aftosa em 93% do rebanho. O coroamento disso será iniciado amanhã no Rio Grande do Norte”, afirmou nesta segunda-feira (24), durante o programa semanal de rádio Fala Governador.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Maresilson Batista, a grande vantagem do bom desempenho neste processo de sorologia é que os produtores paraibanos poderão circular com seus rebanhos entre os demais estados sem nenhuma barreira de entrada e saída. “Essa é uma luta antiga da Paraíba e com a nossa entrada na Zona Livre com Vacinação teremos uma valorização do rebanho e, principalmente, da carne bovina comercializada no país”, enfatizou.  

Marenilson destacou que atualmente a Paraíba se encontra no nível de zona de risco médio da aftosa, assim como a maioria dos Estados nordestinos, o que prejudica o comércio e o valor do rebanho paraibano. “A participação da nova sorologia demonstra que estamos cumprindo a nossa missão e todas as etapas preconizadas pelo Ministério da Agricultura”, observou.
 
Secom/PB  

 

CCJ limpa a pauta e volta a se reunir após as eleições


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) voltou a limpar a pauta de matérias constantes na sua pauta de análise, na manhã desta terça-feira (18) durante reunião realizada no plenário José Mariz. Ao todo, 13 projetos de Lei e uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) foram apreciados.
Dos 13 projetos, três tiveram perecer pela constitucionalidade; dois foram considerados inconstitucionais; dois retirados de pauta para melhor análise; um foi arquivado por já existir lei semelhante; três adiados pelos relatores; e dois tiveram pedido de vistas de membros da Comissão.
 
Entre os projetos aprovados está o 1131/2012, de autoria do Governo do Estado, que dispõe sobre o ordenamento processual tributário, o processo administrativo tributário, bem como a administração tributária do Estado. Outro projeto de autoria do Estado aprovado foi 1153/2012, que institui o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária da Paraíba.

O projeto 1152/2012, de autoria do deputado Caio Roberto (PR), que dispõe sobre a inclusão da disciplina de noções básicas de Direito Constitucional e Cidadania na grade curricular das redes pública e privada de ensino no estado da Paraíba, também foi aprovado. Entre os projetos considerados inconstitucionais está o 1142/2012, de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), que queria instituir a Semana Estadual de Combate a Evasão Escolar na Paraíba.

Já o projeto 1141/2012, de autoria do deputado Domiciano Cabral (DEM), que cria a Comissão da Verdade para apuração de violações aos Direitos Humanos no Estado durante o período de 1964 até 1985 foi adiado pelo relator, o deputado Raniery Paulino.
Emenda à Constituição

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/2012), de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), que pretende introduzir parágrafo no Artigo 118 da Constituição Estadual retirando idosos e portadores de doenças graves ou incapacitantes da ordem dos títulos de precatórios, também foi aprovada.

Pauta Limpa

No final da sessão, os deputados aprovaram, por unanimidade, proposta do deputado Raniery Paulino para que a reunião da CCJ da próxima terça-feira (2) não aconteça, já que a pauta da Comissão está limpa. “Nossa pauta está rigorosamente em dia, enxuta. Então, como não temos matérias para apreciar não faz sentido nos reunimos. É bom que se registre que não estamos querendo gazetear a sessão, não iremos nos reunir por que a pauta está limpa”, sustentou.
Raniery acrescentou que, caso a apareça alguma matéria relevante, a Comissão irá ser reunir, ou na data normal do dia 2 ou então de forma extraordinária em qualquer outro dia da próxima semana.

Participaram da sessão da CCJ os deputados: Janduhy Carneiro (presidente), Hervázio Berra (PSDB), Raniery Paulino (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Eva Gouveia (PTN), Vituriano de Abreu (PSC) e Antônio Mineral (PSDB).

Codecom 

Operação Esqueleto já contabiliza 46 prisões por tráfico e homicídios

A Operação Esqueleto, cujo principal objetivo é desarticular um grupo criminoso responsável por homicídios e tráfico de drogas na região metropolitana de João Pessoa, já prendeu 46 pessoas, entre mandados de prisão cumpridos dentro e fora do Sistema Penitenciário e flagrantes. Nesta sexta-feira (21) e sábado (22), policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) prenderam Davi da Costa Oliveira e Andréa Pereira de Sousa, conhecida como ‘Nega’. 

