segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Repartições estaduais não funcionam nesta quarta-feira, Dia de Finados

O funcionamento das instituições públicas estaduais será alterado nesta quarta-feira (2), devido ao feriado de Finados, mas os serviços essenciais não terão prejuízo. As interrupções no funcionamento das repartições estaduais não serão divulgadas em portaria no Diário Oficial do Estado, por ser um feriado nacional. Confira os atendimentos e os serviços que continuarão funcionando durante o feriado:
Repartições públicas estaduais: encerram o expediente na terça-feira (1º), às 18h, e voltam na quinta (3), às 8h.

Defensoria Pública: De acordo com o calendário, funcionarão, em regime de plantão, as seguintes varas:

1ª Região (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita) – 2ª Vara Mista de Cabedelo
2ª Região (Mamanguape) – 3ª Vara Mista de Sapé
3ª Região (Campina Grande e adjacências) – 7ª Vara Cível
4ª Região (Areia) – 1ª Vara Mista de Esperança
5ª Região (Aroeiras e mais nove cidades) - 1ª Vara Mista de Queimadas
6ª Região não terá plantão
7ª Região (Catolé do Rocha) – Comarca de Bonito de Santa Fé
8ª Região (Bananeiras) -3ª Vara Mista de Guarabira

Veículos: os veículos oficiais, inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, serão recolhidos às repartições de origem ou ao Centro Administrativo, depois do expediente do dia 1º de novembro, e serão liberados uma hora antes do início do expediente na quinta-feira (3). Exceto as ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Receita, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, das Polícias Civil e Militar e do Gabinete Militar ou que estejam a serviço deste.

Lazer – O Parque Arruda Câmara, a Bica, funciona sem alteração, das 7h30 às 16h30. A entrada custa R$ 1,00 – crianças até 7 anos de idade não pagam. Mais informações pelo telefone (83) 3218-9710

Detran – O atendimento ao público também será interrompido no feriado, mas as fiscalizações serão intensificadas nas principais vias do Estado.

Procon – O órgão suspenderá o atendimento durante o feriado, mas o posto do Procon Estadual do Centro Turístico de Tambaú funcionará normalmente nesta quarta (2), das 8h às 12h e das 14h às 18h. O telefone é 0800 281 1512.

Secom/PB

Agora é Lei! JP tem Programa de Atendimento Integral e Humanização para as mulheres

Vários novos projetos de Lei de autoria do vereador Benilton Lucena, PT, foram aprovados pela Câmara Municipal de João Pessoa e sancionados pelo prefeito da Capital Luciano Agra. Merece destaque a Lei Nº 12.184 de 15 de setembro de 20011 que institui o Programa de Atendimento Integral e Humanizado às Mulheres em estado de climatério ou pós-climatério.

Com a sanção da lei, fica instituída a obrigatoriedade por parte da Prefeitura, o atendimento integral e humanizado, sendo este coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e implantado nas Unidades de Saúde da Família, destinado às mulheres, no sentido de garantir a sua saúde física e mental. A lei entra em vigor num prazo de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário do Poder Legislativo.


Já a Lei Nº 12.207/2011, institui a Semana de Estudos, Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, na cidade de João Pessoa, a realizar-se-á, anualmente, na terceira semana do mês de outubro.

A semana de estudo terá como principal objetivo informar a população sobre os riscos, diagnósticos e tratamento do câncer bucal, através de palestras, orientações e distribuições de folhetos informativos, com linguagem clara e objetiva e de fácil compreensão para o público em geral. Além de realização de exames clínicos, gratuitos na população preferencialmente nas que se encaixem no perfil epidemiológico de desenvolvimento do câncer bucal, atividade esta que deverá ser realizada por odontólogos.

As ações desenvolvidas na Semana de Estudo, Prevenção e Combate a doença deverão ser baseadas nos dados dos sistemas de informações em saúde, com a finalidade de abranger o maior número de pessoas que se enquadrarem no perfil epidemiológico do paciente portador de câncer ou com lesões de boca potencialmente cancerizáveis.

Memorial Parlamentar será inaugurado na próxima semana‏

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima semana, uma programação especial para marcar os 185 das atividades legislativas na Paraíba. O ponto alto da programação será a inauguração do Memorial Parlamentar, que permitirá ao cidadão uma visão organizada e documentada das normas, grupos sociais, acontecimentos históricos que se sucederam, e dos protagonistas da própria história política do Estado.

Os 185 anos de história do Poder Legislativo serão marcados por uma programação que tem início no próximo dia 8. Serão realizadas sessões solenes com homenagens a ex-servidores, ex-presidentes de Mesa Diretora e ex-deputados.

Os jornalistas que cobrem as atividades do Poder Legislativo terão uma exposição sobre o Memorial Parlamentar e farão uma visita para conhecer o seu funcionamento.
No dia 10, ao lado de outras autoridades, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), fará a inauguração do Memorial. “A criação de espaços de preservação de memória pelos poderes públicos é essencial para que as pessoas possam perceber o seu papel protagonista na história”, afirmou o deputado.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que foram deputados estaduais, já foram convidados para as comemorações dos 185 anos do Legislativo estadual.
A proposta de implantação do Memorial Parlamentar do Poder Legislativo da Paraíba se fundamenta na história da Assembléia.

A diretora do Departamento de Cultura e Memorial, Cida Lôbo, destaca o valor do resgate dessa documentação, para a própria história da Paraíba e do Brasil e o valor do memorial para os cidadãos paraibanos. “Apesar da grande representatividade do seu acervo patrimonial, a Paraíba possui uma tradição de preservação de acervos bastante deficitária. O projeto pretende socializar as informações numa disposição de temporalidade, permitindo a visualização de permanências e transformações das experiências coletivas do povo paraibano”, observou. Para a diretora Ana Izabel de Souza Leão, “o Memorial Parlamentar será muito mais que um prédio ou uma coleção. Será a referência de um Poder que legisla em prol dos cidadãos, lugar por onde passam as decisões e são registradas nos documentos que formam a história do Estado”.

Codecom

'Método Mãe Canguru', da Maternidade Frei Damião, é referência em atendimento humanizado de prematuros