Segundo o delegado do GOE, Cristiano Jacques, contra ambos havia mandados de prisão temporária expedidos pela 5ª Vara Criminal da cidade de Santa Rita, pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. 

Ele adiantou que Davi foi preso à tarde, no Terminal Rodoviário de João Pessoa, já embarcado em um ônibus que iria para o estado do Ceará, enquanto ‘Nega’ foi presa em Santa Rita. O delegado comentou que as investigações podem resultar em mais mandados de prisão solicitados à Justiça, em breve

A ação, coordenada pela Polícia Civil, aconteceu de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público Estadual, e teve origem a partir de investigações realizadas pelo próprio GOE. 

secom/pb

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aprenda o que os homens odeiam e o que eles adoram


É difícil compreender o que faz a chama se apagar de repente, mas, se você se esforçar, pode acabar se lembrando. O cara está lá, superaceso, e de uma hora para outra parece que houve um blackout geral no recinto, dá um curto-circuito na caixa de força e tudo vai para o beleléu. Quem já passou por uma dessas sabe: é fogo (mesmo que esse já tenha se apagado)! Nossa reportagem saiu às ruas e descobriu o que faz os homens darem o jogo por encerrado. Leia com calma e, antes de sair de casa com o próximo namorico agendado, faça seu checklist. Se, como se diz por aí, todos os homens são iguais, os riscos de você errar caem por terra... E você aumenta as chances de o telefone tocar. Ufa!

1. Ser cheia de não me toques
Tudo bem que você, às vezes, não entra na piscina para não desmanchar a escova. Mas, quando o assunto for sexo, deixe essa princesinha que existe dentro de você em casa. Na cama, os homens não toleram a chatinha cheia de frescurites mil. A maioria não tem a menor paciência para inibições exacerbadas. Entendo que a confiança vem aos poucos. Mas há um limite do que é ou não razoável. Existem mulheres travadas e, já na primeira vez, você percebe que não vai conseguir uma evolução. Isso é broxante”, diz Carlos Faria, 46 anos, administrador de empresas. “A timidez e o recato femininos podem ser estimulantes”, diz Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Mas, quando a situação chega ao extremo e impede a mulher de ficar à vontade, ele se desinteressa, o que acaba comprometendo a sedução, o contato, a aproximação. Esse exagero é desconcertante e pode até ser interpretado como rejeição.”

2. Exagerar no visual
Você ficou em dúvida se colocava a minissaia ou o decotão. E acabou optando pelos dois. Assim, só para garantir o interesse total e irrestrito do bonitão. E agora corre o risco de ser confundida com as garotas da casa da luz vermelha. Missão difícil essa de atingir o ponto ideal, ainda mais no primeiro encontro, quando tudo que se quer é agradar. E, no afã de acertar o alvo, é fácil errar a mão na maquiagem, na roupa, nos acessórios. Para não entrar nessa, lembre-se de que, para a maioria dos homens, menos é mais. E não estamos falando só do tamanho da saia. “Se a peruagem for de mau gosto, é broxada na certa”, diz Flávio D’Ana, 44 anos, compositor. “O make, a roupa... tudo deve deixá-la o mais próxima possível do que você realmente é. Quanto menos ‘artificialismos’, melhor. Homens são binários, para eles tudo é bem simples; quem em geral complica são as mulheres”, diz Alexandre Saadeh, professor da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e consultor de Women’s Health.

3. Falar do ex
Se é “ex”, passou, ficou para trás, já era, página virada. Quer momento mais inadequado para tocar no nome do falecido? “Aconteceu comigo e foi péssimo. Acabamos de transar e a garota começou a falar do ex-namorado. Em que aquilo poderia me interessar?”, diz Rogério Brandão, 41 anos, empresário. “Assim como toda mulher gosta de se sentir única, o homem também curte a sensação de exclusividade, de saber que está satisfazendo a parceira. Se ela fala do ex no primeiro encontro, mostra que está comparando. Isso irrita qualquer um”, diz Marina Vasconcellos, professora colaboradora de psicologia médica do curso de medicina da USP.