Estima-se o nascimento de 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso em todo o mundo. Destes, um terço não chega a completar um ano de vida. Na Paraíba, a Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, dispõe de um projeto para ajudar a salvar a vida dos bebês pré-maturos. Trata-se do "Método Mãe Canguru”, que atende a cerca de trinta recém-nascidos mensalmente. A Enfermaria Canguru, como é chamado o local onde os bebês ficam, dispõe de quatro leitos destinados ao internamento dos recém nascidos de baixo peso - menor que 2500g - vindos da sala de parto, da UTI neonatal ou da Unidade Neonatal de Cuidados Intermediários.
A médica neonatologista Sandra Giovana Muniz de Macêdo Mendes explica que, para a assistência ao binômio mãe-bebê, a maternidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta de um neonatologista diarista, neonatogista plantonista (para assistência às intercorrências do bebê), obstetra diarista, obstetra plantonista (para a assistência às intercorrências da mãe), enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social 24 horas por dia.
O temo de permanência do bebê na Enfermaria Canguru depende da evolução clínica de cada um e obedece a uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para admissão do recém-nascido, o MS determina: estabilidade clínica, em que o recém nascido respira espontaneamente, sem necessidade de oxigênio ou medicações e tenha peso mínimo de 1250 gramas.
De acordo com Sandra Giovana, no primeiro dia de internamento, a equipe multidisciplinar acolhe mãe e bebê e explica para a mãe e para seus familiares a finalidade e a importância do método. A mãe recebe orientações da equipe quanto à importância do aleitamento materno e a todos os cuidados com o bebê, como a postura, banho, troca de fraldas, vestuário adequado, higienização.
No método "Mãe Canguru”, diariamente o bebê é examinado, avaliado e estimulado à sucção para que tão logo possa mamar diretamente ao seio. Enquanto isso não ocorre, a equipe e o Banco de Leite orientam e estimulam a ordenha do leite materno para que o bebê que ainda não mama diretamente ao seio materno receba o leite de sua própria mãe. Todos os dias, ambos têm direito a visitas.
Sandra Giovana afirma que, quando o bebê melhora, após três dias consecutivos de ganho de peso, com peso mínimo de 1650 gramas, ele está apto para receber alta hospitalar, desde que a mãe e a família estejam preparadas para fornecer os mesmos cuidados em casa. "Para tanto, eles recebem todas as orientações necessárias durante o internamento, inclusive sobre urgências”, ressaltou.
Após 48 horas da alta, o bebê retorna ao Ambulatório de Egresso na Maternidade para avaliação médica clínica. Na primeira semana pós-alta, o bebê é examinado três vezes por semana. Na segunda semana, duas vezes e, a partir da terceira, uma vez por semana até atingir o peso de 2500g, quando então é encaminhado para o ambulatório de Pediatria, que fará atendimento mensal da criança.
Sandra Giovana explica que até atingir o peso de 2500g, o bebê poderá retornar a qualquer hora do dia ou da noite, se for necessário, para a maternidade, já que ele tem direto à agenda aberta. Na ocasião de não comparecimento à consulta médica, a família é contactada e então é providenciada nova marcação de consulta.

Blog com secom/PB

domingo, 30 de outubro de 2011

É triste dizer adeus

É triste dizer adeus, mas às vezes é necessário. Não podemos prender a nós definitivamente as pessoas que amamos para suprir nossa necessidade de afeto. O amor que ama, aprende a libertar.

Procuramos ganhar tempo para tudo na vida. Mas a vida, quando chega no próprio limite, despede-se e é esse último adeus que é difícil de compreender e, mais ainda, aceitar.

Possuímos um conceito errado do amor. Amar seria, no seu total significado, colocar a felicidade do outro acima de tudo, mas na realidade é a nossa felicidade que levamos em consideração. Queremos os que amamos perto de nós porque isso nos completa, nos deixa bem e seguros. E aceitar que nos deixem é a mais difícil de todas as coisas.

Não dizemos sempre que queremos partir antes de todos os que amamos? Isso é para evitar nosso próprio sofrimento, nossa própria desolação. É o amor na sua forma egoísta.

Aceitar um adeus definitivo é uma luta. Se as perdas acontecem cedo demais ou de forma inesperada, o sentimento de desamparo é muito maior e a dor mais prolongada. É o incompreensível casando-se com o inaceitável e o tudo rasgando a alma. Essas dores poderão se acalmar, mas nunca se apagarão.
Mas quando a vida chega ao final depois de primaveras e primaveras e outonos e mais outonos, nada mais justo que o repouso e aceitar a partida é uma forma de dizer ao outro que o amamos, apesar da falta que vai fazer.

Não podemos prender as pessoas a nós para ter a oportunidade de dizer tudo o que queremos ou fazer tudo o que podemos por elas. De qualquer forma, depois que se forem, sempre nos perguntaremos se não poderíamos ter dito ou feito algo mais. Mas essas questões são inúteis.

O amor que ama integralmente não quer ver o outro sofrer e ele abre mão dos próprios sentimentos para que o destino se cumpra, para que a vida siga seu curso.

As dores do adeus são as mais profundas de todas. Mas elas também amenizam-se com o tempo e um dia, sem culpa, voltamos a sorrir, voltamos a abrir a janela e descobrimos novamente o arco-íris da vida.

Depois da tempestade descobrimos um dia novo e o sol brilha de maneira diferente. E talvez seja assim que aprendemos a dar valor à vida, aos que nos cercam; aprendemos a viver de forma a não ter arrependimentos depois e aproveitar ainda mais cada segundo vivido em companhia daqueles que nosso coração ama.

Audiência Pública proposta por Geraldo Amorim vai discutir combate aos maus tratos e abandono de animais em João Pessoa

Uma audiência publica no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa vai discutir no dia 2 de dezembro soluções para o aumento da população de animais abandonados e o combate aos maus-tratos.

O evento terá início às 9h e vai reunir representantes de ONGs e associações protetoras dos animais, do Centro de Zoonozes de João Pessoa, entre outros representantes da sociedade interessada no tema.

A propositura da audiência é de autoria do vereador Geraldo Amorim, do PDT, e visa assistir aos animais abandonados e evitar problemas à saúde da população. “Esta deve ser uma preocupação de todos, pois é também uma questão de saúde pública, uma vez que animais abandonados, ficando a mercê do tempo, podem contrair as mais diversas doenças, as quais passam a prejudicar a sociedade do nosso município”, justificou o vereador.

O Centro de Zoonoses recebe, diariamente, animais para os devidos procedimentos e tem realizado um trabalho de assistência aos animais. No entanto, segundo o vereador, é preciso fazer um movimento amplo, para conscientizar as pessoas sobre a problemática, que se traduz em perspectivas de humanidade, “pois os animais merecem nossa atenção, recuperação e retorno ao seu habitat com saúde e bem alimentado”, ressaltou o parlamentar.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vereador Benilton admite disputar reeleição em 2012

Mesmo reconhecendo ser muito cedo para falar de disputa eleitoral, indagado, o vereador Benilton Lucena (PT) admitiu, durante entrevista, que irá disputar a reeleição no próximo pleito, em 2012.

Benilton garante que vem cumprindo o seu papel como representante do povo de forma positiva. O parlamentar reconhece que faz um trabalho voltado para melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa que lhe deu a possibilidade de na segunda candidatura em 2008 de sair de dois mil votos para sete mil quatrocentos e setenta e dois, sendo este o segundo vereador mais votado e, por isso, não vê porque não colocar o seu nome para disputar o mandato nas próximas eleições.


O vereador que tem defendido trabalho e moradia para todos os trabalhadores, também, tem sido um defensor fiel dos servidores na educação da capital paraibana. Pois, acredita o vereador que o homem só pode ter uma vida digna quando tem trabalho e moradia, como também, usufrui de uma educação de qualidade. Por isso defende tanto a classe de professores e melhorias na educação, visando qualidade e ensino para todos.