4. Seguir um script
Você é do tipo que, antes do encontro, repassa tintim por tintim tudo que planejou? “Primeiro ele me beija, depois me segura pela cintura e rasga minha blusa com fúria...” Relax! Seu roteiro é novelesco e emocionante, mas o perigo é não sair como o arquitetado e você não conseguir improvisar. “Conheci uma guria na noite e fomos para o motel. Comecei a despi-la pela camisa e ela me barrou: ‘Primeiro os sapatos’. Desabotoei o sutiã e, de novo, ‘Primeiro a calça’. Respirei fundo. A garota, de calcinha e sutiã, de repente diz ‘Desculpe, mas sou meio certinha, tem que seguir uma sequência, o sutiã, por favor’. Eu aguentei porque, afinal, já tinha chegado até ali. Quando fui para cima, ela disse ‘Calma, antes tem que dar beijo na boca’. Com aquela ali, nunca mais”, diz André Monteiro, 28 anos, publicitário. Dá para entender a revolta do moço. O que ele viu foi o contrário da liberdade de expressões. “Às vezes a mulher age assim imaginando que se sentirá segura se seguir uma receita”, diz Carmita Abdo. “Porém, todo roteiro esconde a verdade. Impede que ele conheça seus defeitos e suas qualidades. O que encanta é a autenticidade.”

5. Tentar parecer moderninha e ficar vulgar
É maravilhoso que entre as suas amigas seja das mais avançadas em termos de sexo, do tipo aberta para novas e inovadoras experiências. O que precisa entender é que nem todos os homens da face da Terra estão preparados para essa modernidade toda. Não dá para mostrar que você conhece todas as variações sobre o tema logo na primeira vez. Muitos podem confundir sua falta de barreiras com vulgaridade. Chato, não? “Além disso, é preciso tomar cuidado para não forçar a barra e tentar aparentar algo que não é autêntico”, diz Alexandre Saadeh. “As chances de sucesso são mínimas.”

6. Ser metida a gostosa... e acreditar que isso basta
Talvez você seja do tipo que, quando alguém pergunta “E aí, está boa?”, quase responde “Boa eu sempre fui, estou passando bem”. Ótimo, afinal sentir-se bonita e gostosa dá aquele poder na cama porque a mulher não tem vergonha do próprio corpo. E nessa pode fazer caras e bocas, vestir roupinhas sexy, bolar poses provocadoras... Mas um corpo bem-feito não garante uma transa nota 10. “Tem mulher que acredita que sua beleza é suficiente para enlouquecer o homem e faz muito pouco. Decepcionante”, diz Ricardo Fonseca, 33 anos, biólogo. Claro que vale caprichar na estreia. “É interessante ser uma presença marcante. Porém, só isso não sustenta um relacionamento. Se você não for agradável, simpática, instigante e não apreciar de verdade o contato físico, a chance de o entusiasmo inicial dele esfriar é grande”, garante Carmita Abdo.

7. Exagerar na bebida
A regrinha básica do “Se beber, não dirija” poderia ser adaptada aqui. Se for o primeiro encontro, não passe do primeiro copo. O perigo é exagerar na dose e deixar de lado a elegância, a feminilidade... “Dessa forma, a mulher mostra que é insegura, que precisa de um artifício para se soltar. A impressão é sempre negativa, assusta os homens, que gostam de estar no controle da situação — e nesse caso perdem a referência”, analisa Marina Vasconcellos. Então, o conselho é: se não sabe beber, não insista. Espere formar um vínculo de confiança. Antes disso, nem um gole a mais, combinado?

8. Ter pouca atitude na cama
Você já deve ter ouvido alguns homens comentando: “A garota parecia uma mosca-morta na cama”. Variações sobre o mesmo termo: múmia, estátua, boneca de pano, boneca inflável, frígida, iceberg... A verdade é que praticamente todos gostam de mulheres com atitude, criatividade e que demonstrem personalidade, iniciativa e ação durante o sexo. “É muito bacana perceber que ela não tem vergonha, que se atira na busca do próprio prazer”, diz Roberto Mendonça, 29 anos, analista de sistemas. Falar bobagens, gemer, verbalizar suas taras e preferências — tudo isso é visto como positivo pela maioria. “Sexo mudo é como ver um filme sem som”, filosofa Roberto. Carmita Abdo completa: “Você não se refere a ele como parceiro? Pois é, ele quer parceria também no relacionamento sexual. Que você tenha presença, interesse. Que corresponda no desejo, na atenção, na disposição. Caso contrário, é como dançar com alguém que precisa ser carregado... sem compasso, ritmo, cumplicidade.”

9. Fingir que é santa ou virgem
Em pleno século 21, e algumas mulheres ainda nessa. Mas por quê? “Elas têm medo do que os homens possam pensar. Algumas fingem que são virgens, outras bancam as santinhas. Na maioria das vezes sabemos que não é nada disso. Algumas são beeeem rodadas”, diz Samuel Yossef, 26 anos, publicitário. Mas será que ele, Samuel, pensaria mal dessas que são beeeem rodadas? Fala, Sam. “Claro que não. Adoro garotas experientes. Ter várias relações não desmerece ninguém. O importante é ser honesta, bom caráter.” Alexandre Saadeh assina embaixo. “Homem não é tonto. De novo, querer falsear seu jeito e sua personalidade é muito broxante. Ainda mais querendo apagar o passado. O melhor caminho é ser você mesma para poder usufruir o sexo e o afeto compartilhado com ele. Se não for assim, tudo vira uma cena de teatro. Lembre-se: sendo verdadeira, as coisas são mais simples, mais fáceis e mais gostosas.”

Eles a-m-a-m mulher que...
1. É fêmea e feminina acima de todas as coisas
2. Faz sexo oral com muuuuita boa vontade (e suavidade)
3. Tem atitude e iniciativa
4. Topa ouvir e falar sacanagens
5. Elogia o desempenho e pede bis
6. Libera tudo, mas t-u-d-o mesmo
7. Usa uma produção provocadora, sem exagero
8. Tem bom humor
9. É carinhosa antes e depois (durante o sexo pode ser animal)
10. Esquece do mundo e se entrega


M de Mulher

Prefeitura assegura pagamento de salários de servidores nos dias 27 e 28

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) efetua o pagamento dos servidores referente ao mês de setembro nas próximas quinta (27) e sexta-feira (28). De acordo com a secretária de Administração, Rosa Gondim, a greve das instituições bancárias não afetará o pagamento aos funcionários do município.

“Já conversei com a gerência do Banco do Brasil e chegamos a um entendimento para que nossos servidores não sejam prejudicados. Mesmo com esta greve, estamos assegurando que todos receberão os seus salários dentro do mês trabalhado”, afirmou.

A tabela de pagamento foi divulgada nesta sexta-feira (21). Segundo o cronograma, os servidores aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM) recebem seus proventos na quinta. Na sexta, recebem os servidores da ativa de todas as secretarias e órgãos da administração indireta da PMJP.



Seminário reúne profissionais para atualização em doenças e agravos não transmissíveis

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta segunda e terça-feira (24 e 25) o 1º Seminário de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, com a participação dos coordenadores de atenção básica e de vigilância em saúde dos municípios com mais de 17,6 mil habitantes. O seminário ocorrerá no Hotel Caiçara, em João Pessoa.

A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, explicou que o objetivo do seminário é atualizar os profissionais de saúde sobre tabagismo, diabetes, hipertensão arterial e outros agravos, para melhorar o atendimento.

Dados – Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 435.988 paraibanos são fumantes, o que representa 11,5 % de uma população estimada em 3.791.200.

Na Capital, os dados revelam que 83.204 pessoas fumam e isso significa 11,5% da população estimada em 723.515. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) este ano na Paraíba 240 pessoas deverão ser acometidas de câncer de traqueia, brônquios e pulmão, órgãos diretamente afetados pelo consumo do tabaco.