 “Sei que a população de João Pessoa está atenta aos que realmente trabalham de forma coletiva visando o desenvolvimento e qualidade de vida, principalmente para todos os bairros carentes de João Pessoa. De forma que estaremos colocando novamente o nosso nome para vereador e esperamos continuar correspondendo com as necessidades da população no Poder Legislativo municipal, finalizou Benilton Lucena.

Assessoria

Assembleia e Senado firmam convênio. TV e rádio ALPB serão implantados‏

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), e o primeiro secretário do Senado Federal, senador Cícero Lucena (PSDB), assinaram, no final da tarde desta quarta-feira (26.10) um convênio entre as duas Casas legislativas que permitirá a implantação dos canais abertos da rádio e da TV ALPB. A parceria foi firmada em Brasília (DF), no gabinete do senador paraibano.

O deputado Ricardo Marcelo disse que estava cumprindo mais uma meta de sua gestão ao implantar o canal aberto e destacou eu, graças ao esforço de Cícero, a Assembleia Legislativa da Paraíba está sendo contemplada com a rádio. “Foi uma das promessas que assumimos, logo após a posse na presidência. Estamos trabalhando e temos a certeza que estamos bem próximos de concretizar esse sonho de todos os senhores parlamentares”, disse. Ele fez questão de elogiar a postura do senador Cícero Lucena, que agilizou o trâmite de todo o convênio.

Para Cícero Lucena, a parceria TV Senado/TVAssembleia é salutar à democracia. “A amplificação das ideias do parlamento e a modernização da comunicação do Legislativo é uma das linhas do meu trabalho como primeiro secretário do Senado Federal. É uma grata satisfação levar o sinal da Assembleia aos 223 municípios paraibanos. Essa parceria com o presidente Ricardo Marcelo fortalece a relação do Senado com a Assembleia Legislativa da Paraíba”, afirmou.

A parceria vai permitir que a Assembleia tenha um canal aberto de televisão. O presidente da Assembleia também agradeceu ao empenho da equipe da TV Senado, através da sua diretora de expansão, Virgínia Galvez, que esteve em João Pessoa. O processo aguarda agora a concessão do canal aberto pelo Ministério das Comunicações, que deve ser liberada nos próximos dias.

Virgínia Galvez veio à Paraíba a convite do presidente da Assembleia Legislativa. Ao lado do diretor operacional da TV Senado, o engenheiro João Carlos Berizon, ela fez uma inspeção técnica na TV Assembleia. Ambos se disseram impressionados com a qualidade dos equipamentos adquiridos na gestão do atual presidente. Segundo Galvez, o convênio permitirá que a TV ALPB disponha de um canal exclusivo, com transmissões em HD e com uma programação inteiramente local.

Virgínia e Berizon conheceram as dependências da Assembleia, os equipamentos que a TV utiliza e alguns dos profissionais que trabalham na emissora e na Coordenação de Comunicação Social. Ela registrou em imagem a inspeção técnica realizada na TV ALPB e disse que o convênio com o Senado Federal será assinado nos próximos dias.

O deputado Ricardo Marcelo garantiu que tudo que for de responsabilidade da Assembleia Legislativa será agilizado, para que a implantação do canal aberto ocorra o mais rápido possível. “Vamos trabalhar incessantemente, no sentido de que esse canal possa inaugurado, se possível, ainda este ano. O mais importante de tudo é que ele está assegurado e tenho certeza que o cidadão paraibano sai ganhando, na medida em que ele poderá acompanhar mais de perto, de forma mais transparente ainda a atuação do seu representante no Legislativo”, disse.

Desde o dia 27 de julho passado, o cidadão vai pode acompanhar ao vivo toda a programação da TV ALPB. A emissora pode ser assistida também pelo canal da Internet, disponibilizado na home-page do Legislativo Estadual (http://www.al.pb.gov.br).  

Codecom/AL

Estação Cabo Branco recebe nova escultura de Abelardo da Hora


Estação Cabo Branco recebe nova escultura de Abelardo da HoraA penúltima da série de esculturas de Abelardo da Hora foi entregue ontem (26), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. A obra intitulada 'Mulher reclinada III' faz parte de um conjunto com seis obras, fundidas em bronze, adquiridas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O acervo já havia sido exposto previamente na casa, mas com uma estrutura de concreto. A mesma exposição visitou as cidades de Brasília e São Paulo, entre outras.

A curadora da Estação Cabo Branco, Lúcia França, afirmou que é de grande importância a aquisição das obras como parte do acervo permanente da Estação, pois o escultor é um artista emblemático e sua importância histórica traz ainda mais valor à peça.

A obra foi instalada na entrada principal do prédio administrativo e chega para compor o acervo permanente da Estação Cabo Branco. A escultura foi entregue pessoalmente a direção da casa por Abelardo da Hora Filho, que hoje organiza e comanda as atividades do pai.

O artista – Abelardo da Hora nasceu no ano de 1924, em São Lourenço da Mata (PE). Formado pela Escola de Belas Artes do Recife, conviveu com nomes como Vicente do Rêgo Monteiro e Hélio Feijó. Vanguardista, foi um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife e um dos precursores da arte cinética no país. É mestre de toda uma geração de artistas pernambucanos de renome, partindo de Francisco Brennand até José Cláudio, Corbiniano Lins, Guita Scharifker, Gilvan Samico e Wellington Virgolino.

As obras de Abelardo da Hora estão espalhadas por todo o mundo: China, França, Estados Unidos, Suíça, Rússia e na antiga Tchecoslováquia. No Brasil, integra os acervos do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu do Solar do Unhão na Bahia, Masp (Coleção Pietro Maria Bardi), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) do Recife e em inúmeras coleções particulares.

Todos os países da Europa, além da Mongólia, Argentina, Canadá e EUA, já receberam suas obras em exposições individuais e coletivas. Diversas vezes premiado em salões de artes plásticas em todo o país, desde a década de 50, é delegado em Pernambuco da Secção Brasileira da Internacional de Artes Plásticas ligada à Unesco, além de ser um dos fundadores da Associação Brasileira de Escritores (ABDE) em Pernambuco.
Secom/JP

Entra em vigor lei que disciplina tempo de atendimento a clientes nos caixas de supermercados

Está em vigor a Lei nº 11.871/2010, alterada pela Lei nº 12.085/2011, de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que dispõe sobre o tempo de atendimento ao usuário, nos caixas dos estabelecimentos comerciais, denominados de hipermercados, supermercados ou congêneres. De acordo com a norma jurídica, todos os estabelecimentos comerciais citados, ficam obrigados a manter, no setor de caixas, funcionários em número compatível com o fluxo de usuários, de modo a permitir que cada um deste seja atendido em tempo razoável.

A lei estabelece até 30 minutos em dias normais, compreendendo as segundas, terças, quartas e quintas-feiras; até 40 minutos, do dia 29 de cada mês até o dia 10 do mês subseqüente, período de incremento nas vendas em virtude do recebimento de salários, assim como nas sextas-feiras, sábados e domingos, independente de tais dias coincidirem com as datas de referência acima apontadas; e, até 50 minutos nos meses de dezembro e janeiro, em vésperas de feriados, vésperas de datas comemorativas, além de promoções, do tipo de liquidações ou mega-feirões, em virtude do aumento expressivo do número de vendas.