Segundo o Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Saúde, 22,4% da população acima de 18 anos da Capital e do Estado é hipertensa. A Paraíba tem hoje 55.119 hipertensos e a Capital 11.227. Segundo o IBGE a população do Estado acima de 18 anos é de 2.460.670 habitantes e a de João Pessoa  na mesma  faixa etária é de 501.245 habitantes.

O estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) aponta que o diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres (7%) do quem em homens, 5,4%.
Secom com blog

 

Projeto impede corte de energia elétrica

O corte de energia elétrica nas casas do portador de doença cujo tratamento médico necessite do uso continuo de aparelhos que demandem o consumo de energia para o seu funcionamento pode ser proibida. É o que estabelece o projeto de Lei 1148/2012, de autoria do deputado Domiciano Cabral (DEM), que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Domiciano destaca que a proposta visa defender a vida das pessoas “que padecendo de doenças crônicas dependem do uso continuado de equipamentos e instrumentos no seu tratamento. “Trata-se, portanto, de medida que visa proteger o cidadão que não pode se ver privado da prestação destes serviços”, afirmou.

De acordo com o deputado, para ter acesso ao benefício a família dos doentes tem que cumprir requisitos necessários à comprovação de tal condição junto à concessionária de energia elétrica. Ainda segundo o deputado, “a concessionária que descumprir a Lei, a qualquer pretexto, cometerá infração e será aplicada multa diária de 500 UFIRs (Unidade Fiscal de Referência)”. “A garantia da continuidade do serviço não isenta o consumidor do pagamento dos eventuais valores devidos à concessionária, aplicando-se as normas de direito do consumidor no que couber”, completou Domiciano.

Domiciano ressalta também que o projeto autoriza o Poder Executivo a conceder a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) às concessionárias sobre o fornecimento de energia elétrica para a família do portador de doença crônica. “A residência da família em que se encontra o enfermo poderá ser beneficiada com diminuição dos valores cobrados pela concessionária, que, por sua vez, terá isenção do ICMS aplicado sobre o fornecimento da energia elétrica”, explicou.

A matéria está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB desta terça-feira (25) e poderá ser votada em plenário ainda esta semana.

 

PMJP abre Semana Municipal do Idoso com ações na Lagoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai realizar a Semana Municipal do Idoso a partir desta terça-feira (25). A abertura oficial do evento será a partir das 8h, no Anel Interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa), com a participação da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) são responsáveis pela programação, que conta, entre outras atividades, com a tradicional Caminhada Vida Ativa, que vai acontecer na próxima quinta-feira (27), com concentração no Busto de Tamandaré, em Tambaú, às 6h. A expectativa dos organizadores é uma participação massiva de mais de mil idosos, a maioria integrante dos 52 grupos acompanhados pelo Programa Municipal da Pessoa Idosa (Papi/Sedes).

A programação, que contará com jornadas, mostra de talentos, mesas-redondas e outras atividades acadêmicas, se encerrará no dia 2 de outubro, às 17h, com o encerramento do Seminário Municipal da Pessoa Idosa, sobre o tema “Prevenção de Quedas”, no Auditório do Unipê. O Seminário terá início às 14h.

Caminhada do idoso – A Caminhada Vida Ativa seguirá pela orla e será encerrada na área verde do Hotel Tambaú, onde será servido um café da manhã para os participantes. Nesta quarta-feira (26), haverá a Balada da Pessoa Idosa, das 14h às 18h, no Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano Cabo Branco, local onde na sexta-feira (28), haverá uma solenidade homenageando pensionistas e aposentados da PMJP, no horário das 10h ao meio-dia.