Assessoria

Paraíba terá mais uma Fazenda da Esperança‏

O fundador da Fazenda da Esperança, liderança eclesial reconhecida mundialmente, Frei Hans Stapel, proferirá palestras no dia 27, quinta-feira,  às 15 horas para alunos do Pio X, e às 19 horas para os pais das Escolas Católicas da capital- Pio X, Dorotéias, Lourdinas e João XIII, no auditório do Colégio  Lourdinas, na capital.

No sábado à tarde, a palestra será aos Congressistas da Pastoral da Sobriedade, de vários estados, trazendo para o debate o problema das drogas, a chaga do século XXI. À noite, às 19h30, participará de um jantar de adesão, aberto à sociedade, no ginásio do Colégio Marista Pio X, cuja renda será revertida para a fazenda feminina.

Durante a sua estada na Paraíba reunirá todos os coordenadores das Fazendas da Esperança espalhadas por todo Nordeste. Entre os encaminhamentos os cinco anos da Fazenda da Esperança na Paraíba  e a abertura da Fazenda feminina prevista ainda para este ano.O Frei Hans está incluindo ainda na su8a agenda uma visita ao governador Ricardo Coutinho, com horário e local ainda a ser confirmado.

Frei Hans é fundador da Fazendas da Esperança.  São Instituições reconhecidas pelo seu trabalho com jovens dependentes de álcool,  drogas e outras dependências,  no Brasil e  no exterior, totalizando cerca de 80 unidades. De acordo com estudo realizado, no Brasil pela Faculdade São Francisco/SP, entre 75% a 83% dos jovens que se internam nas Fazendas da Esperança e permanecem no programa pelos doze meses, se recuperam da dependência.    

A metodologia do tratamento responsável por este índice de recuperação se fundamenta no tripé – Espiritualidade, Trabalho e Convivência. Aqui, no Estado da Paraíba, temos a Fazenda da Esperança Pe. Ibiapina que está ligada à Arquidiocese, fundada em 06 de agosto de 2006 com a presença de sua Emª. Revmª  Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil, atende, atualmente, a 35 jovens do sexo masculino, que a procuram para se libertar de suas dependências.

Neste final de semana, o Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, realizará por meio da Arquidiocese da Paraíba, o I Congresso da Pastoral da Sobriedade. Esse encontro reunirá lideranças pastorais e autoridades eclesiais de diversos estados, entre elas Dom Aldo e Dom Irineu, da CNBB, para a partilha de experiências e aprofundamento de temáticas relativas à prevenção ao uso de drogas, recuperação da dependência química e de outras dependências.

Assessoria

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Greve dos servidores do Judiciário Federal é discutida na ALPB

A greve dos servidores do poder judiciário federal, que engloba funcionários do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal, foi tema de discussão na Assembleia Legislativa da Paraíba, na tarde desta quarta-feira (26.10), durante audiência pública no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Epitácio Pessoa. A Audiência foi proposta pelo presidente da CCJ, deputado Janduhy Carneiro (PPS).

Os servidores do poder judiciário federal, paralisados há dez dias, estão reivindicando uma reposição salarial de 32% (trinta e dois por cento) e deflagrando uma campanha contra o projeto de lei complementar nº 6.613, que tramita no Congresso Nacional, e que dispõe sobre congelamento dos servidores federais até 2016. “Estamos há cinco anos sem receber reajuste salarial. Por isso, sem ter mais a quem recorrer, decidimos paralisar as nossas atividades. Agora, nesta audiência, estamos pedindo apoio desta Casa Legislativa a nossa causa”, declarou o sindicalista Marcos Santos, membro do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sindjuf). 

O deputado Janduhy Carneiro disse que os servidores que estão em greve há dez dias formam uma engrenagem que movimenta a máquina judiciária do país e, por tal razão, merecem ser bem remunerados e estimulados para poderem prestar um bom serviço. Além disso, o parlamentar evocou o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, ao fazer uma analogia entre a dificuldade do poete e a dos servidores do Judiciário. “No caminho do poeta havia uma pedra. No caminho dos servidores do poder judiciário federal tem uma pedreira”, disse.

O deputado Raniery Paulino (PMDB) hipotecou solidariedade ao movimento paredista. “Reconheço que o deputado estadual pode pouco em relação a esta paralisação, vez que se trata de um movimento deflagrado por servidores federais. Porém, coloco o meu gabinete à disposição dos trabalhadores do judiciário federal”, assegurou. 

Na Paraíba, o poder judiciário federal conta com um efetivo em torno de 3 mil funcionários, segundo informou o presidente da Federação Nacional da categoria, sindicalista Evilásio Dantas. Ele disse que há uma política equivocada do governo federal, hoje nas mãos de uma presidente do Partido dos Trabalhadores, o qual, segundo ele, “vem priorizando banqueiros e latifundiários em detrimento da classe trabalhadora”.

Codecom/AL

Audiência pública com secretária de saúde é adiada

A mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) reprogramou a visita da secretária de saúde do município, Roseana Meira, que aconteceria nesta quinta-feira (27), às 15h, para as 11h do próximo dia 11 de novembro. A mudança da data se deve ao fato da gestora de saúde ter viajado a Brasília para participar do lançamento do programa do Governo Federal 'Do Melhor em Casa', dentro do serviço 'SOS Emergência', que faz parte do contexto da 'Saúde Toda Hora', do Ministério da Saúde.

Na audiência pública a gestora municipal de saúde vai apresentar a análise e relatório detalhado de dados e montantes dos recursos destinados ao setor. Esta também será a oportunidade para os vereadores e sociedade civil discutirem com a secretária os assuntos ligados à administração da pasta.

O presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), aproveita a ocasião para convidar toda a população a comparecer à Casa Napoleão Laureano na data estabelecida para apreciar a apresentação dos dados e esclarecimentos fornecidos pela secretária.


CMJP

Dia do Servidor: Estado antecipa pagamento e determina ponto facultativo nas repartições

O Governo do Estado paga nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) a folha de salários referente ao mês de outubro de 2011. A antecipação do pagamento foi anunciada semana passada em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado na sexta-feira. Por causa da data, o expediente nas repartições estaduais será facultativo, mas os serviços essenciais permanecerão normalizados, como divulgado no Diário Oficial no dia 20 passado.

Os veículos oficiais serão recolhidos às suas repartições de origem ou ao Centro Administrativo após o expediente desta quinta-feira, e serão liberados uma hora antes do início do expediente na segunda-feira (31). A exceção à norma vale para as ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Receita, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, viaturas das Polícias Civil e Militar e do Gabinete Militar ou que estejam a serviço deste.
Por causa do ponto facultativo, a Defensoria Pública vai funcionar em regime de plantão, mediante o seguinte cronograma:

1ª Região - João Pessoa - 1ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo
2º região - Alhandra - 1ª Vara Mista em Sapé
3º Região - Campina Grande - 6ª Vara Civil
4ª Região - Alagoa Grande
2ª Vara Mista de Ciuté
5ª Região – Boqueirão - Comarca de Prata
6ª Região – Patos - 1º Juizado Especial Misto da Comarca de Patos
7ª região – Sousa - 2º Juizado Especial Misto de Sousa
8ª Região - 2ª Vara Mista de Guarabira

Secom

Secretarias estaduais realizam palestras sobre câncer de mama

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e a Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) dedicaram esta quarta-feira (26) à realização de palestras sobre o câncer de mama, dentro da programação do “Outubro Rosa”, uma campanha que acontece mundialmente pela prevenção da doença.

Na PGE, a palestra “Paraíba feminina contra o câncer sim senhor”, a ser proferida pela mastologista Joana Marisa de Barros, vai abordar a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, prestar informações sobre ações de saúde e alertar para a necessidade de redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. A palestra que será acontece às 16h, no auditório da PGE, e é destinada a todos os servidores da Procuradoria e demais órgãos que funcionam no edifício, na Avenida Epitácio Pessoa, João Pessoa

Na manhã desta quarta, no térreo do Bloco II do Centro Administrativo do Estado, a palestrante foi a dentista Marie Malzac, que teve câncer de mama e tem dado testemunho de sua experiência por meio da ONG Amigos do Peito. No evento, ela revelou que a doença a deixou muito abatida. “E a depressão faz o câncer avançar”, disse. Leiga no assunto, Marie pesquisou bastante, administrou o estresse e partiu para o tratamento, que culminou na cirurgia das mamas. “O câncer tem tratamento e tem cura, o importante é detectar precocemente”, alertou.

Ela destacou que os homens também devem se prevenir. O preconceito, a má qualidade de vida e a falta de informação sobre o câncer de mama também atingem o sexo masculino – as estatísticas apontam que, para cada 80 mulheres com câncer, um homem desenvolve a doença. “A conscientização deve ser também dirigia aos homens”, disse o secretário da Sedap, Marenilson Batista da Silva.
‘Outubro Rosa’ – Ainda dentro da programação da campanha, no próximo sábado (29), haverá o “Dia do Amigo do Peito”, com a realização de mamografias em mulheres previamente triadas. No domingo (30), haverá a caminhada do movimento “Amigos do Peito”, partindo do Busto de Tamandaré, em Tambaú, às 7h30, até o Jangada Clube.

Outras atividades vêm sendo realizadas dentro da campanha, como a mobilização de servidores, por meio do uso de uma peça rosa, ou de camisetas da campanha (à venda na Clínica Pró-Mulher, Avenida Epitácio Pessoa, 595) e de “pit stops” nas principais avenidas de João Pessoa e nas cidades do interior, com tarefas educativas em escolas e em feiras livres, aos sábados.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, estimulando a participação da população, entidades, governos e empresas na luta contra o câncer de mama. As ações visam conscientizar sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Toda mulher acima de 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter as mamas examinadas, uma vez ao ano. E as que possuem entre 50 e 69 anos devem se submeter a cada dois anos à mamografia. Todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, garantida pela Lei 11.664/2008.
Também integram a campanha a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC).

Secom

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comissão de Orçamento aprova projetos que versam sobre a LOA e o PPA


A Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (25.10) quatro projetos do governo do estado, entre eles o projeto nº 546/2011, que institui o Plano Plurianual do Estado da Paraíba para o período 2012-2015 (PPA) e o projeto nº 547/2011, que estima a Receita e fixa a Despesa do Estado para o Exercício Financeiro de 2012 (LOA).

Durante a reunião da Comissão, os deputados aprovaram também projeto de lei nº 369/2011 altera dispositivos da Lei nº 6.379, de 02 de dezembro de 1996, que dispõe sobre ICMS; e o projeto nº 573/2011, que uniformiza o procedimento administrativo para a constituição de crédito não tributário do Estado da Paraíba, não disciplinado em legislação específica.

O presidente da Comissão, o deputado Gervásio Maia (PMDB), disse que a reunião foi tranquila, a exemplo do que ocorreu na semana passada. “Estamos cumprindo os prazos regimentais, trabalhando assim dentro do que foi acordado no Colegiado de Líderes. Ou seja, dar celeridade as ações legislativas na Casa de Epitácio Pessoa”, comentou.

A comissão de Orçamento é composta pelos deputados: Gervásio Maia (PMDB), Frei Anastácio (PT), Hervázio Bezerra (PSDB), Genival Matias (PTdo B), Gilma Germano (PPS), André Gadelha (PMDB), e Vituriano de Abeu (PSC).

Codecom

Vereador Geraldo Amoim defende construção de edifícios-garagem em JP

Projeto do vereador prevê incentivos fiscais a empresários que queiram construir os equipamentos na Capital

Os problemas de transporte público e mobilidade urbana têm sido preocupações constantes do vereador de João Pessoa Geraldo Amorim, do PDT. Na semana passada, o parlamentar apresentou na Câmara Municipal mais um projeto que visa melhorar as condições do trânsito na Capital.

O projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal é uma proposta normativa para a criação de edifícios-garagem na cidade, como uma opção bem sucedida para desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade, principalmente, no Centro da Capital.

O projeto prevê incentivos fiscais à iniciativa privada, com descontos de até 70% na taxa de licença para construção do edifício-garagem. De acordo com o vereador, o equipamento urbano tem mostrado eficácia nas grandes metrópoles e pode servir como mais uma alternativa para amenizar os problemas do trânsito em João Pessoa.

Estacionar no centro, por exemplo, se tornou um desafio. A construção de edifícios-garagem traria mais opções de estacionamento, facilitando a circulação dos carros e desafogando o trânsito, sem causar prejuízos aos estacionamentos já existentes, pois a cada dia, muitos novos carros estão sendo circulando na cidade”,justificou Geraldo Amorim.
O projeto prevê, ainda, que os responsáveis pelo empreendimento terão a obrigação de fazer seguros contra roubos, furto e ou acidentes, garantindo segurança e resguardando os direitos dos usuários do estacionamento.

O ordenamento do trânsito pela Prefeitura, através da Zona Azul, dos estacionamentos públicos e privados existentes não são capazes de atender à demanda de veículos, por isso, o estímulo à iniciativa privada é oportuna e pertinente”, destacou.

Zona Azul- O Projeto de Lei Nº 12.162, de 15 de setembro de 2011, de autoria do vereador Geraldo Amorim instituiu o sistema de seguro para veículos estacionados nas vias e nos logradouros públicos que integram a ZonaAzul. Com a aprovação do Projeto pela Câmara Municipal de João Pessoa e a Lei sancionada pelo prefeito da Capital Luciano Agra, ficou instituída a obrigatoriedade de contratação de seguro por parte da Prefeitura ou concessionária que explore o serviço Zona Azul, para cobertura de eventuais avarias, furtos ou roubos de veículos estacionados. A lei entra em vigor num prazo de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário do Poder Legislativo.