Programação
25/09/2012
8h às 12h – Abertura oficial da Semana do Idoso pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
Local: Anel interno do Parque Solon de Lucena – Lagoa

26/09/2012
14h às 18h – Balada da Pessoa Idosa – IPMJP
Local: Clube da Pessoa Idosa – Altiplano Cabo Branco

27/09/2012
6h – Caminhada Vida Ativa – Sedes
Local: Do Busto de Tamandaré ao Hotel Tambaú

28/09/2012
10h às 12h – Homenagem aos aposentados e pensionistas da Prefeitura Municipal de João Pessoa – IPMJP
Local: Clube da Pessoa Idosa – Altiplano Cabo Branco

29/09/2012
8h às 16h – Jornada Juvenil da Longevidade
Local: Colégio Luiz Augusto Crispim – Av. Tancredo Neves

01/10/2012
14h às 17h – Mesa Redonda: A Psicologia e outros Saberes no Compromisso com o Envelhecimento
Local: Auditório do Senac

02/10/2012
08h30 às 12h00 – V MOSTRA DE TALENTOS DA PESSOA IDOSA
Local: Auditório do Espaço Cultural do UNIPÊ

02/10/2012
14h30 às 17h – Seminário Municipal de Atenção a Saúde do Idoso – SMS
Tema: Prevenção de Quedas
Local: Auditório do Espaço Cultural do Unipê


Secom/JP

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PMJP mantém ações constantes para preservação do patrimônio ambiental da cidade



A cidade de João Pessoa tem aproximadamente 150 mil árvores em áreas públicas - canteiros centrais de avenidas, praças e calçadas comerciais ou residenciais. Para preservar o patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem desenvolvendo diversas ações de preservação e recuperação das áreas verdes. O trabalho é executado pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Nesta sexta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore e, de acordo com dados da Semam, em 2012, até este mês de setembro, foram plantadas 7.234 mudas de árvores. Ainda segundo esse levantamento, os bairros do Bessa, Tambaú e Manaíra apresentam o maior déficit de árvores, já que são áreas com grande densidade populacional. “O grande desafio da Prefeitura é manter estas áreas verdes preservadas e promover o desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou Yuri Rommel, que é engenheiro florestal da Semam e coordenador do projeto João Pessoa Verde para o Mundo.

Poda programada - Outra ação desenvolvida pela PMJP extremamente importante para manter a saúde das árvores é a poda programada, feita pela Sedurb. Este ano foram realizadas aproximadamente 7 mil podas de árvores.

O serviço começou a ser ofertado em janeiro de 2012 com o objetivo de solucionar problemas como queda de galhos, controle de fungos e outras doenças comuns às árvores. A ação também tem como objetivo ordenar a paisagem urbana, com a melhoria da arquitetura das copas das árvores, deixando a cidade mais bonita, com praças e jardins bem cuidados.

Árvores centenárias - Já foram feitos 57 exames de ultrassom nas árvores centenárias, localizadas principalmente entre o Parque Sólon de Lucena e a Praça da Independência. O ultrassom tem como objetivo diagnosticar a saúde das árvores na parte interna dos vegetais, verificando como estão os troncos, identificando infestação de fungos e ferimentos.

Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, coordenador da Poda Programada, foi observado nessas árvores fungos que provocam o seu secamento, com destaque para o “Mal do Recife”, muito comum nas mangueiras. “Todas elas estão recebendo tratamento, que consiste na poda de assepsia, que é a limpeza dos galhos mortos, e aplicação de fungicida à base de cobre”, explicou.

Viveiro Municipal - No Viveiro de Plantas Nativas, uma iniciativa que conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), são produzidas as mudas de árvores utilizadas na arborização urbana. Foram 5.002 mudas de plantas nativas somente este ano.

O Viveiro possui atualmente 115 espécies disponíveis para doação, entre elas aroeira da praia, algodão guaxumbo, cássia do nordeste, cupiúba, ipês (amarelo e roxo), mocitaíba, leiteiro, ipê de jardim, pata de vaca, jacarandá e pau formiga.

Qualquer cidadão interessado em adquirir uma muda pode procurar o Viveiro, que doa até duas mudas por pessoa. A equipe ainda orienta sobre as condições da área e indica a planta mais adequada para cada situação. Técnicos também fazem visitas de demonstração do processo de produção de mudas, desde a coleta da semente até o plantio. O Viveiro Municipal fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone de contato é 3214-4936.