Assessoria

Secretaria da Agropecuária e Pesca realiza palestra dentro do 'Outubro Rosa'

Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) promove, nesta quarta-feira (26), às 9h, uma palestra sobre câncer de mama para os servidores do Estado com a consultora do 'Grupo de Amigos do Peito', a médica Marie Malzac. O intuito é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A palestra acontece no térreo do Bloco II, no Centro Administrativo do Estado, Jaguaribe, João Pessoa.
Segundo o secretário da Sedap, Marenilson Batista da Silva, é importante que a conscientização seja geral e não restrita às mulheres. "O ideal é disseminar essa ideia entre colegas, suas famílias, amigos e parceiros de trabalho. Queremos ainda estender essa mobilização às famílias agricultoras familiares em todo o Estado”, disse.

O "Outubro Rosa” é um movimento internacional que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, estimulando a participação da população, entidades, governos e empresas na luta contra o câncer de mama. As ações visam conscientizar sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Toda mulher acima de 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter as mamas examinadas, uma vez ao ano. E as que possuem entre 50 e 69 anos devem se submeter a cada dois anos à mamografia. Todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, garantida pela Lei 11.664/2008.

Secom

Vereador propõe novo roteiro turístico em João Pessoa

Na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (25), o vereador Geraldo Amorim (PDT) comentou que participou de uma caminhada, através de trilhas, onde conheceu 32 poços de água que abasteciam a cidade, barragens e 515 hectares de Mata Atlântica no coração da Capital.
“Não mostramos essa belezas da cidade ao turista. Em Curitiba, os turistas visitam os diversos parques ecológicos que lá existem. Aqui não temos uma infraestrutura que possibilite essas visitas. Então, vi a importância que terão os dez parques que o prefeito Luciano Agra pretende criar em nossa cidade”, comentou Amorim.

Em seu aparte, o vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), falou que teve uma experiência também prazerosa ao visitar, tempos atrás, a 'Mata Ciliar' do Valentina Figueiredo, onde observou uma vista panorâmica deslumbrante. “Precisamos apresentar esses roteiros turísticos para os que vivem aqui, assim como para os que vêm nos visitar”, enfatizou Bira.

O vereador Jorge Camilo (PT) afirmou que Amorim respirava a cidade, e lembrou a importância do reconhecimento da Zona Rural da Capital, localizada na Ponta de Gramame, que conta com a preservação da região por parte dos pequenos agricultores e produtores que trabalham em função da sustentabilidade.


Projetos e discussão
Amorim informou que foi uma defensora dos direitos dos animais na cidade solicitou que ele realizasse uma sessão especial na Casa para discutir o tema. O vereador disse que vai agendar o debate com o setor de Cerimonial da Câmara.

O parlamentar também encaminhou ao Executivo Municipal uma matéria que proíbe que a Prefeitura Municipal de João Pessoa utilize alimentos transgênicos na merenda escolar da rede pública; e outra que cria o 'Programa de Fidelidade do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)', que seria “uma espécie de fidelização do cliente que pagar em dia o imposto, para premiar os bons pagadores”. Ele ainda pretende proibir o consumo de bebidas alcoólicas para os menores de 18 anos.
“O Governo de São Paulo sancionou uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas para os menores de 18 anos. Com essa proibição, amplia-se a responsabilidade dos proprietários dos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas de evitar que os jovens menores as utilizem. Já existe uma lei que proíbe a venda dessas bebidas aos menores, no entanto, muitos adultos compram e possibilitam que esses jovens bebam. Para evitar isso, vamos proibir que esses jovens bebam, porque a ingestão de álcool é a segunda maior causa de mortes evitáveis, perdendo apenas para o tabagismo”, finalizou Amorim.

CMJP


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ricardo Marcelo abre a Semana do Servidor e anuncia construção da nova sede da ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba terá em breve uma nova sede a ser construída em um terreno a ser doado pelo Governo do Estado, na zona sul da cidade de João Pessoa, nas proximidades do Centro de Convenções. O anúncio foi feito pelo presidente do Poder Legislativo do Estado, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), na tarde desta segunda-feira (24.10), no auditório João Eudes da Casa de Epitácio Pessoa, ao abrir a programação da Semana do Servidor, promovida pela Associação Promocional dos Servidores do Poder Legislativo (APPL).
Ao lado da presidente da APPL, Crisneilde Rodrigues, o deputado Ricardo Marcelo fez a seguinte declaração: “Quero, neste momento festivo, anunciar em primeira mão aos servidores desta Casa que conseguimos junto ao governo do estado a garantia da doação de um terreno para a construção da nova sede do Poder Legislativo”, informou.
O presidente Ricardo Marcelo garantiu que tão logo seja concluída a parte burocrática quanto à cessão do terreno, a Assembleia iniciará o projeto para a edificação do novo prédio-sede do Poder Legislativo da Paraíba. “As atividades legislativas cresceram e o atual prédio da Casa de Epitácio Pessoa não comporta mais as demandas do povo paraibano. Por isso, há a necessidade de, agora, realizar um antigo sonho deste Poder, que é a construção de uma nova sede”, comentou.
Semana do Servidor – Ao abrir a programação alusiva a Semana do Servidor, o presidente Ricardo Marcelo disse que “este período festivo” é dedicado às pessoas que se dedicam ao bem comum. “A Assembleia, através da APPL, elaborou uma programação especial voltada ao servidor público. Em qualquer ambiente de trabalho, seja em uma empresa ou no poder público, o que há de mais valioso é o ser humano”, afirmou.
A Semana do Servidor, aberta na tarde de hoje, tem a seguimento programação para esta  terça-feira (25.10): Abertura da Feria do Livro, a partir das 8:00h, na Praça de Alimentação da Assembleia. Às 10:00h, haverá apresentação do Grupo de Teatro da ALPB e show circense com Família Loz Iranz, no auditório João Eudes.
Na quarta-feira (26.10), a programação também será iniciada às 8:00h, com uma vasta programação: mostra de grupos de dança, artes plásticas. Às 9:00h, a professora Ana Barreto irá proferir palestras sob o tema “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção do câncer de mama. À Tarde, o público será brindado com a peça teatral “O Rico Avarento”, a partir das 15:00h, no auditório João Eudes.
A programação será encerrada na quinta-feira (27.10), com mostra de talentos, a partir das 8:00 h. O evento continua com a apresentação do grupo musical Prata da Casa, composto por servidores da Assembleia. À tarde terá apresentação do grupo Armorial Coras de Caroá, e show da cantora Cida Lobo, diretora de Cultura da Assembleia Legislativa. Na ocasião, haverá uma confraternização com todos os servidores da Casa de Epitácio Pessoa.

Codecom

Polícia Militar instaura sindicância para apurar denúncia

O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, vai instaurar uma sindicância pública para apurar possíveis desvios de conduta de policiais militares, denunciados em reportagem na imprensa nacional. A sindicância será apurada pelo corregedor da corporação, coronel Jarlon Cabral Fagundes.

Ao tomar conhecimento da denúncia, o coronel Euller Chaves encaminhou expediente ao secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, solicitando a imediata abertura de procedimentos investigatórios, com a finalidade de apurar os fatos em toda sua extensão.

A Polícia Militar também oficializou pedido ao procurador geral de Justiça, Osvaldo Trigueiro, para designação de um representante do Ministério Público para acompanhar todas as investigações, a fim de dar transparência e legitimidade às ações administrativas disciplinares.
"Nós não comungamos com desvios de conduta ou ilegalidades, nem admitimos que a instituição seja maculada por pessoas que colocam interesses pessoais acima do interesse coletivo e institucional, tentando denegrir uma corporação que faz parte da história da Paraíba e que cumpre a espinhosa missão de garantir a paz e a segurança de todos os cidadãos paraibanos”, disse.



AACD em Campina Grande - Ricardo fez entrega simbólica do terreno durante programa Teleton‏

As cidades de Campina Grande (PB) e Vitória (ES) foram escolhidas para receber em 2012 uma unidade Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O anúncio foi feito na noite deste sábado (22) pelo presidente voluntário da AACD, Eduardo Almeida Carneiro, ao lado do governador Ricardo Coutinho e do apresentador Silvio Santos, durante o encerramento do Teleton, na sede do SBT nacional em São Paulo.

No momento do anuncio das cidades escolhidas Ricardo Coutinho entregou ao presidente Eduardo Carneiro a cópia do Projeto de Lei doando um terreno de 4.044,98m2, localizado na Avenida Portugal, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, para a construção da AACD. O projeto será encaminhado na segunda-feira (24) para a Assembleia Legislativa autorizar a doação.

Nesta 14ª edição, o Teleton arrecadou R$ 26. 802 milhões em dois dias, superando o recorde atingido em 2010. Isso possibilitou que, pela primeira vez na história, duas cidades fossem contempladas com unidades da AACD.

No Teleton, Ricardo esteve acompanhado da primeira-dama, Pâmela Bório, do seu filho Henri, do vice-governador, Rômulo Gouveia, do senador Cássio Cunha Lima e do deputado federal Romero Rodrigues. Ricardo Coutinho comemorou a escolha da Paraíba para sediar a AACD e que isso abre uma perspectiva para implantação de uma política pública de reabilitação motora no Estado nas regiões do Litoral com a Funad, no Planalto da Borborema com a AACD e com o sonho de instalar uma Funad no Sertão. Ricardo garantiu a manutenção da AACD por parte do governo do Estado.

"Essa é uma conquista importante para o Estado de receber uma instituição que preza pela sua qualidade, conteúdo e cuidado que profissionais e voluntários da AACD têem com cada criança com deficiência e também no desenvolvimento das pesquisas nos vários centros do Brasil. É uma associação que merece ser apoiado por todo o país”.

Ricardo ressaltou que, a partir do chamado do senador Cássio, o Governo fez tudo que estava ao seu alcance como a doação do terreno, garantiu a subvenção financeira e chamou a prefeitura de Campina Grande para participar do processo, inclusive garantindo que esse equipamento estivesse dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). "O governo fará tudo para que a AACD de Campina seja uma das referências do Nordeste em política pública de reabilitação motora. Para isso, vamos organizar os nossos serviços e ter um equipamento de ponta amplamente reconhecido no mundo”, destacou.

O presidente Voluntário da AACD, Eduardo Carneiro, ressaltou o empenho do governo do Estado para receber e para manter o funcionamento da unidade. "Agradecemos a parceria do governo da Paraíba e a colaboração do povo paraibano e brasileiro que nos ajudaram a superar a meta de R$ 23 926 milhões”, destacou.

O vice-governador Rômulo Gouveia destacou o empenho do senador Cássio e do governador Ricardo Coutinho em trazer a AACD para Campina Grande e oferecer um atendimento especializado e referencia na América Latina para os paraibanos com deficiência. "A própria diretoria da AACD reconheceu o envolvimento dos paraibanos pelas redes sociais e pelo telefone nas doações para que pudéssemos concretizar o sonho da Paraíba e de Campina Grande: receber a sede da AACD”, completou Rômulo.

Via twitter, o senador Cássio Cunha Lima, disse que hoje é um dia especial na sua vida por ter conhecido o trabalho da AACD de perto e saber que uma unidade será instalada em Campina Grande. "Agradeço o incondicional apoio do governador Ricardo Coutinho, sem esse apoio não seria possível receber a AACD em Campina Grande”, completou.


Recurso- O deputado Federal Romero Rodrigues anunciou, após o termino do Teleton, que apresentará uma emenda ao orçamento 2012 para a compra de equipamentos de reabilitação motora para a AACD de Campina Grande. Ele disse vai lutar junto com a bancada federal para viabilizar o funcionamento da AACD de forma a ajudar na reabilitação motora de jovens e adultos. "Conheci de perto o trabalho da AACD e como parlamentar tenho que fazer minha parte para termos uma AACD moderna e equipada”.

Convênio com Senado deve assinado esta semana e ALPB terá canais abertos de TV e rádio FM

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), revelou, neste domingo (23.10), que estará em Brasília (DF) ainda esta semana para assinar o convênio com o Senado Federal, que permitirá a instalação da TV ALPB em canal aberto. O convênio, disse Marcelo, permitirá também a chegada de um canal de uma rádio FM da Assembleia paraibana.

“Nós vamos assinar o contrato esta semana. A minuta está pronta e vamos ganhar um canal de rádio FM também. Está faltando retornar à Brasília para assinar o convênio esta semana com o Senado Federal. No máximo, até janeiro estaremos inaugurando essas duas emissoras, o que vai contribuir com mais dois equipamentos que permitem ao cidadão paraibano acompanhar o trabalho do Legislativo estadual”, disse o presidente.  

Ricardo Marcelo adiantou ainda que esta semana deve ser concluído o processo de doação do terreno pelo Estado para a que seja possível a construção da nova sede do Poder Legislativo estadual. “Até fevereiro do ano que vem as obras vão ser iniciadas. Todos os recursos por conta da própria Assembleia Legislativa, já previstos em dotação orçamentária do Poder”, afirmou. 

Codecom 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governo certifica 543 concluintes em curso técnico de agentes de saúde


Os agentes que concluíram a I Etapa do Curso de Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde, oferecido pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vão receber os certificados em solenidade neste sábado (22), às 13h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Os 543 formandos são trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de 44 municípios paraibanos.

Essa etapa do curso, que teve uma carga horária de 400 horas, foi organizada em três eixos temáticos: "O processo de organização dos serviços e a municipalização como estratégia de construção e fortalecimento do SUS, a partir de um modelo voltado para a prevenção e promoção da saúde”; "O processo de trabalho em Saúde, tendo a estratégia de saúde da família como eixo estruturante do atual modelo de saúde” e "A vigilância em saúde e a importância do sistema de informação para implementação de políticas públicas locais”.

O objetivo da formação é promover a qualificação do agente comunitário de saúde (ACS) para desenvolver suas atividades na comunidade com competência, fortalecendo os serviços de saúde. Ilka Liêta Nunes Marques e Maria de Fátima Alves Araújo foram as instrutoras do curso para os 28 trabalhadores de Quixaba, Cacimba de Areia, Baraúnas, e Passagem. "O curso fez grande diferença nas comunidades atendidas por estes profissionais”, disse Ilka.