Sessão da ALPB debate o Mal de Alzheimer

A Assembléia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial na manhã desta sexta-feira (21), Dia Mundial do Mal de Alzheimer, para discutir os problemas enfrentados pelos portadores da doença no estado da Paraíba. O evento foi proposto pelo deputado Vituriano de Abreu (PSC), que é médico e presidente da Comissão de Saúde da ALPB.
Além de Vituriano de Abreu, o deputado Trocolli Junior (PMDB), a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer na Paraíba (Abraz-PB), a psicóloga Regina Neves; a diretora cientifica da Abraz-PB, a médica Fátima Cartaxo; o presidente da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (APBEM), Severino Araújo; e o presidente da Associação Promocional do Ancião (Aspan), Fabiano Lucena, compuseram a mesa da solenidade.

De acordo com Vituriano de Abreu, a sessão teve o objetivo de mostrar a complexidade da doença, discutir a situação dos pacientes e o trabalho dos cuidadores, além de divulgar o mal para que toda a sociedade possa ajudar a combatê-la. “Se nós passarmos para a população o conhecimento desta patologia, a sociedade pode colaborar. A Assembleia, como órgão público que tem de trabalhar em prol da população e pela sua função social em todos os aspectos, precisa dizer o que é necessário fazer em relação à doença, para que todos possam conhecê-la, tratá-la e preveni-la. A doença é progressiva, degenerativa e vai atingir boa parte da população. Portanto, tornar a doença bem conhecida é muito importante e a Assembleia está fazendo sua parte”, disse

Vituriano disse também que, apesar de ser degenerativa e progressiva, a doença pode ser evitada com exercícios para a mente. “Apesar da complexidade, é possível evitar que a doença acometa a população, com exercícios para o cérebro. Assim, a Assembleia Legislativa pode fazer sua parte, através da comissão de Saúde, e repassar a população e a imprensa o que realmente significa isso. Cada vez mais que a agente tem que mostrar de maneira clara e objetiva que o mal de Alzheimer é progressivo, crônico e degenerativo, mas também pode ser evitado e até tratado”, ratificou.

Melhor idade

O deputado Trócolli Junior destacou a importância de discutir e procurar soluções para o mal de Alzheimer e elogiou o deputado Vituriano e a ALPB pela realização, “que mostrar a preocupação da Casa com as pessoas da melhor idade”.  “Esta é uma das sessões mais importantes do ano, pois mostra que a Casa de Epitácio Pessoa está preocupada com a causa dos idosos, que é um dos setores menos assistido da sociedade. Aqui nesta Casa existem parlamentares preocupados com esta causa, os parlamentares continuarão levantando a voz em nome dos idosos. Temos aqui um presidente, o deputado Ricardo Marcelo, que desde que assumiu procurou fazer uma agenda positiva para mostrar que a Casa avançou, melhorou e tem compromissos com a população. Deixo aqui o meu compromisso de, a cada dia, lutar mais em prol das pessoas da melhor idade do nosso estado”, afirmou.
Trócolli Junior acrescentou que a ALPB também vai cobrar dos poderes Judiciário e Executivo (estadual e municipal) “a realização de ações, políticas públicas e melhor atendimento de saúde para os portadores de doenças crônicas, como Alzheimer e Parkinson, para assim dá mais dignidade aos idosos”.

Já a presidente da Abraz-PB, Regina Neves, destacou que quanto mais divulgar e informar sobre os cuidados que se dever ter com paciente e cuidador, mais qualidade de vida é dada aos afetados, direta e indiretamente, pelo Mal de Alzheimer. “Hoje é dia mundial da doença de Alzheimer e este ano o tema é ‘Quanto antes souber, mais tempo você terá para cuidar’. Então, esta sessão é importante para que a sociedade possa conhecer e ajudar a combater a doença”, disse.

União
O presidente da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (APBEM), Severino Araújo, também elogiou a Assembleia pelo evento. “São momentos como este, de um deputado estadual trazer esta discussão para Assembleia Legislativa, que nos faz vê que não estamos sozinhos na nossa luta”, afirmou.
Na solenidade, foram apresentados vídeos mostrando as dificuldades do relacionamento da família com os portadores, os obstáculos físicos e financeiros para tratar as pessoas afetadas pela doença. A poetisa Yolanda Pequeno Barbosa declamou alguns poemas sobre o envelhecer e emocionou todos os presentes.

Codecom