Segundo ela, os planos de ação, resultantes do curso, foram apresentados pelos próprios trabalhadores, nos quatro municípios, aos prefeitos, vereadores, secretários de saúde e educação e a comunidade. "Sugerimos aos ACS que solicitassem das autoridades constituídas a inclusão desses planos nos Planos Plurianuais dos municípios, para que as melhorias sejam implantadas nas comunidades”.

Secom

Polícia realiza seis operações e prende 20 suspeitos de tráfico, assaltos e homicídios

A Polícia Civil da Paraíba tem realizado diversas prisões em todo o Estado. Só nas últimas 48 horas foram deflagradas seis operações policiais com o objetivo de prender acusados de tráfico de drogas, homicídios e assaltos, entre outros criminosos. Em dois dias, foram presas 20 pessoas.
Na quinta-feira (20), durante a operação "Olho de Vidro”, em João Pessoa, seis homens foram presos acusados de roubar e clonar veículos na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas da Capital, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com as pessoas detidas, os policiais apreenderam dois revólveres calibre 38, uma pistola 380, documentos falsos, placas clonadas, ferramentas, além de quatro veículos com placas falsas: um Fiesta, um Agile, um Voyage e uma Strada. Os carros eram roubados na Paraíba e Pernambuco e levados para o Rio Grande do Norte, onde ocorria a adulteração. Depois, enviados para os Estados do Acre e Rondônia.

Blog com Secom

ALPB sai da rotina para festejar Semana do Servidor

A Assembleia Legislativo da Paraíba terá uma semana diferente a partir da próxima segunda-feira, com atividades que fogem completamente da rotina dos parlamentares. É que será comemorada a 2º Semana do Servidor Legislativo, com uma programação cheia de novidades para quem visitar a Casa no período entre 24 a 27 de outubro.
Uma vasta programação cultural, recreativa e informativa foi preparada para as comemorações relativas à 2ª Semana do Servidor na Assembleia Legislativa da Paraíba, pela Comissão de Eventos da Casa, coordenada pela presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Crisneilde Rodrigues e o Departamento de Cultua e Memória, dirigido por Samara Longo.

Na abertura, às 14 horas da segunda-feira (24.10), terá um Cortejo com Grupo de Teatro da Assembléia Legislativa da Paraíba pelos corredores da Casa de Epitácio Pessoa. Logo após, às 14.30, o Coral Maestro Pedro Soares fará uma apresentação no Auditório João Eudes. Em seguida, um haverá um “Momento de Fé”e depois o deputado Ricardo Marcelo (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, vai se congratular os funcionários.


Além de apresentações musicais, com corais e shows, o evento contará com grupos de teatro. A parte cultural também será bastante valorizada com a feira de livros e ainda com espaço para que os servidores da Casa possam mostrar seus talentos. Ações relativas à campanha ‘Outubro Rosa’, que trata da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e que a Assembleia já demonstrou a adesão, também comporão a Semana do Servidor. Haverá a distribuição de panfletos educativos e do ‘lacinhos rosa’, símbolo da campanha, em todos os setores da Casa de Epitácio Pessoa. No decorrer da semana, haverá ainda palestra sobre a prevenção do câncer de mama e atendimento especializado para a realização de exames.

Codecom

Paraíba bate novo recorde de apreensão de drogas, com aumento de 800%

A Paraíba registrou um novo recorde de apreensões de drogas em 2011. De acordo com o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, no mês de setembro foram apreendidos quase 90 quilos de entorpecentes (88.010,11g). O aumento foi de mais de 800% em relação a setembro de 2010, quando as apreensões totalizaram pouco mais de nove quilos (9.704,17g).

Merecem destaque as apreensões de cocaína (crack e pó). Em todo o Estado, os laboratórios do IPC contabilizaram mais de 25 quilos do entorpecente (25.918,03g). O aumento foi quase 20 vezes maior que em setembro de 2010, quando foi apreendido pouco mais de um quilo da droga (1.320,79g). Também chama atenção a quantidade de maconha apreendida no mês (62. 093,14 g), quase oito vezes maior que no mesmo mês do ano anterior (8.383,38 g).

No acumulado do ano, os números também demonstram a intensa repressão ao tráfico de drogas na Paraíba. De janeiro a setembro de 2011, foram apreendidos mais de 311 quilos de entorpecentes, contra pouco mais de 148 quilos, no mesmo período de 2010 – a quantidade de cocaína apreendida (108.634,57 g), por exemplo, foi quatro vezes maior (23.850,43 g).

Os entorpecentes que chegam para a análise no IPC são encaminhados pelas delegacias de todo o Estado a partir das apreensões feitas pelas polícias Civil e Militar e pelos Bombeiros. Os valores são contabilizados após a confirmação dos exames laboratoriais.

Blog com Secom

Presidente da ALPB diz que posse reafirmará liderança de Cássio; Ricardo Marcelo conclama unidade do PSDB‏

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo, afirmou, nesta sexta-feira (21.10), que a posse de Cássio Cunha Lima no Senado Federal fortalece o PSDB estadual e nacionalmente. Para ele, a posse deve ser confirmada na semana que vem e o partido, agora reforçado com mais um senador, deve dialogar com todas as suas lideranças, reafirmando a unidade necessária para as disputas municipais do ano que vem.

Ricardo Marcelo observou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a diplomação imediata de Cássio no Senado ratifica a soberania popular, que o elegeu com mais de um milhão de votos. “O PSDB da Paraíba tem hoje a maior liderança política do Estado e uma das maiores lideranças do país. Cássio terá papel decisivo no cenário nacional e será fundamental na unidade da legenda”, comentou.

Para o presidente da ALPB, a posse de Cássio mudará a geografia política da Paraíba a partir de 2012. “Nós vamos ter em nosso palanque dois senadores. Com essa decisão do Supremo, Cássio estará presente ainda mais fortalecido no palanque do nosso partido, apoiando as alianças que serão firmadas com outras legendas, na disputa pelas prefeituras municipais. É muito importante a presença do senador em nosso palanque. Cássio é, sem dúvida, a maior liderança política do Estado e até os adversários reconhecem essa sua força. Para o PSDB, é indispensável que ele esteja ao lado dos candidatos do partido no ano que vem", afirmou.

Ricardo Marcelo ainda destacou o bom momento que a Paraíba vive no Congresso Nacional, com o senador Cícero Lucena (PSDB) como primeiro secretário do Senado Federal e o senador Vital Filho (PMDB) como presidente da comissão mista de Orçamento, a mais importante da Casa. “A Paraíba precisa que essas forças sejam convergentes na busca de propostas para o seu desenvolvimento. Tenho respeito ao senador Wilson Santiago, mas não poderia deixar de registrar essa vitória partidária. Cássio fortalece o partido nacionalmente e reafirma sua liderança em todo o Estado", disse.

O deputado estadual acredita que Cássio ainda pode dar sua contribuição este ano em temas de interesse do Estado, como na discussão do Orçamento Geral da União da União. “O que todos esperam é que haja a unidade da nossa bancada em favor da Paraíba. Tenho a certeza de que Cássio dará sua contribuição, com propostas que representem um conjunto de reivindicações da sociedade paraibana”, afirmou.
 
Codecom